Impressão sob demanda | E-book
MEMÓRIAS ANCORADAS EM CORPOS NEGROS
Maria Antonieta Antonacci
A natureza da preservação de africanismos na memória coletiva dos descendentes de heranças africanas tem desafiado os estudiosos brasileiros nas várias disciplinas humanas. Das perspectivas históricas e sociológicas às manifestações culturais e religiosas, enquanto tentam interpretar o impacto de africanismos retidos em várias práticas culturais. "Memórias ancoradas em corpos negros" é uma coleção de estudos independentes, planejados para apreender evidências afrodiaspóricas, na originalidade de suas abordagens. É importante, para melhor entendimento e interpretação do tecido cultural brasileiro, não só da perspectiva da preservação de elementos culturais africanos no Brasil, mas também do reconhecimento de seus significados em várias manifestações culturais, desde o contar histórias a "designs" iconográficos.
Impressão sob demanda | E-book gratuito
PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA
contribuições à leitura de questões sociais
Ana Mercês Bahia Bock (org.)
Elisa Zaneratto Rosa (org.)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (org.)
Wanda Maria Junqueira de Aguiar (org.)
Em "Psicologia sócio-histórica – Contribuições à leitura de questões sociais", não se encontram respostas simples ou caminhos e estratégias milagrosas de ação contra a desigualdade social. Cada texto, a seu modo de trabalhar a dialética singular/particular/universal e o problema social analisado, indica que “as possibilidades de enfrentamento da desigualdade são complexas e incertas”. Mas todos indicam que é preciso e é possível enfrentar a desigualdade, e um caminho é o fortalecimento da vida em comum, que continua insistindo em sobreviver entre os povos indígenas, os quilombolas ou ressurgir entre os coletivos de arte, dentre outros.
Impresso | E-book
ENTRE A TELA E O ASFALTO
experiências com aplicativos de ônibus em São Paulo
Bruno Grandchamp Rodilha
"Entre a tela e o asfalto" oferece múltiplas entradas de leitura para o tema do uso de aplicativos de ônibus na cidade de São Paulo. Sua mistura de trechos mais informativos com trechos mais analíticos, sua combinação de temas do design e da filosofia, do urbanismo e da antropologia, seu trânsito entre diferentes registros de escrita resultam em um texto múltiplo, capaz de oferecer, ao leitor, uma experiência complexa de entendimento dos modos como a tecnologia modifica a relação das pessoas com a cidade. Uma leitura prazerosa e esclarecedora, que proporciona, aos interessados, o contato com um cruzamento rico de questões, resultando em uma forma ainda não explorada de olhar para as experiências de mobilidade que apresenta.
Impressão sob demanda | E-book
DÉCIO PIGNATARI
vida noosfera
Lucio Agra
Décio Pignatari nasceu em 20 de agosto de 1927 e faleceu em 2 de dezembro de 2012. Poeta, tradutor, professor, ator, performer, crítico, agitador cultural, cronista, um pensador e atuador completo da cultura brasileira da segunda metade do século XX, entrando pelo século XXI. Dentre suas inúmeras atividades podemos destacar a de professor no histórico início da ESDI, no Rio de Janeiro, em São Paulo no PEPG de Comunicação e Semiótica e na FAU-USP. Autor de livros-chave no pensamento brasileiro, amigo e divulgador de nomes do porte de Marshall McLuhan e Roman Jakobson, criador da Poesia Concreta, juntamente com Haroldo e Augusto de Campos.
Impressão sob demanda | E-book gratuito
ENSAIOS SOBRE MASCULINIDADES NA ATUALIDADE
Rosane Mantilla de Souza (org.)
Plínio de Almeida Maciel Jr. (org.)
Edson Luiz Defendi (org.)
O livro "Ensaios sobre masculinidades na atualidade" oferece contribuições para a discussão de gênero centradas nos sentidos das relações de poder entre homens e mulheres, bem como das relações entre os homens. Os diferentes ensaios nele presentes atestam que algumas masculinidades são mais valorizadas do que outras, e que, ao se considerar gênero interatuando com variáveis como classe, raça, orientação sexual, idade, nacionalidade, capacidade e etnia, o que se produz como resultado é multiplicidade e complexidade.
Impresso | E-book
TECITURAS DAS CIDADES
História, memória e deslocamentos humanos
Arlete Assumpção Monteiro (org.)
Edgar da Silva Gomes (org.)
Yvone Dias Avelino (org.)
Os textos de "Tecituras das cidades. História, memória e deslocamentos humanos" dizem respeito às temáticas voltadas para os estudos dos deslocamentos humanos em suas mais variadas formas de abordagem: são olhares teóricos e sínteses sobre a memória e história dos mais variados objetos de estudos, que se tornaram, por sua relevância, migrações representativas de uma coletividade humana em busca de novos horizontes.
Impresso | E-book
PERMANÊNCIA E PÓS-PERMANÊNCIA DE JOVENS NEGRAS E NEGROS NO ENSINO SUPERIOR
caminhos para a equidade étnico-racial
Marcus Vinicius Bomfim (org.)
Myrt Thânia de Souza Cruz (org.)
Pedro Javier Aguerre Hughes (org.)
Este livro registra simbolicamente um longo e coletivo processo de lutas e reflexões sobre a universidade como um locus de produção do conhecimento, do diálogo, democrático e plural. Assim deveria ser. Assim será. Que ele chegue às mãos de gestores do campo da educação e administrativos, às diversas comunidades docentes e discentes, como um elemento reflexivo sobre a questão da permanência preta nas universidades e além. Que alcance as mentes de todas e todos que, envolvidas(os) nas políticas institucionais das universidades – públicas, privadas, confessionais –, encorajam o encaminhamento da mudança e o aperfeiçoamento do ambiente e das relações das comunidades acadêmicas Brasil afora.