Catálogo


Livro indisponível 

SUJEITOS, AÇÕES E SENTIDOS NAS LUTAS E RESISTÊNCIAS DA AMÉRICA COLONIAL

Fernando Torres Londoño (org.)
Hernán Venegas Delgado (org.)
Vera Lucia Vieira (coord.)

Sujeitos, ações e sentidos nas lutas e resistências da América Colonial apresenta temas, situações históricas e abordagens diferentes. Há, no entanto, um fio comum: como em outros continentes, também na América, ao ver-se invadida e ter seus territórios ocupados, as populações originárias atuaram num amplo espetro de reações. É dessas ações e reações que se trata aqui. São examinadas narrativas de levantes, lutas, sublevações, rebeliões, motins, conspirações, fugas, ações de independência e variadas tácticas e estratégias, da guerra à negociação, contra invasores ou exploradores das populações nativas de América ou que aqui chegaram, em diversas ondas.


Impresso | E-book

TECITURAS DAS CIDADES

História, memória e cultura

Arlete Assumpção Monteiro (org.)
Edgar da Silva Gomes (org.)
Yvone Dias Avelino (org.)

A preocupação de "Tecituras das cidades. História, memória e cultura" relaciona-se às temáticas voltadas para os estudos de cultura(s) em suas mais variadas formas de abordagem: são olhares teóricos e sínteses sobre a memória e história dos mais diversos objetos, que se tornaram, por sua relevância, cultura representativa de uma coletividade humana relativos às imagens, música, política, trabalho, polifonias e literatura.


E-book gratuito

CULTURA COMO VETOR DE PROTEÇÃO

Protagonismo de crianças e adolescentes

Carola Carbajal Arregui
Silvia Helena Simões Borelli
Pedro de Carvalho Pontual

Publicação que resultou de pesquisa realizada pela Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (CEDEPE) da PUC-SP, no marco de termo de fomento com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, celebrado em 2017. O estudo teve como foco as ações socioculturais que enfatizam a participação, uso e apropriação de espaços públicos e defesa de direitos de crianças e adolescentes, em 5 regiões do País e 5 estados da Federação: Bahia, Distrito Federal, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo.


Livro indisponível 

DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS E VIOLÊNCIA DE ESTADO

Luiz Antonio Dias (org.)
Maria Aparecida de Paula Rago (org.)
Vera Lucia Vieira (coord.)

Democracia, direitos humanos e violência de estado, fruto de um trabalho interdisciplinar que agrega pesquisadores de diversas instituições, mostra como cada vez mais estudos sobre a América Latina e Caribe tornam-se necessários para compreender a complexidade advinda da diversidade existente no continente, suas culturas, seus embates e resistências. Ainda que dividido em duas grandes partes - na primeira estão os textos relacionados ao Brasil e, na segunda, os textos sobre outros países latino-americanos – é possível perceber um forte diálogo temático entre ambas as partes.


Livro indisponível 

DITADURAS E VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL

Carla Reis Longhi (org.)
Fabio Gentile (org.)
Vera Lucia Vieira (coord.)

Os capítulos presentes em Ditaduras e violência institucional contemplam a diversidade esperada de textos que discutem características, especificidades e percursos das ditaduras e violências institucionais praticadas nos países Latino-Americanos e no Caribe ao longo do século XX, contendo, assim, distintos objetos, recortes espaço-temporais e abordagens teórico-conceituais. Em momento em que o sentido e a viabilidade da democracia vêm sendo questionados; em que práticas autoritárias e perspectivas conservadoras circulam pelas mídias e são aplaudidas por setores da sociedade, a reflexão sobre ditaduras e violências institucionais torna-se mais que necessária.


Impresso | E-book

GOVERNANÇA GLOBAL

Conexões entre políticas domésticas e internacionais

Reginaldo Mattar Nasser (org.)

Governança global: conexões entre políticas domésticas e internacionais tem múltiplas características que recomendam sua leitura, a começar pelo tema geral: problemas da vida moderna que, por sua complexidade e incidência, demandam nossa atenção, seu estudo e a proposta de caminhos. Entretanto, as questões debatidas no presente livro jamais se resumem ou poderiam ser adequadamente abordadas apenas de maneira “paroquial”, ou simplesmente com a análise de seus determinantes e suas conexões próximas ou imediatas, ou, ainda, de perspectiva disciplinar. E esse é outro traço bem-sucedido do texto: questões como norma e direito, cooperação, vida urbana e deslocamentos populacionais – que aqui são discutidas – correm frequentemente o risco de serem tratadas com a miopia dos problemas urgentes ou das metodologias tradicionalmente disciplinares. Mas, no presente texto, são abordadas sempre de maneira a trazer à discussão os múltiplos e – muitas vezes –aparentemente divergentes aspectos que caracterizam uma abordagem global e corajosa, que não se curva a perspectivas estreitas e, simultaneamente, não despreza o cuidado acadêmico. Mas há ainda outra característica do livro a recomendar sua leitura: suas autoras e seus autores representam e apresentam um recorte do exitoso grupo de professores da PUC-SP – e de seus colaboradores e colegas – que realiza com competência e compromisso projetos de formação de graduação e pós-graduação na área de Relações Internacionais. O livro revela os interesses de investigação desse jovem e aguerrido grupo e mostra com clareza seus compromissos intelectuais, suas competências técnicas, além de nos permitir inferir suas capacidades pedagógicas de formação de profissionais e pesquisadores.


Livro indisponível 

HISTÓRIA E ARTE TECENDO A CULTURA

Antonio Rago Filho (org.)
Claudinei Cassio Rezende (org.)
Vera Lucia Vieira (coord.)

História e arte tecendo a cultura é dedicado à história e à arte, elementos que indubitavelmente tecem a cultura de todos os povos. Os textos nele reunidos debatem de Mario de Andrade ao cinema, passando pela pintura e pela análise do teatro de Shakespeare.