E-books


E-book gratuito

IMAGINAÇÃO NO JOGO

criar, desenvolver e compartilhar

David de Oliveira Lemes (org.)
Fabiana Martins de Oliveira (org.)
Francisco de Souza Escobar (org.)
Guilherme Henrique de Oliveira Cestari (org.)
Levy Henrique Bittencourt Neto (org.)

Este livro traz reflexões a respeito dos diversos âmbitos da imaginação, seja no processo de criação de jogos digitais seja no decorrer de seu uso. Por se tratar de sistemas abertos, faz sentido que eles tenham poder próprio de imaginação. Assim, reunimos ensaios e artigos que exploram e discutem capacidades de imaginação dos jogos. Entendemos a imaginação nos videogames como fenômeno dividido em três eixos-guia: criar, desenvolver e compartilhar. Criar se refere aos processos abdutivos que a imaginação pode desencadear; desenvolver explora como alimentamos a indústria que mobiliza profissionais de diversas competências a projetar e lançar jogos continuamente; compartilhar compreende efeitos dos videogames na imaginação e nos repertórios coletivos da sociedade.


Impresso | E-book

DIFERENTES E IGUAIS

religiões e dinâmicas migratórias na cidade de São Paulo

Suzana Ramos Coutinho (org.)
Wagner Lopes Sanchez (org.)

"Diferentes e iguais...", organizado em 3 eixos: teórico, político e religioso, mostra os desdobramentos possíveis desses eixos e, também, como ocorrem, tanto no campo teórico como no campo prático, as relações possíveis entre as realidades sociais, os problemas decorrentes dessas relações e os impactos sociais colocados a partir da interface religião e migração. A abrangência do tema se dá tanto pela complexidade da realidade dos fluxos migratórios e sua interface com a religião como pelas diversas facetas com que as expressões se articulam no campo social.


Impressão sob demanda | E-book

REDES SOLIDÁRIAS

Experiências no campo da economia solidária

Odair Furtado (org.)
Elisa Zaneratto Rosa (org.)
José Agnaldo Gomes (org.)
Solange Aparecida de Lima (org.)

Este livro relata histórias de coletivos que, unidos em redes, percorrem caminhos pela construção de uma outra economia possível, comprometida com a utopia de um mundo melhor. Uma obra que nasce da identificação de uma potência diante da negação do direito ao trabalho. A Economia Solidária emerge na história como possibilidade de resistência diante dos limites do capitalismo como sistema de produção e de suas inerentes contradições.No enfrentamento à política neoliberal de negação de direitos, Empreendimentos Econômicos Solidários unem-se em Redes para aprimorar processos de produção, para o apoio na comercialização, para responder às necessidades de territórios específicos, para resistir, para fazer crescer a outra economia possível. Em suas histórias, reverberam retratos de conquistas e reflexões sobre desafios.


Impresso | E-book

REVOLTAS, CONFLITOS E OS NOVOS CAMINHOS DA GEOPOLÍTICA

as interconexões entre o Oriente Médio e a América Latina

Reginaldo Mattar Nasser (org.)

"Revoltas, conflitos e os novos caminhos da geopolítica" examina as relações entre movimentos sociais, conflitos e as transformações do contexto geopolítico na América Latina e no Oriente Médio, incorporando as abordagens clássicas da política internacional, com destaque para o papel dos EUA enquanto Grande Potência. Para isso, conta com as contribuições de pesquisadores e pesquisadoras de instituições nacionais e internacionais de reconhecida autoridade nos temas abordados.


Impresso | E-book

PERSPECTIVAS CRÍTICAS DA LITERATURA BRASILEIRA NO SÉCULO XXI

prosa e outras escrituras

Rafael Climent-Espino (org.)
Michel Mingote Ferreira de Ázara (org.)

A diversidade que permeia o conjunto de estudos críticos de "Perspectivas críticas da literatura brasileira no século XXI: prosa e outras escrituras" caminha em paralelo ao que Beatriz Resende aponta como multiplicidade, uma e outra se impondo como marcas distintivas da literatura contemporânea. Quebra de fronteiras entre campos do conhecimento, mescla de gêneros e estilos, hibridização com outras formas artísticas e midiáticas e discussões sobre as temáticas candentes da atualidade são aspectos de destaque nesta obra, trazendo novas contribuições à fortuna crítica desse elenco de autoras e autores que, cada qual com estilo e projeto literário próprio, ficcionalizam, recriam e reencenam a nossa contemporaneidade.


Impresso | E-book

ALQUIMIAS DO AUDIOVISUAL

Natália Aly

Em "Alquimias do Audiovisual", Natália Aly pratica a movimentação entre o passado e o presente, adentrando "os pormenores do audiovisual com base no seu passado remoto para contextualizar e realizar novos desdobramentos no presente". Transmutação é a palavra de ordem, diante das analogias entre a ciência hermética ou arte da alquimia nas experimentações do audiovisual. Disso resulta uma concepção do audiovisual que também não fica reduzido aos limites de seu desenvolvimento estritamente a partir da revolução industrial. Seus germens frutificaram em gradações temporais antes desse limite.


E-book

A "CURA" DA CASA COMUM

ano especial da "Laudato Si’" e os desafios a partir do Sínodo para a Amazônia

Elizeu da Conceição (org.)
José Aguiar Nobre (org.)

"Laudato si', mi' Signore" (Louvado sejas, meu Senhor!), cantou o Jovem de Assis, e esse canto continua a ecoar em nossos lábios. Mas esse canto não é somente uma louvação ao Deus da Criação. É, sobretudo, o testamento daqueles que se comprometem com o cuidado da “casa comum”, que nos abriga e pela qual somos responsáveis. O apelo do papa Francisco para que cuidemos dessa nossa irmã é um desafio para a teologia e a pastoral contemporâneas. A ecologia integral se realiza no abraço sincero e amoroso de toda a criação entre si, na ética do cuidado que concretiza a responsabilidade pela criação e faz emanar o mais profundo e sincero canto de louvor a Deus. "A 'cura' da casa comum: ano especial da 'Laudato Si'' e os desafios a partir do Sínodo para a Amazônia", obra organizada pelos amigos Pe. Elizeu e Pe. José Nobre, traz reflexões de diversos especialistas que nos ajudam a voltarmos o olhar para o apelo teológico da corresponsabilidade pelo planeta que nos abriga e, de modo especial, pela Amazônia, “pulmão do mundo”.