Catálogo


Livro indisponível 

MODOS DE SUBJETIVAÇÃO NO BRASIL

E outros escritos

Luís Claudio M. Figueiredo

Apoiando-se na análise de historiadores e usando fatos recentes da nossa história, como as CPIs e o Impeachment de Collor, o autor mostra qual é e como se forma a complexa identidade brasileira, que oscila entre um personalismo exacerbado, uma massa de indivíduos anônimos e, em alguns raros momentos, uma cidadania moderna e autônoma.


Livro indisponível 

NEOMARXISMO: INDIVÍDUO E SUBJETIVIDADE

Luís Gonzaga Mattos Monteiro

Esta obra mostra, com clareza, que uma disciplina, para ser crítica, não pode se deixar prender a nenhuma ortodoxia. Mostra também que a história, realidade concreta, transforma-se através de contraste.


Livro indisponível 

NOVAS VEREDAS DA PSICOLOGIA SOCIAL

Sílvia T. Maurer Lane (org.)
Bader Burihan Sawaia (org.)

O sujeito está vivo e com ele a utopia da vida digna. Essa ideia perpassa os diferentes textos deste livro, que busca caminhos analíticos para compreender a complexidade e a contraditoriedade desse fantástico ser que se constitui unicamente através do outro, mas insiste em negar a alteridade. O criador que se deixa aprisionar pela criatura.


Livro indisponível 

A PSICOTERAPIA EM BUSCA DE DIONISO

Nietzsche visita Freud

Alfredo Naffah Neto

Este livro lança a proposta de uma psicoterapia nietzschiana e lhe dá forma, criando as suas ferramentas conceituais e estratégicas clínicas, a partir de um diálogo entre a genealogia e a psicanálise, revisitada aqui nos seus alicerces primeiros, freudianos. A obra problematiza os sentidos possíveis da saúde e da doença no mundo contemporâneo e as formas de constituição de subjetividade decorrentes das práticas terapêuticas nele vigentes.


Livro indisponível 

ESCUTAR, RECORDAR, DIZER

Encontros heideggerianos com a clínica psicanalítica

Luís Claudio M. Figueiredo

O autor convida os leitores a um encontro de que podem sair renovados psicanalistas e filósofos, sem qualquer tentativa de domínio de um campo sobre o outro. Propõe o diálogo entre as meditações heideggerianas sobre a fala, a poesia, a obra de arte e a clínica psicanalítica, que tem a fala e a linguagem como questões que se impõem.


Livro indisponível 

FREUD, MARLOWE & CIA.

Franklin Goldgrub

O que teriam em comum Sigmund Freud e Philip Marlowe, o detetive dos célebres romances policiais de Raymond Chandler, além do gosto pela exumação arqueológica de recordações e cadáveres? Freud, Marlowe & Cia. considera que a psicanálise é uma espécie de arte detetivesca, tanto quanto o romance policial constitui uma investigação acerca das motivações íntimas de personagens, dissecados com o máximo realismo.


Livro indisponível 

INVENÇÃO DO PSICOLÓGICO

Quatro séculos de subjetivação (1500-1900)

Luís Claudio M. Figueiredo

Essa obra traz à tona os problemas do modo de subjetivação contemporâneo, além das inúmeras concepções, também contemporâneas, da psicologia, constituídas no momento em que o ciclo da modernidade atingiu o seu cume e, conjuntamente, proclamava sua dissolução.