Impressão sob demanda | E-book
OS MONÓLOGOS DA CRIANÇA
Delírios da língua
Maria Francisca de Andrade Ferreira Lier-DeVitto
O tom apaixonado de Maria Francisca Lier-DeVitto se coloca no intervalo entre a poética e a retórica, pela insistência das perguntas que faz aos textos dos autores que compõem sua extensa bibliografia, pela insistência das perguntas que escuta nos monólogos da criança. É assim que essa escrita formula respostas a essas questões e, com a mesma eficácia do texto que se quer dar a ver como científico, extrai as consequências teóricas e epistemológicas disso que identifica como dialógico o monólogo da criança no berço, antes do sono e do sonho. (Cláudia T. G. de Lemos)
Impressão sob demanda | E-book gratuito
PESQUISA DISCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA PUC-SP 2022
Luciane Tudda (org.)
Roberto Sanches Padula (org.)
Esta coletânea faz parte de uma série do curso de Administração – da qual quatro edições já estão publicadas – com os melhores trabalhos realizados em 2017/2018, 2018/2019, 2020 e 2021. Esta edição contém pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos no ano de 2022 que apresentam problemas de pesquisas dos assuntos mais importantes, urgentes e atuais tratados pela área de administração, orientados por nossos professores.
Impressão sob demanda | E-book gratuito
DESIGUALDADE SOCIAL
Contribuições da psicologia sócio-histórica
Ana Mercês Bahia Bock (org.)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (org.)
O livro "Desigualdade social. Contribuições da psicologia sócio-histórica", compreendendo a desigualdade social como um fenômeno complexo e multideterminado – que comporta uma leitura a partir da psicologia que evidencia a dimensão da subjetividade na sua constituição, articulando, obrigatoriamente, aspectos sociais, econômicos, históricos, políticos –, pretende ser uma expressão dos caminhos que se tem percorrido na psicologia nessa perspectiva, com o intuito de dar visibilidade à relação da desigualdade com a subjetividade.
Impresso | E-book
ARTE, MEMÓRIA E MÍDIA
diálogos possíveis
Marcus Bastos (org.)
Priscila Arantes (org.)
O livro "Arte, memória e mídia: diálogos possíveis" reúne textos de pesquisadores, artistas, curadores e críticos nacionais e internacionais com amplo reconhecimento em sua área. São olhares que procuram contribuir para uma visão mais plural em relação às narrativas da história da arte e aos pensamentos conceituais sobre os processos da comunicação e da arte, de forma a encontrar um recorte não hegemônico.
Impressão sob demanda | E-book
A PSICOLOGIA NO BRASIL
Leitura histórica sobre sua constituição
Mitsuko Aparecida Makino Antunes
Pensando a psicologia como construção histórica, a autora discute o desenvolvimento de ideias e práticas psicológicas específicas, sua base epistemológica e os fatores contextuais envolvidos. A trajetória da psicologia brasileira em sua conquista da autonomia é aqui mapeada através do trabalho de algumas instituições médicas e educacionais.
Impressão sob demanda | E-book
LITERATURA E ENSINO
Territórios em diálogo
Diana Navas (org.)
Elizabeth Cardoso (org.)
Vera Bastazin (org.)
Todo e qualquer conhecimento pode nascer na palavra literária – território das mais instigantes formas de acesso ao mundo e, por extensão, ao imaginário. A modernidade impõe desafios; as formas de educar buscam caminhos e alternativas que auxiliem a formação de um novo homem que esteja mais afeito às imprevisibilidades do devir. Toda transformação deve levar em conta a rapidez dos novos tempos, por isso a tecnologia estimula, facilita e desafia o percurso a ser trilhado. Qual é a função do professor nesse espaço que se convencionou chamar de sala de aula? As quatro paredes há muito passaram a ser questionadas. É preciso abrir portas e janelas, derrubar muros, ultrapassar fronteiras, enfim, permitir ver e viver a diversidade. O eu e o outro precisam ser confrontados; (re)descobrirem-se mutuamente. O isolamento já se mostrou nefasto como prática do eu.
Impresso | E-book
PLANEJAMENTO DE PESQUISA
Uma introdução
Sergio Vasconcelos de Luna
Daniele de Lima Kramm
Os autores de "Planejamento de pesquisa. Uma introdução" mostram como a concretização da metodologia se dá dentro de um referencial teórico. Trabalham, então, passo a passo, cada etapa da pesquisa. Sugerem que, uma vez estabelecida apropriadamente a relação teoria-problema, o pesquisador se concentre no detalhamento do problema. A partir daí, são apresentadas questões que pretendem facilitar a análise dos itens subsequentes do planejamento da pesquisa. Nesta terceira edição, revista e atualizada, o capítulo 2 foi completamente alterado, de modo a incorporar – também como veículo de consulta de material bibliográfico – a internet, cujo surgimento possibilitou que qualquer pessoa capacitada pudesse introduzir um texto em meios digitais, ganhando voz e difundindo suas ideias.