Catálogo


Impressão sob demanda | E-book

SERVIÇO SOCIAL E SUA RECONSTRUÇÃO TÉCNICO-OPERATIVA

Maria Lucia Rodrigues (org.)
Mara Thereza Valente
Sandra Eloiza Paulino

É importante reconhecer na trajetória do Serviço Social a riqueza de conhecimentos já produzidos e analisá-los histórica e criticamente. Entretanto, é também importante reorientar a intervenção profissional e sua instrumentação técnico- -operativa para os contextos da realidade contemporânea. As profissões especialmente envolvidas com o social recorrem a teorias e métodos oriundos de diferentes áreas do saber através dos quais constroem os conhecimentos peculiares que corroboram para a produção do conjunto das teorias sociais. É através do estudo e do aprimoramento sobre os modos de intervir que demarcamos as especificidades de uma profissão. O propósito do livro Serviço Social e sua reconstrução técnico-operativa consiste em resgatar o ângulo histórico e prático do trabalho com grupos e do atendimento socioindividual em Serviço Social, revigorando conhecimentos e reanimando as alternativas instrumentais no cotidiano de trabalho.


Impresso

SILVIA LANE

Filósofa que mudou a psicologia social: o encontro entre uma grande vivente e a instituição libertária

Bader Burihan Sawaia

Guerras e ditaduras atravessaram a história de vida de Sílvia Lane, mas esse mundo do negativo não conseguiu aprisioná-la em paixões tristes e reativas ou diminuir sua potência de vida. Nasceu, em São Paulo, a 3 de fevereiro de 1933, e faleceu em 29 de abril de 2006, aos 73 anos. Filósofa de formação, pesquisadora/psicóloga, por escolha, promoveu uma renovação teórica e política da psicologia social hegemônica, alheia às questões sociais dos países latino-americanos, defendendo a substituição do princípio científico da neutralidade pelo de compromisso social, sem perder o rigor científico. O que só seria possível, segundo ela, por meio de constantes pesquisas sobre nossa realidade, que forneceriam material empírico para dialogar, criticar e rever teorias consagradas.


Impresso

DIÁLOGOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Milney Chasin (org.)
Vera Lúcia Michalany Chaia (org.)

Nascida de uma parceria entre o PEPG em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), a coletânea Diálogos em ciências sociais vem a público com 18 artigos que se entrecruzam em seus temas. Nela, estão presentes discussões cuja proximidade gera identidade de perspectivas, tais como juventude, ensino médio e tecnológico, cidadania, escola, aluno e professor, assuntos conexos que se encontram, mesmo na diversidade, num panorama comum.


Impresso

MIGRAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA

Dirceu Cutti (org.)
Dulce Maria Tourinho Baptista (org.)
José Carlos Pereira (org.)
Lucia Maria Machado Bógus (org.)

A leitura de Migração, trabalho e cidadania é cativante, orgânica, engajada e oferece um diagnóstico nítido do fenômeno das complexas migrações internas e internacionais, inseridas no jogo dinâmico das economias em crise e de políticas negadas às maiorias: migrantes andarilhos, que terminam por alterar vidas, memórias e sonhos, em busca de justiça autêntica e democrática.


Impressão sob demanda | E-book

VELHICE

Uma estética da existência

Silvana Tótora

Trata-se de uma obra muito interessante, que de maneira original e instigante oferece elementos importantes para uma gerontologia crítica. São poucos os livros que, no Brasil, abordam o tema da velhice, e Velhice: uma estética da existência, com muita sensibilidade e combinando filosofia e poesia, propõe uma reflexão densa e acurada de modo a rever a banalização com que a velhice tem sido tratada.


Livro indisponível 

DO MATERIAL AO IMATERIAL

Patrimônios Culturais do Brasil

Maria Amélia Jundurian Corá

Resultado de extensa e cuidadosa investigação sobre algumas de nossas principais manifestações culturais, Do material ao imaterial: Patrimônios Culturais do Brasil vem preencher uma lacuna no espaço dos debates já realizados no campo da cultura, analisando diferentes formas de sua manifestação e ressaltando a importância da preservação da memória e das representações simbólicas da cultura, na sua dimensão imaterial.
A beleza da narrativa e a riqueza das manifestações culturais analisadas constituem um convite à reflexão acerca da importância de preservar e salvaguardar a cultura imaterial brasileira. Além disso, não deixam dúvida sobre a relevância tanto das políticas culturais, como da atuação dos organismos voltados ao patrimônio e à memória, em suas diferentes formas e manifestações.


Impresso

IDEOLOGIA NACIONAL E NACIONALISMO

Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida

Rigorosa pesquisa teórica e histórica sobre o nacionalismo e a ideologia nacional – quando a hegemonia neoliberal forçava uma espécie de cegueira sobre o tema – faz de Ideologia nacional e nacionalismo uma referência para todos aqueles que queiram estudar e se aprofundar nessa problemática que se reatualiza e volta a despertar polêmicas apaixonadas no campo das Ciências Sociais.