Livro indisponível
DA METÁFORA
Sheldon Sacks (org.)
Leila Cristina M. Darin (coord. e trad.)
A metáfora é muito mais do que mera figura de linguagem usada pelos poetas ou oradores. Ela muitas vezes ganha o foro de reinterpretação do mundo. Neste volume, encontramos ensaios de estudiosos como Paul Ricoeur, Donald Davidson, W. V. Quine, entre outros, que abordam a metáfora por meio dos prismas da literatura, da psicologia, da antropologia e da lógica.
Livro indisponível
ENSAIO DE SEMÂNTICA
Michel Bréal
Os textos de história da linguística ou história da semântica dizem que Bréal fundou a semântica, ou que foi o primeiro a usar o termo semântica. Que sentidos dar a frases que não seja meramente uma informação? É preciso, então, conhecer o que fez Bréal, para não reduzi-lo a essa mera notícia. A tradução do seu Essai de Sémantique atende a essa necessidade, contribuindo para repor à reflexão a questão do sentido e da história.
Livro indisponível
FERNANDO PESSOA
Poesia, transgressão, utopia
Fernando Segolin
Sabendo escapar à monotonia nada criativa das leituras psicológicas ou metafísicas, lendo o problema da identidade nos interstícios da criação poética e não nos desvãos da psicologia, Fernando Segolin resgata o poeta em suas várias vozes.
Livro indisponível
FILOSOFIA DA ARTE NA ITÁLIA
Hippolyte Taine
Plínio Augusto Coêlho (trad.)
Partindo do princípio da correspondência exata e necessária entre uma obra e seu meio, o autor traça um panorama da vida italiana no final do século XV e início do XVI e analisa a história da pintura na Itália, nesse período em que surgiram artistas completos: Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo, Ticiano, entre outros.
Livro indisponível
LINGUÍSTICA APLICADA
Da aplicação da linguística à linguística transdisciplinar
Mara Sofia Zanotto de Paschoal (org.)
Maria Antonieta Alba Celani (org.)
A coincidência de dois fatos relevantes deu origem a esta publicação. O primeiro foi a intensificação, nos últimos anos, de fóruns de debate sobre a identidade e consolidação da linguística aplicada, cuja história, no Brasil, é recente. O segundo foi a comemoração dos vinte anos do primeiro Programa de Pós-Graduação na área – o Programa de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (Lael) da PUC-SP – que teve papel marcante no processo histórico de construção da identidade da área no Brasil.
Delineou-se, assim, esta publicação que tem por objetivo uma reflexão crítica sobre a linguística aplicada tanto de uma perspectiva histórica quanto de uma perspectiva sincrônica.
Livro indisponível
MARQUÊS DE SADE
Um libertino no salão dos filósofos
Eliane Robert Moraes
Este ensaio tem como objetivo contextualizar o pensamento de Sade, tanto do prisma histórico como do literário e filosófico. Assim, a autora nos convida a excursionar pela insólita história da libertinagem setecentista, levando-nos a conhecer os salões filosóficos onde os mais radicais livres-pensadores se reuniam para criticar a moral e a religião. E, como exemplificação, o volume traz a novela Eugénie de Franval, de Sade.