Catálogo


Impresso | E-book

DA RODA AO AUDITÓRIO

Uma transformação do samba pela Rádio Nacional

Lira Neto

Pretendeu-se, neste livro, não só retomar algumas das leituras multidisciplinares já familiares ao autor – e que serviram de porta de entrada ao tema aqui proposto –, mas, em particular, expandir o leque de contributos e aportes teóricos, na perspectiva de estabelecer o início do percurso de um projeto intelectual mais amplo, de caráter acadêmico, incentivado pela orientação sensível e segura de Jerusa Pires Ferreira.
Entretanto, valorizou-se igualmente o garimpo em fontes documentais. Recorreu-se a jornais e revistas de época, tendo sido consultado um total de 30 (trinta) publicações do gênero, na Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Também foram ouvidas centenas de composições, a partir dos acervos dos pesquisadores Almirante, José Ramos Tinhorão e Humberto Franceschi, todos atualmente sob custódia do Instituto Moreira Salles. Depoimentos históricos, gravados pelo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) e pelo pesquisador Jairo Severiano (que gentilmente os cedeu em forma de cópias em CD) receberam idêntica atenção.
Para completar, procedeu-se a minuciosa consulta aos arquivos sonoros da Rádio Nacional, hoje disponíveis na sede do MIS-RJ. Com base nesse conjunto de fontes, o objetivo geral foi o de analisar o papel e o impacto da Rádio Nacional nas transformações do moderno samba urbano, ao longo da chamada Época de Ouro da música popular brasileira (período compreendido entre o início da década de 1930 e meados da década subsequente).


Livro indisponível 

DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS E VIOLÊNCIA DE ESTADO

Luiz Antonio Dias (org.)
Maria Aparecida de Paula Rago (org.)
Vera Lucia Vieira (coord.)

Democracia, direitos humanos e violência de estado, fruto de um trabalho interdisciplinar que agrega pesquisadores de diversas instituições, mostra como cada vez mais estudos sobre a América Latina e Caribe tornam-se necessários para compreender a complexidade advinda da diversidade existente no continente, suas culturas, seus embates e resistências. Ainda que dividido em duas grandes partes - na primeira estão os textos relacionados ao Brasil e, na segunda, os textos sobre outros países latino-americanos – é possível perceber um forte diálogo temático entre ambas as partes.


Livro indisponível 

DITADURAS E VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL

Carla Reis Longhi (org.)
Fabio Gentile (org.)
Vera Lucia Vieira (coord.)

Os capítulos presentes em Ditaduras e violência institucional contemplam a diversidade esperada de textos que discutem características, especificidades e percursos das ditaduras e violências institucionais praticadas nos países Latino-Americanos e no Caribe ao longo do século XX, contendo, assim, distintos objetos, recortes espaço-temporais e abordagens teórico-conceituais. Em momento em que o sentido e a viabilidade da democracia vêm sendo questionados; em que práticas autoritárias e perspectivas conservadoras circulam pelas mídias e são aplaudidas por setores da sociedade, a reflexão sobre ditaduras e violências institucionais torna-se mais que necessária.


Impresso | E-book

GOVERNANÇA GLOBAL

Conexões entre políticas domésticas e internacionais

Reginaldo Mattar Nasser (org.)

Governança global: conexões entre políticas domésticas e internacionais tem múltiplas características que recomendam sua leitura, a começar pelo tema geral: problemas da vida moderna que, por sua complexidade e incidência, demandam nossa atenção, seu estudo e a proposta de caminhos. Entretanto, as questões debatidas no presente livro jamais se resumem ou poderiam ser adequadamente abordadas apenas de maneira “paroquial”, ou simplesmente com a análise de seus determinantes e suas conexões próximas ou imediatas, ou, ainda, de perspectiva disciplinar. E esse é outro traço bem-sucedido do texto: questões como norma e direito, cooperação, vida urbana e deslocamentos populacionais – que aqui são discutidas – correm frequentemente o risco de serem tratadas com a miopia dos problemas urgentes ou das metodologias tradicionalmente disciplinares. Mas, no presente texto, são abordadas sempre de maneira a trazer à discussão os múltiplos e – muitas vezes –aparentemente divergentes aspectos que caracterizam uma abordagem global e corajosa, que não se curva a perspectivas estreitas e, simultaneamente, não despreza o cuidado acadêmico. Mas há ainda outra característica do livro a recomendar sua leitura: suas autoras e seus autores representam e apresentam um recorte do exitoso grupo de professores da PUC-SP – e de seus colaboradores e colegas – que realiza com competência e compromisso projetos de formação de graduação e pós-graduação na área de Relações Internacionais. O livro revela os interesses de investigação desse jovem e aguerrido grupo e mostra com clareza seus compromissos intelectuais, suas competências técnicas, além de nos permitir inferir suas capacidades pedagógicas de formação de profissionais e pesquisadores.


E-book gratuito

GRADUAÇÃO É LUGAR DE PESQUISA SIM

Relatos de pesquisa de Iniciação Científica

Maria Conceição Golobovante (org.)
Milton Pelegrini (org.)

Ser pesquisador é contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade; trata-se de um dos mais importantes papéis que os indivíduos podem desempenhar. As pesquisas aqui apresentadas revelam as contribuições do projeto de pesquisa e extensão Redic - Rede de Informação Comunitária da Faficla (Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes), com foco específico no trabalho que os estudantes de graduação do curso de Comunicação Social realizaram no Dique da Vila Gilda, em Santos, para a implantação da web rádio Palafita (http://www.palafita.mediatel.com.br/). São ações singulares que contribuem enormemente para ampliar a consciência dos moradores em relação aos temas tratados na web rádio que, de forma sistêmica, se apresenta como um meio incentivador de participação dos moradores na vida cotidiana da comunidade, ao mesmo tempo que amplifica suas vozes para além daquele território.


Impresso | E-book

HAROLDO DE CAMPOS

para sempre

Lucia Santaella

Haroldo de Campos, professor, poeta, tradutor, nasceu em 19 de agosto de 1929 e faleceu em 16 de agosto de 2003. A par das criações poéticas e tradutórias, que lhe deram fama internacional, também foi ensaísta, teórico e crítico de excelência impecável, pois, para isso, praticava a imprescindível arte do rigor com incansável obstinação. Sua mente criadora era a de um inquieto, exuberante e infatigável viajante por tempos e espaços, não apenas nos seus escritos, mas também nas inumeráveis viagens que fez a convites internacionais. Segundo Lucia Santaella, que tão brilhantemente o homenageia, se consideramos sua “enteléquia e potência criadora, então plenamente vivas, a pessoa de HdeC foi embora cedo demais, ainda mais cedo porque mantinha projetos e sonhos de continuidade que o destino, aquele que desafia quaisquer poderes, abruptamente interceptou”.


Livro indisponível 

HISTÓRIA E ARTE TECENDO A CULTURA

Antonio Rago Filho (org.)
Claudinei Cassio Rezende (org.)
Vera Lucia Vieira (coord.)

História e arte tecendo a cultura é dedicado à história e à arte, elementos que indubitavelmente tecem a cultura de todos os povos. Os textos nele reunidos debatem de Mario de Andrade ao cinema, passando pela pintura e pela análise do teatro de Shakespeare.