Impresso | E-book
CONTROLE DE ESTÍMULOS E COMPORTAMENTO OPERANTE
Uma (nova) introdução
Tereza Maria de Azevedo Pires Sério
Maria Amália Andery
Paula Suzana Gioia
Nilza Micheletto
Todo o rigor da metodologia experimental na produção de conhecimento é apresentado em uma sequência e uma linguagem ao mesmo tempo precisa e simples, como convém ao aprendiz iniciante na abordagem. Preciosa também é a ênfase dada a cada conceito como comportamento produzido na relação organismo–ambiente, em contrapartida à visão tradicional, na psicologia e na cultura, de determinantes internos para explicar o comportamento.
Impressão sob demanda | E-book gratuito
PESQUISAS APLICADAS EM ADMINISTRAÇÃO
contribuições de Instituições de Ensino Superior
João Pinheiro de Barros Neto (org.)
O livro "Pesquisas aplicadas em Administração: contribuições de Instituições de Ensino Superior" propõe-se a demonstrar a importância da pesquisa científica para a área da Administração e faz isso ao reunir e compartilhar conhecimentos e resultados de trabalhos recentes que, certamente, gerarão debates e podem até fomentar novas pesquisas. Ao longo desta construtiva jornada, o leitor encontrará temas bastante diversos, que partem de uma pesquisa sobre recompensas e comprometimento organizacional, motivação e satisfação no trabalho até a avaliação dos fatores que atuam sobre projetos de extensão universitária. (Adm. Alberto Whitaker - Presidente do CRA-SP)
Impressão sob demanda | E-book gratuito
DO BRASIL À BRASILÂNDIA
desmontes e resistências no contexto da pandemia covid-19
Elisa Zaneratto Rosa (org.)
Renata Paparelli (org.)
Deborah Sereno (org.)
O livro "Do Brasil à Brasilândia" reúne um conjunto de textos que resultam do trabalho realizado pela PUC-SP no território da FÓ-Brasilândia. Ele representa academicamente uma contribuição na formulação de referenciais teórico-metodológicos para o trabalho social, mas também na formulação de análises atuais sobre território, desigualdade social e políticas públicas. Sob a forma de memórias a partir de um território específico, este livro deve se constituir também como referência importante para gestores, trabalhadores e militantes comprometidos hoje com inúmeros projetos orientados pela defesa da vida e da democracia no Brasil.
Impressão sob demanda | E-book gratuito
CLÍNICA PSICOLÓGICA CONTEMPORÂNEA
A Natureza em Perspectiva
Marlise A. Bassani (org.)
Este livro foi proposto a partir de discussões em disciplinas e projetos de pesquisa do Núcleo Configurações Contemporâneas da Clínica Psicológica, no Programa de Psicologia Clínica da PUC-SP, cujos temas abordavam articulações entre Psicologia Clínica e Psicologia Ambiental. Como destaca a Profa. Dra. Laís Pinto de Carvalho, em seu Prefácio, "Clínica Psicológica Contemporânea: a Natureza em Perspectiva" coloca em diálogo a relevância de se pensar a psicologia para além das fronteiras clínicas tradicionais. Sua importante contribuição consiste em visibilizar a complexidade da relação pessoa-ambiente ao explorá-la como processo dinâmico e ético-político, comprometido com os problemas produzidos pelo modo de vida antropocêntrico e patriarcal. Ele aborda as tensões da separação ontológica entre as pessoas, sua espiritualidade e a natureza. Separação e suas consequências que são lidas pelas e pelos autores deste livro por uma diversidade de aproximações teóricas à luz da Psicologia Ambiental, trazendo questionamentos e perspectivas práticas que buscam a “re-ligação do ser”.
Impressão sob demanda | E-book
LÍNGUA PORTUGUESA E LUSOFONIA EM CONTEXTOS DE TRANSFORMAÇÃO
Neusa Barbosa Bastos (org.)
Nancy dos Santos Casagrande (org.)
O livro "Língua portuguesa e lusofonia em contextos de transformação" é concebido num momento de conturbação mundial e de transformações sociais em diversos campos discursivos, quais sejam: o literário, o histórico, o político e o religioso. Tais transformações ocorrem também no espaço lusófono ao qual nos ligamos, com o qual nos identificamos e pelo qual lutamos, promovendo a língua portuguesa desde 1996, a partir da instituição de um espaço de reflexão.
Impressão sob demanda | E-book
ABRANGÊNCIA DOS IMPOSTOS INDIRETOS NA IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO E DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SEM FINS LUCRATIVOS
Patrícia Neves Franco
Sabe-se que a repercussão econômica é inerente aos impostos sobre o consumo, inclusive por disposição constitucional. Todavia, quando o consumidor final é pessoa jurídica que goza de imunidade tributária, faz-se necessário analisar se é ou não constitucional a assunção do encargo. As imunidades conferidas às instituições de educação e de assistência social, sem finalidade lucrativa, têm por fundamento a proteção dos fins perseguidos por tais entidades, que têm caráter social e substituem o Estado na realização de serviços públicos que a ele caberiam, mas que são prestados por pessoas jurídicas de direito privado, por força da delegação, considerando a impossibilidade de o aparelho estatal atender a toda a demanda da sociedade. Desse modo, tais imunidades garantem que nenhuma parcela do patrimônio dessas entidades seja carreada aos cofres públicos, permitindo que todo o seu conjunto de bens e rendas seja destinado à execução de suas finalidades essenciais, revertendo-se em ganhos para toda a sociedade. Nesta obra, analisa-se a doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal acerca da matéria, para se aferir se a imunidade em questão abrange, além dos impostos diretos, também os impostos indiretos, quando essas entidades imunes ocuparem a condição de consumidor final.
Impresso | E-book
PODER CONSTITUINTE E DEMOCRACIA
a atuação das esquerdas e dos movimentos sociais na transição política (1984-1988)
Pedro Fassoni Arruda
O livro "Poder constituinte e democracia..." contribui, de maneira didática, com informações detalhadas e reflexões diversas, importantes e, ainda até hoje, pouco divulgadas e conhecidas sobre os meandros, as articulações de bastidores utilizadas no Congresso Constituinte, de seus preparativos e de seu produto final: a Constituição Federal de 1988. Pedro Fassoni vai fundo no assunto, sem se deixar levar pelo grande entusiasmo da época, em que muitos grupos políticos e populares viam a Constituição como panaceia para resolver muitos de nossos males. Ao aprofundar suas pesquisas, enfatiza o significado histórico da participação dos movimentos sociais e populares na vida política. A leitura deste livro torna-se imprescindível e obrigatória. Não basta inscrever direitos na Constituição. É urgente efetivá-los. (Amelinha Teles)