Livro indisponível
CANTOS PARALELOS
Oito séculos de poesia portuguesa em diálogo
Maria dos Prazeres Gomes (org.)
Originalmente um anexo de tese de doutorado (Outrora agora. Relações dialógicas na poesia portuguesa de invenção, Série Hipótese), esta pequena antologia permite ao leitor uma experiência efetiva e afetuosa com a poesia. Os textos em diálogo instigam a ler mais e melhor e permitem flagrar o que Octávio Paz chamou de “a outra voz – a do homem que está dormindo no fundo de cada homem”. Um diálogo entre textos e tempos.
Livro indisponível
OS NOMES DA HISTÓRIA
Um ensaio de poética do saber
Jacques Rancière
Eduardo Guimarães (trad.)
Eni Puccinelli Orlandi (trad.)
Neste livro, o autor propõe o que chama de a poética do saber: estudo do conjunto dos procedimentos literários pelos quais um discurso se subtrai à literatura e se dá o estatuto de ciência.
Livro indisponível
O DISCURSO RELIGIOSO CATÓLICO
Um estudo linguístico do rito matrimonial
Jarbas Vargas Nascimento
Um título para estudiosos da linguística e das ciências de religião, mas também para pesquisadores em geral. Constitui um exemplo da necessária integração entre o referencial teórico, a escolha e o emprego dos procedimentos de análise e, sobretudo, a construção paulatina do sistema de interpretação.
Livro indisponível
OUTRORA AGORA
Relações dialógicas na poesia portuguesa de invenção
Maria dos Prazeres Gomes
De forma muito criativa, a autora analisa o “diálogo” entre a poesia barroca (camoniana) do século XVI e a poesia experimental da segunda metade do século XX, personificada em textos de Ana Hatherly, Herberto Helder e Melo e Castro. Passado e presente perdem a temporalidade e fazem ressaltar as analogias que os aproximam.
Livro indisponível
A AGONIA DA IDADE MÉDIA
Jules Michelet
Artemis Albuquerque Coêlho (trad.)
Plínio Augusto Coêlho (trad.)
Parte da monumental “História da França”, A agonia da Idade Média é um relato do declínio da cultura medieval e do aparecimento dos sinais do Renascimento francês. Michelet faz da narrativa histórica um exercício de estilo literário.
Livro indisponível
A SEMANA DE ARTE MODERNA
Desdobramentos – 1922-1992
Vera Bastazin (org.)
Esta obra é um conjunto de ensaios, a propósito dos 70 anos da Semana de 1922. Ao apreciar movimentos registrados ao longo do período, seus autores mostram que o grande evento paulistano não representou o apogeu da arte de vanguarda no Brasil, mas um ponto de partida que possibilitou desdobramentos.