Catálogo


E-book gratuito

VOZES DA AULA

Vida e pandemia

Fernando José de Almeida (org.)
Adriana Reis Paulics
Marcela Gomes Pupatto
Verônica Martins Cannatá

As provocações para a escrita deste livro surgiram, no segundo semestre de 2020, durante disciplina eletiva para os alunos da pós-graduação em Educação: Currículo da PUC-SP, sob responsabilidade do professor Fernando de Almeida. Construído dentro da sala de aula, este livro é mais do que um livro, é um curso que se consubstanciou em textos daquilo que interessava a todos e a cada um dos alunos e do professor. É a descrição do que é o percurso de produção do conhecimento, de modo quase transparente, mostrando um pouco das almas de todos os envolvidos. Uma espécie de raio-x do processo que se passava nas aulas.

Audiobook disponível na íntegra: Audiobook na íntegraCLIQUE AQUI PARA OUVIR


E-book gratuito

#POESIANAPUC V. 2

Educ (org.)

Como parte das atividades do Festival da Cultura da PUC-SP, a Educ – Editora da PUC-SP criou o evento #poesianapuc, em 2018, por meio do qual convidava professores, funcionário, alunos e a comunidade puquiana a postarem poemas autorais, nas redes sociais. Uma iniciativa que buscava mostrar os talentos da nossa comunidade, que, além de estudar, trabalhar, pesquisar, correr pelos corredores da Universidade para cumprir seus horários de aula ou de trabalho, têm tempo e motivação para escreverem belíssimos textos. Em 2019, na sua segunda edição, a Editora novamente disponibiliza os poemas de duas formas. Em e-book, reunindo todos os poemas recebidos pelas redes sociais; e em livro físico, com a seleção de alguns dos poemas, de modo a prestigiar os autores que poetizaram mais uma vez a nossa PUC-SP!


Impressão sob demanda

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

José Geraldo Silveira Bueno (org.)
Katya Mitsuko Zuquim Braghini (org.)
Kazumi Munakata (org.)
Silvia Marcia Ferreira Meletti (org.)
Tatiana Fulas (org.)

O livro, "A produção do conhecimento no campo da educação especial", apresenta o trabalho conjunto de grupos de pesquisa, sociólogos e historiadores da educação, que, por meio da interlocução interdisciplinar e do debate acadêmico, procurou dar força analítica às investigações nesse campo de pesquisa e criar novos horizontes de investigação. O debate tanto analisou as questões políticas e sociais que visam ampliar as oportunidades educacionais de sujeitos marginalizados socialmente, quanto criticou a característica seletiva da escola brasileira, que, em sua trajetória conservadora, visa à manutenção das condições sociais de dominação.


Impresso | E-book

CIDADE SUSTENTÁVEL

Daniela Campos Libório (org.)

A importância do tema da “cidade sustentável” e de sua abordagem multidisciplinar foi confirmada durante o 1º Enintau (Encontro Internacional de Ambiente Urbano) pela participação dos mais renomados urbanistas, juristas, geógrafos e sociólogos, em mesas de debate realizadas sobre as mais prementes questões urbanas contemporâneas: gestão fundiária, pobreza e criminalidade na cidade, infraestrutura e mobilidade urbana, crescimento das cidades e desenvolvimento sustentável. A qualidade e a profundidade com que esses importantes desafios urbano-ambientais foram tratados resultaram em memorável produção acadêmica aqui registrada e publicada.


Impresso

COISIAS REUNIDAS

Philadelpho Menezes

Ana Aly (ed.)

Philadelpho Menezes chamava sua poética de ‘poesia intersignos’, um outro nome para a poesia montagem caracterizada por especiais intersecções do visual, verbal e sonoro iluminados em faíscas semânticas originais. Com isso se quer dizer que a poesia nasce de achados, de encontros finamente certeiros entre imagem e sonoridade verbal, em condensações muito enxutas. Parecem tiros no alvo acompanhados de uma dose justa e exata de humor. Certamente, trata-se de uma poética que traz marcas de filiação ao modo de fazer da poesia concreta, mas em versões de cunho autoral muito próprio e singular, com um estilo inconfundível.


Impresso

COMUNICAÇÃO E ANTROPOCENO

os desafios do humano

Adriano Messias

O Antropoceno se estende pelos meandros das redes das semioses culturais como um monstro difícil de ser explicado. Por isso, o tema pede uma abordagem que visa à complexidade. Muito oportuna para as áreas das Ciências da Comunicação, da Psicanálise e da Semiótica, esta obra – com suas várias frentes de análise – possui como eixo a presença do Homo sapiens como o ser da linguagem simbólica e causador, desde há milênios, de multiformes antropoviolências marcadas pela intolerância e pela perversão.
A urgência da temática se dá por conta da aceleração dos efeitos negativos propiciados por nossa espécie, o que parece salientar um ponto de não retorno já instaurado na saúde planetária e com o qual a civilização terá de lidar.
As questões, aqui levantadas em três pilares (Antropocenas, O Sujeito no Antropoceno e Antropotécnicas), não têm respostas rápidas, mas, antes de tudo, convidam o leitor a uma postura de responsabilização por partilhar esse orbe com outras bilhões de espécies.


Impresso | E-book gratuito

CONSTRUINDO UMA PSICOLOGIA SOCIAL ÉTICO-POLÍTICA NA TRANSVERSALIDADE TEÓRICA

Maria Cristina G. Vicentin (org.)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (org.)
Suélen Cristina de Miranda (org.)
Karla Rampim Xavier (org.)

Esta coletânea de artigos de docentes e discentes do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP evidencia a perspectiva ético-política, de pluralismo e transversalidade teórico-metodológica que tem orientado a ação do Programa, assim como a aposta na produção conjunta entre docentes e discentes de diferentes núcleos de pesquisa. O conjunto de textos-tema e ressonâncias reitera o sentido do que se entende por uma Psicologia conectada com o seu tempo e com o País, refletindo sobre as desigualdades sociais; as constru-ções identitárias hoje; o debate sobre gênero, raça e etnias; o contexto macro e micropolítico e as exigências de um agir profissional e na pesquisa compromissado ética e politicamente.