Catálogo


Livro indisponível 

EPISTEMOLOGÍA CUALITATIVA Y SUBJETIVIDAD

Fernando Gonzáles Rey

O autor reúne conceitos da psicologia da personalidade e da psicologia social. Enfoca o desenvolvimento epistemológico da psicologia, analisa definições teóricas sobre a personalidade e o sujeito psicológico, trata da investigação qualitativa nas ciências sociais, discute a análise de conteúdo na utilização dos instrumentos qualitativos. Finaliza com a discussão da epistemologia qualitativa em psicologia.


Livro indisponível 

O PAI POSSÍVEL

Conflitos da paternidade contemporânea

Durval Luiz de Faria

O tema deste livro - os conflitos do pai no relacionamento com os filhos em um contexto de mudanças familiares típico do século XX - tem, por si só, um escopo de interesse mais amplo do que o da área acadêmica em que se insere – a psicologia clínica. O autor aponta a necessidade de uma releitura dos papéis da paternidade instaurada pelo movimento histórico e cultural que inseriu a mulher no mercado de trabalho e retirou do homem o papel de provedor único.


Livro indisponível 

ESCUTA E SUBJETIVAÇÃO

A escritura de pertencimento de Clarice Lispector

Dany Al-Behy Kanaan

Esta obra atinge tanto o público interessado especificamente na obra de Clarice Lispector quanto leitores pertencentes ao campo das teorias e práticas subjetivas. A análise que o autor faz do texto clariceano abre caminho para uma discussão acerca da escuta, da construção narrativa da experiência subjetiva e da escrita como construção de laço de pertencimento, temas caros ao universo da clínica.


Livro indisponível 

SEMINÁRIOS DE ZOLLIKON

Martin Heidegger

Medard Boss (ed.)
Gabriela Arnhold (trad.)
Maria de Fátima de Almeida Prado (trad.)

Discussão de fundamentos filosóficos para uma medicina psicossomática através de seminários conduzidos pelo filósofo Martin Heidegger para alunos e assistentes de psiquiatria em Zollikon de 1959 a 1969. Diálogos e correspondência de mais de 250 cartas trocadas com o psiquiatra suíço Medard Boss.


Livro indisponível 

A TRISTEZA NA CULTURA LUSO-BRASILEIRA

Os Sermões do Padre Antonio Vieira

Paulo José Carvalho da Silva

Com base na compilação de trechos em que a palavra “tristeza” é citada, o autor mostra como este conceito pode ser um ponto de partida para demonstrar a riqueza e a complexidade do pensamento de Vieira. Entre a tradição cultural jesuítica e os propósitos retóricos dos sermões, vemos discutidas as grandes questões de ordem política, social, econômica e cultural da época, ainda que sempre tratadas como questões religiosas.


Livro indisponível 

CIÊNCIA, PESQUISA, REPRESENTAÇÃO E REALIDADE EM PSICANÁLISE

Raul Albino Pacheco Filho (org.)
Nelson Coelho Junior (org.)
Miriam Debieux Rosa (org.)

Estaria Freud correto, ao dizer que a psicanálise teria avançado na investigação científica dos eventos psíquicos, em relação à psicologia do seu tempo? Há sentido em se falar em pesquisa em psicanálise? Doze psicanalistas aprofundam essas e outras questões.


Livro indisponível 

CRISE E CIDADE

Acompanhamento terapêutico

Equipe de Acompanhantes Terapêuticos do Instituto A Casa (org.)

Inspirado na ideia das múltiplas vozes que existem na cidade, de suas múltiplas leituras, este livro propõe uma clínica polifônica: clínica que pode ser lida de inúmeras formas. Seus autores estão convencidos de que, por meio da multiplicação de enfoques, relacionados com um mesmo tema, seja possível maior proximidade com a representação do campo de pesquisa, no caso, a clínica do acompanhamento terapêutico.