Catálogo


Livro indisponível 

CIDADES NO SÉCULO XXI

Temas para debate

Lucia Maria Machado Bógus (org.)
Iracema Brandão Guimarães (org.)
Zoraide Souza Pessoa (org.)

Cidades no século XXI: temas para debate reúne artigos que dialogam com o tema “Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais” e, considerando a inserção das cidades na dinâmica urbana contemporânea, foi estruturado em torno de três eixos temáticos: abordagens que contemplam comparações entre cidades e apontam questões teóricas relevantes do ponto de vista dos estudos urbanos e da sociologia urbana; discussão de problemas que afetam as cidades contemporâneas, especialmente no Brasil, com seus impactos nas relações sociais e nas formas de sociabilidade; e análise das transformações em curso nas cidades brasileiras apontando para a dualidade que as caracteriza, com a presença de atividades ligadas ao capital globalizado e com a existência de espaços de pobreza e exclusão, com forte presença de conflitos. Em formato e-book, este livro tem o intuito de ampliar as discussões nele iniciadas, incentivando o intercâmbio e trazendo a um público mais amplo as instigantes análises realizadas pelos seus autores.


Livro indisponível 

ESTADOS NACIONAIS E PENSAMENTO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA

Cristina Mateu (org.)
Alberto Luiz Schneider (org.)
Vera Lucia Vieira (coord.)

Organizado em duas seções, o livro Estados nacionais e pensamento social na América Latina reúne trabalhos de pesquisa dedicados a questões culturais e sociais latino-americanas com perspectivas pouco estimuladas e difundidas pelos centros mais convencionais do saber acadêmico. A diversidade de artigos nele apresentada constitui uma importantíssima contribuição para repensar, refletir e difundir as interessantes hipóteses e abordagens acerca das sociedades latino-americanas, permitindo a troca de experiências e pesquisas entre profissionais da história e de outras áreas do saber.


Impressão sob demanda | E-book

SILVIA LANE

Uma obra em movimento

Bader Burihan Sawaia (org.)
Gláucia Tais Purin (org.)

Silvia Lane: uma obra em movimento celebra a memória viva de Silvia Lane.Os(as) autores(as) compartilham os ensinamentos da psicologia social laneana: a inclusão do método dialético e do materialismo histórico rompendo os raciocínios lineares, dicotômicos e deterministas, afirmando a potência dos movimentos coletivos e singulares de transformação; a consideração crítica do contexto sócio-histórico de homens e mulheres; a compreensão de que o sofrimento ético-político é produzido pela desigualdade social; e principalmente que o pesquisador-produto-histórico parte de uma visão comprometida de mundo e de homem, na qual não há possibilidade de se gerar um conhecimento “neutro” nem um conhecimento do outro que não interfira na sua existência, conforme Lane, em “A psicologia social e uma nova concepção para a psicologia”.


Impresso

CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS E A ATUAÇÃO DO BRASIL

Desdobramentos recentes no sistema ONU de direitos humanos

Murilo Vieira Komniski

Este livro aborda um período crucial, entre 2006 e 2010, da evolução do monitoramento da realização dos direitos humanos. Aquele que precede o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, com a criação do Conselho de Direitos Humanos, em 2006, como na reforma do legado da antiga Comissão de Direitos Humanos, como na criação de novos mecanismos, em que o Estado brasileiro desempenhou relevante atuação.


Livro indisponível 

DESIGUALDADES NOS TERRITÓRIOS DA CIDADE

Métricas sociais intraurbanas em São Paulo

Aldaíza de Oliveira Sposati (org.)
Miguel Monteiro (org.)
Dirce Ueno Koga (coautoria)
Frederico Roman Ramos (coautoria)
Gustavo Coelho (coautoria)

Desigualdades nos Territórios da Cidade sintetiza três décadas de estudos e interpretações sobre a exclusão social e sobre as desigualdades, mas também sobre as ações e a construção de instrumentos e políticas públicas que visaram superar as injustiças e iniquidades. Este livro conclui-se deixando em aberto seu significado: se será o marco do fim de uma época de utópica luta contra as desigualdades e a exclusão social ou se poderá tornar-se referência de importantes passos no caminho civilizatório da cidade de São Paulo.


Livro indisponível 

METODOLOGIA DE TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO

A experiência do Município de Osasco-SP, 2005-2016

Maria de Lourdes da Paz Rodrigues (org.)
Marisa Almeida Branco (org.)
Vergilio Alfredo dos Santos (org.)
Rosangela Dias Oliveira da Paz (org.)
Carola Carbajal Arregui (org.)

O tema da Metodologia de Trabalho Social em Habitação de Interesse Social é relevante e atual. Esta publicação resulta da articulação entre a universidade e o poder público, especificamente das parcerias estabelecidas pela PUC-SP, por meio de sua Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais - CEDEPE e pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHDU) da Prefeitura Municipal de Osasco-SP.


Impresso

NADIR GOUVÊA KFOURI

Uma mulher à frente de seu tempo

Mariangela Belfiore Wanderley
Maria Carmelita Yazbek

A vida de Nadir Gouvêa Kfouri - a primeira mulher no mundo a ser reitora de uma universidade católica - se entrelaça à história do Serviço Social e da educação superior de nosso país. Dona Nadir, como era carinhosamente chamada por seus alunos, nasceu em Avaré em 19 de dezembro de 1913, numa família de origem libanesa de seis filhos, e faleceu com a idade de 97 anos, no dia 13 de setembro de 2011. Como educadora participou da formação de grande parte dos professores de Serviço Social que hoje ainda integra o corpo docente da PUC-SP. A grande lição que deixou a todos foi sua própria vida dotada do sentido do trabalho educativo, da justiça e da democracia. Mulher de vontade, que amou a juventude buscando entender suas aspirações.