Livro indisponível
TERRITÓRIO DAS ARTES
Maria Rosa Duarte de Oliveira (org.)
Naira Neide Ciotti (org.)
Sandra de Camargo Rosa Mraz (org.)
Vera Cecília Achatkin (org.)
Território das Artes se trata de uma concepção de ensino de arte que a percebe enquanto área de conhecimento que possibilita ao indivíduo uma forma singular de relação com o mundo, pressupondo o desenvolvimento de múltiplas competências.
Livro indisponível
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM DEBATE
Experiências no Brasil e na França
Fernando José de Almeida (org.)
Este livro expõe as discussões realizadas no I Colóquio Brasil-França de Avaliação sobre os diversos experimentos educacionais feitos em ambos os países. Os debates propostos abordam, por um lado, a avaliação feita pelo governo francês, e também sua contribuição para a Comunidade Europeia. Por outro lado, analisam as experiências brasileiras nas práticas escolares, refletindo sobre os avanços e as necessidades dessa área. Os autores expõem em seus textos as ideias e os resultados das práticas em diferentes áreas da avaliação, englobando o sistema educacional francês, os modelos de avaliação nas universidades brasileiras, as avaliações de projetos pedagógicos e ambientes virtuais, entre outros.
Livro indisponível
EDUCAÇÃO E MÍDIAS INTERATIVAS
Formando professores
Marina Graziela Feldmann (org.)
Esta obra traz ao público o resultado de um programa elaborado e desenvolvido pela PUC-SP juntamente com a USP, UNESP e Secretaria do Estado da Educação. Este programa, inspirado em um projeto inovador de formação de professores primários, organizou ambientes de aprendizagem através de tecnologias inovadoras. Contemplando professores com atividades que combinam ações presenciais e a distância, o PEC (Programa de Educação Continuada) procura fornecer formação superior para os docentes inscritos, abrangendo áreas de gestão, informática e conteúdos específicos de diferentes disciplinas.
Impresso
JOGANDO E APRENDENDO A JOGAR
Funcionamento cognitivo de crianças com história de insucesso escolar
Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro
Neste trabalho, a autora recorre a um jogo e a um conjunto especial de procedimentos de intervenção e observação das condutas de crianças de segunda a terceira séries com queixas de aprendizagem. Além de seu imenso valor didático e clínico, a pesquisa é realizada em uma perspectiva científica, organizado em fase de pré-teste, intervenção e pós-teste.
Livro indisponível
SER PROFESSOR NO TEMPO DO ENVELHECIMENTO
Professoralidade em cena
Rita de Cássia M. T. Stano
A obra examina o possível vínculo entre envelhecimento e exercício profissional, no caso, o magistério. Para isso, a autora recolheu narrativas de professoras e professores aposentados, percorrendo os meandros de suas lembranças para rastrear a trajetória da formação da identidade social e profissional. Assim, pode-se acompanhar como vem sendo gestada a velhice desses sujeitos – suas motivações, sucessos, frustrações, enfim, suas vidas. Ao retratar a trajetória desses docentes, Rita de Cássia Stano aponta que a realização profissional pode garantir um processo singular de envelhecimento.
Livro indisponível
A CONDIÇÃO POLÍTICA NA PÓS-MODERNIDADE
A questão da democracia
Madalena Guasco Peixoto
Baseando-se na análise dos escritores pós-modernos que mais fortemente vêm influenciando o campo educacional, a autora encontra os elementos necessários para aferir a negação dos temas mais queridos da modernidade. Entre eles, privilegia dois: democracia e educação.
Impressão sob demanda | E-book
CULTURA ACÚSTICA E LETRAMENTO EM MOÇAMBIQUE
Em busca de fundamentos antropológicos para uma educação intercultural
José de Sousa Miguel Lopes
As questões de escolarização e de letramento que afetam o povo de Moçambique envolvem os decisivos problemas que a modernidade impôs aos povos da periferia do mundo ocidental e cristão; portanto, a nós brasileiros também. O autor nos incita a pensar que não há uma linha reta a unir a difusão da leitura e escrita em sociedades como a moçambicana e a partilha universal dos benefícios das culturas urbanas e tecnológicas.