Catálogo


Impresso | E-book

NOVOS DIÁLOGOS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS E DAS SENSIBILIDADES

Katya Mitsuko Zuquim Braghini (ed.)
Kazumi Munakata (ed.)
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira (ed.)

Este livro é um trabalho coletivo que se concentra na historização da educação estética, tanto na ciência da sensibilidade, quanto na presença de emoções, afetos e sensibilidades na consolidação, crise e renovação pelas quais passam as instituições de treinamento, os objetivos gerais e a vida cotidiana dos sistemas educacionais. Ele explora a enorme capacidade formativa da cultura escolar material, de cheiros ou imagens, para desvendar a eficácia e a produtividade de um sistema de sinais implícitos, latentes e contingentes, que opera por meio de códigos inscritos no quadro ideológico discursivo, através dos quais as sociedades modernas transformaram a escola em uma ferramenta privilegiada para a homogeneização de costumes, práticas e valores. Mostra o complexo conjunto de intervenções que a escola implantou ao longo de sua história, para construir essas sensibilidades, e é por isso que a estética é uma construção histórico-cultural. Além disso, possibilita focar em como a escola é constituída em um dos campos de luta pela imposição de modos de entender/conceber/agir no mundo e na hierarquia de alguns repertórios sobre outros.


E-book gratuito

VOZES DA AULA

Vida e pandemia

Fernando José de Almeida (org.)
Adriana Reis Paulics
Marcela Gomes Pupatto
Verônica Martins Cannatá

As provocações para a escrita deste livro surgiram, no segundo semestre de 2020, durante disciplina eletiva para os alunos da pós-graduação em Educação: Currículo da PUC-SP, sob responsabilidade do professor Fernando de Almeida. Construído dentro da sala de aula, este livro é mais do que um livro, é um curso que se consubstanciou em textos daquilo que interessava a todos e a cada um dos alunos e do professor. É a descrição do que é o percurso de produção do conhecimento, de modo quase transparente, mostrando um pouco das almas de todos os envolvidos. Uma espécie de raio-x do processo que se passava nas aulas.

Audiobook disponível na íntegra: Audiobook na íntegraCLIQUE AQUI PARA OUVIR


Impressão sob demanda

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

José Geraldo Silveira Bueno (org.)
Katya Mitsuko Zuquim Braghini (org.)
Kazumi Munakata (org.)
Silvia Marcia Ferreira Meletti (org.)
Tatiana Fulas (org.)

O livro, "A produção do conhecimento no campo da educação especial", apresenta o trabalho conjunto de grupos de pesquisa, sociólogos e historiadores da educação, que, por meio da interlocução interdisciplinar e do debate acadêmico, procurou dar força analítica às investigações nesse campo de pesquisa e criar novos horizontes de investigação. O debate tanto analisou as questões políticas e sociais que visam ampliar as oportunidades educacionais de sujeitos marginalizados socialmente, quanto criticou a característica seletiva da escola brasileira, que, em sua trajetória conservadora, visa à manutenção das condições sociais de dominação.


Impresso

JOEL MARTINS

Um intelectual em movimento

Antonio Carlos Caruso Ronca
Sergio Vasconcelos de Luna

Joel Martins nasceu em 23/3/1920 e faleceu em 2/5/1991. Essa homenagem não se dirige ao ex-reitor, professor e formador de centenas de mestres e doutores, intelectual de ponta, que concebeu um sistema de pós-graduação em uma instituição privada, arregimentou parceiros para essa empreitada e brigou por condições mínimas para a implantação dela, desfrutando de prestígio nacional e internacional. Mas, sim, dirige-se a alguém que, tendo sido tudo isso e tendo feito tudo isso, o fez tendo a PUC como alvo, como meta, como ideal, como compromisso.


Livro indisponível 

RACISMO E EDUCAÇÃO

(des)caminhos da Lei n. 10.639/2003

Teresinha Bernardo (org.)
Regimeire Oliveira Maciel (org.)
Janaína de Figueiredo (org.)

Este livro apresenta um panorama geral da pesquisa “Racismo e educação: a lei nº 10.639/2003 na rede pública do Estado de São Paulo”, realizada pelo grupo de pesquisadores que formam o núcleo Relações Raciais: memória, identidade e imaginário.


Impresso

DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO

Implicações curriculares

Alípio Casali (org.)
Suely Dulce de Castilho (org.)

A presente obra, conjunto de significativos estudos, ao mesmo tempo que celebra a diversidade da população brasileira, denuncia o projeto de sociedade excludente, ainda predominante entre nós; argumenta com vigor no sentido de combate ao racismo; convida a repensar a educação dos brasileiros e brasileiras; propõe encaminhamentos para reeducação das relações étnico-raciais.


Impresso

MISERICÓRDIA E VIDA ACADÊMICA

Jarbas Vargas Nascimento (org.)

Em 11 de abril de 2015, o Papa Francisco anunciou a toda a Igreja, Comunidade de Fé, o Ano Extraordinário da Misericórdia, convocando os católicos do mundo inteiro a serem misericordiosos como o Pai. A decisão de refletir sobre a Bula papal moveu os professores, autores deste livro, a buscarem fundamentos nesse documento, que mobiliza, em seu corpo, uma série de orientações, que consideramos indicadoras das ações que podem integrar a misericórdia às atividades acadêmico-pedagógicas na Universidade. De modo prático, podemos dizer que falar de misericórdia, no espaço acadêmico, requer que se fale do caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.