Catálogo


Impressão sob demanda | E-book

SILVIA LANE

Uma obra em movimento

Bader Burihan Sawaia (org.)
Gláucia Tais Purin (org.)

Silvia Lane: uma obra em movimento celebra a memória viva de Silvia Lane.Os(as) autores(as) compartilham os ensinamentos da psicologia social laneana: a inclusão do método dialético e do materialismo histórico rompendo os raciocínios lineares, dicotômicos e deterministas, afirmando a potência dos movimentos coletivos e singulares de transformação; a consideração crítica do contexto sócio-histórico de homens e mulheres; a compreensão de que o sofrimento ético-político é produzido pela desigualdade social; e principalmente que o pesquisador-produto-histórico parte de uma visão comprometida de mundo e de homem, na qual não há possibilidade de se gerar um conhecimento “neutro” nem um conhecimento do outro que não interfira na sua existência, conforme Lane, em “A psicologia social e uma nova concepção para a psicologia”.


Impresso

CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS E A ATUAÇÃO DO BRASIL

Desdobramentos recentes no sistema ONU de direitos humanos

Murilo Vieira Komniski

Este livro aborda um período crucial, entre 2006 e 2010, da evolução do monitoramento da realização dos direitos humanos. Aquele que precede o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, com a criação do Conselho de Direitos Humanos, em 2006, como na reforma do legado da antiga Comissão de Direitos Humanos, como na criação de novos mecanismos, em que o Estado brasileiro desempenhou relevante atuação.


Livro indisponível 

DESIGUALDADES NOS TERRITÓRIOS DA CIDADE

Métricas sociais intraurbanas em São Paulo

Aldaíza de Oliveira Sposati (org.)
Miguel Monteiro (org.)
Dirce Ueno Koga (coautoria)
Frederico Roman Ramos (coautoria)
Gustavo Coelho (coautoria)

Desigualdades nos Territórios da Cidade sintetiza três décadas de estudos e interpretações sobre a exclusão social e sobre as desigualdades, mas também sobre as ações e a construção de instrumentos e políticas públicas que visaram superar as injustiças e iniquidades. Este livro conclui-se deixando em aberto seu significado: se será o marco do fim de uma época de utópica luta contra as desigualdades e a exclusão social ou se poderá tornar-se referência de importantes passos no caminho civilizatório da cidade de São Paulo.


Livro indisponível 

METODOLOGIA DE TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO

A experiência do Município de Osasco-SP, 2005-2016

Maria de Lourdes da Paz Rodrigues (org.)
Marisa Almeida Branco (org.)
Vergilio Alfredo dos Santos (org.)
Rosangela Dias Oliveira da Paz (org.)
Carola Carbajal Arregui (org.)

O tema da Metodologia de Trabalho Social em Habitação de Interesse Social é relevante e atual. Esta publicação resulta da articulação entre a universidade e o poder público, especificamente das parcerias estabelecidas pela PUC-SP, por meio de sua Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais - CEDEPE e pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHDU) da Prefeitura Municipal de Osasco-SP.


Impresso

NADIR GOUVÊA KFOURI

Uma mulher à frente de seu tempo

Mariangela Belfiore Wanderley
Maria Carmelita Yazbek

A vida de Nadir Gouvêa Kfouri - a primeira mulher no mundo a ser reitora de uma universidade católica - se entrelaça à história do Serviço Social e da educação superior de nosso país. Dona Nadir, como era carinhosamente chamada por seus alunos, nasceu em Avaré em 19 de dezembro de 1913, numa família de origem libanesa de seis filhos, e faleceu com a idade de 97 anos, no dia 13 de setembro de 2011. Como educadora participou da formação de grande parte dos professores de Serviço Social que hoje ainda integra o corpo docente da PUC-SP. A grande lição que deixou a todos foi sua própria vida dotada do sentido do trabalho educativo, da justiça e da democracia. Mulher de vontade, que amou a juventude buscando entender suas aspirações.


Impresso | E-book

PARTIDOS POLÍTICOS E DISPUTA ELEITORAL NO BRASIL

Pedro Fassoni Arruda

O livro Partidos políticos e disputa eleitoral no Brasil é o resultado de uma pesquisa que tem como objetivo reconstruir criticamente os acontecimentos políticos cruciais do final dos governos de caráter bonapartista. Para tal, refaz o percurso do coup de main da burguesia, diante das possibilidades de aprofundar um projeto de governo fundado sobre uma perspectiva nacional-desenvolvimentista com ampla participação popular. Abre a possibilidade para reflexões que vão muito além do tema da transição democrática dos governos ditatoriais para os da legalidade democrático-burguesa. Proporciona-nos refletir sobre a situação atual do movimento operário e popular, nos impasses em que vive o projeto do socialismo e nas tarefas que têm pela frente os que desejam que a transição democrática se complete na perspectiva do socialismo.


Impresso

PAULO RESENDE

O pensador nômade

Paulo Edgar da Rocha Resende

Paulo Resende nasceu em 1933 e faleceu em 2011. Teve uma vida acadêmica dinâmica e consistente. Lecionou de 1967 a 2011 na PUC-SP, onde foi um dos fundadores do Departamento de Política, da Associação de Professores, do Curso de Relações Internacionais, do Núcleo de Análise de Conjuntura Internacional e do Observatório de Relações Internacionais. Ainda que evitasse rótulos identitários, era bastante assertivo no que diz respeito a quem ele não era, a perfis sociais, político, ideológicos e acadêmicos que julgava importante marcar distância, como ao positivismo, ao autoritarismo, ao fascismo, ao etnocentrismo, ao elitismo, ao racismo e quaisquer outras formas discriminatórias. A igualdade, a horizontalidade no trato com os demais e no ideal político, entretanto, sempre se explicitaram como bastante sólidas.