Livro indisponível
O DISCURSO DA VIOLÊNCIA
As marcas da oralidade no jornalismo popular
Ana Rosa Ferreira Dias
Um estudo sobre as formas como a violência é veiculada pela mídia, mais especificamente, pela imprensa; a maneira como o jornal manipula, nas palavras, a “mensagem da violência” para seus leitores e a eficiência dessa intermediação entre acontecimento e público-alvo. Estes são os temas desta obra, cuja leitura nos deixa o sentimento agradável de renovação da pesquisa linguística.
Livro indisponível
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
Uma abordagem para o ensino de língua materna
Sueli Cristina Marquesi (org.)
Não é pela quantidade de leituras e redações que o aluno chega a desenvolver habilidades textuais.
O grupo de trabalho sobre português instrumental da PUC-SP desenvolve suas pesquisas a partir do repertório verbal dos alunos, suas rotinas linguísticas, seus textos, seus comportamentos verbais, em cursos nas mais diferentes áreas do conhecimento como Ciências Contábeis e Econômicas, Engenharia, Direito, Biologia e Psicologia, assim como em cursos para empresas e cursos a distância, via BBS.
Esta coletânea traz a público resultados desse trabalho, centrado no aluno, baseado nas finalidades específicas de cursos e grupos.
Livro indisponível
A FILOSOFIA E SEU ENSINO
Paulo Arantes
Franklin Leopoldo e Silva
Celso Fernando Favaretto
Ricardo Fabbrini
Salma Tannus Muchail
Em cinco artigos, renomados professores universitários refletem quanto à tarefa do filósofo na construção do saber contemporâneo. A teoria, o lugar do filósofo, os problemas e as questões polêmicas envolvendo a filosofia, juntamente com práticas educacionais e didáticas, estão contidos neste livro, um excelente subsídio a todos os professores e estudantes ansiosos em conhecer a função social do filósofo.
Livro indisponível
ESCRITORES OU ESCREVENTES
Estudos literários
Beatriz Berrini (org.)
Coletânea que reúne cinco textos: um primeiro trata do trabalho de iniciação científica visando à transformação do aluno em autor; os demais, fruto desse trabalho, são ensaios literários de jovens autores sobre obras de Guimarães Rosa, do romantismo brasileiro e de José Saramago.