Catálogo


Livro indisponível 

HISTÓRIA E ARTE TECENDO A CULTURA

Antonio Rago Filho (org.)
Claudinei Cassio Rezende (org.)
Vera Lucia Vieira (coord.)

História e arte tecendo a cultura é dedicado à história e à arte, elementos que indubitavelmente tecem a cultura de todos os povos. Os textos nele reunidos debatem de Mario de Andrade ao cinema, passando pela pintura e pela análise do teatro de Shakespeare.


Livro indisponível 

HISTÓRIA E LUTAS SOCIAIS

Yuri Martins Fontes (org.)
Patrícia Mechi (org.)
Vera Lucia Vieira (coord.)

Os estudos reunidos em História e lutas sociais: a classe que trabalha em movimento tratam, sobretudo, das questões do choque entre capital e trabalho, abordando um espectro diversificado de movimentos sociais e de reflexões sobre esses sujeitos históricos que ganharam protagonismo desde meados da segunda metade do século passado, quando se torna patente a situação de crise estrutural do sistema – fenômeno que teria por consequência o acirramento da exploração de classes, mecanismo com o que a burguesia busca prolongar a vigência de seus níveis de lucratividade. Propõe-se, pois, com esse contato entre distintos prismas de observação das lutas sociais contemporâneas, enriquecer o debate sobre um tema que se caracteriza por ser fortemente interdisciplinar.


Impresso | E-book

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & REDES SOCIAIS

Lucia Santaella (org.)

A maioria das pessoas não se dá conta de que muitas atividades que realizamos cotidianamente, como uma busca no Google ou uma compra na Amazon, dependem de algoritmos de Inteligência Artificial (IA). Esta se define como uma área da ciência computacional que leva as máquinas a executarem tarefas similares àquelas desempenhadas pela inteligência humana, tais como percepção visual, tomada de decisão, tradução, reconhecimento de voz etc.
De fato, os recursos próprios da IA espraiam-se hoje por uma diversidade de atividades humanas. Os assistentes pessoais inteligentes organizam rotinas, os “automatizadores” de documentos auxiliam em uma variedade de tarefas, softwares analisam comportamentos online, algoritmos são capazes de prever o sucesso de narrativas audiovisuais, softwares avançados voltam-se para o reconhecimento perceptivo, a aprendizagem profunda (deep learning) é capaz de realizar diagnóstico médico e a aprendizagem de máquina (machine learning) pode auxiliar nos tratamentos de saúde; há ainda software para sistemas aéreos autônomos, robôs com cara de gente, que conversam com simpatia. E os avanços não param aí.
Nesse contexto, este livro está dedicado ao exame do papel que a IA vem desempenhando, de modo invisível, mas incisivo, nas redes sociais. Os capítulos procuram estudar o tema sob uma diversidade de facetas, todas elas de grande relevância, pois compreender os efeitos que a IA está produzindo na sociedade está se tornando preocupação crucial para todos que se interessam pelos destinos da vida humana daqui para o futuro.


E-book

LITERATURA JUVENIL DOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO

Ana Margarida Ramos
Diana Navas

Arquitetado e redigido quase todo à distância, este livro resulta de um diálogo de praticamente dois anos entre duas investigadoras e professoras divididas pelo Oceano Atlântico, mas unidas pelo interesse pela literatura juvenil em língua portuguesa, publicada nos últimos anos em Portugal e Brasil. Esta publicação pretende não só dar conta das tendências recentes da literatura juvenil em ambos os países, mas sobretudo proceder a uma leitura comparada das duas produções literárias, chamando a atenção para as afinidades que as caracterizam a partir da análise de obras de alguns dos autores mais relevantes dos dois países. É também propósito deste volume que estas análises possam fomentar as trocas entre ambos os países, mas também um aprofundamento dos estudos comparados, estendendo e ampliando as análises e as propostas de cariz exemplificativo agora avançadas. Vozes consolidadas coabitam com outras mais recentes na tentativa de mapear o estado atual de um universo caleidoscópio cuja leitura merece ser aprofundada.


E-book

NEGROS EM GUAIANASES

Cultura e memória

Sheila Alice Gomes da Silva

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP, com o apoio da Educ – Editora da PUC-SP, apresenta Negros em Guaianases: cultura e memória, de Sheila Alice Gomes da Silva, pesquisa de mestrado concluída em 2016, no programa de estudos pós-graduados de História da PUC-SP, sob a orientação do professor Amailton Azevedo. É uma obra relevante e de interesse para a comunidade acadêmica, em especial para os estudos históricos que dão visibilidade à população negra na construção da sociedade brasileira, e, mais ainda, para os estudos urbanos, pois trata da presença negra em um território importante da cidade, Guaianases, na zona Leste de São Paulo, no período 1930-1960. Entre outras características, esta obra poderá também encorajar outros estudos a ampliarem o conhecimento da construção de nossas cidades. Desde sua participação na construção do Cecafro – Centro de Estudos Africanos e da Diáspora da PUC-SP até o início do seu doutoramento, Sheila construiu uma trajetória acadêmica consistente e de grande potencial, interrompida pelo seu falecimento precoce e inesperado. Esta publicação, sendo assim, enaltece sua memória e traz a homenagem da PUC-SP a esta jovem pesquisadora.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

PESQUISAS EM PSICOLOGIA CLÍNICA

Contexto e desafios

Ida Kublikowski (org.)
Edna Maria Severino Peters Kahhale (org.)
Rosa Maria Tosta (org.)

Produção coletiva dos professores do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP, considerado um dos mais antigos programas de Psicologia Clínica do País, esta obra, com considerável amplitude, contempla as mais diversas perspectivas em Psicologia Clínica – mas sobretudo reflete a sua riqueza e seus dilemas – e o Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC/SP em suas diferentes facetas. A ordem de apresentação dos capítulos não segue nenhum critério teórico e ou metodológico, facultando, ao leitor, escolher a ordem de leitura que lhe convier.


Impresso | E-book

TERRITÓRIOS DO TORCER

Depoimentos de lideranças das torcidas organizadas de futebol

Bernardo Borges Buarque de Hollanda (org.)
José Paulo Florenzano (org.)

O livro Territórios do torcer fará os leitores-torcedores (ou seriam torcedores-leitores?) percorrerem muitos caminhos entrecruzados dentro daquilo que pode ser descrito como universo esportivo popular. E diria, sem exagero, que esse universo é apreendido aqui em camadas sutis em que as retóricas torcedoras alcançam muitas direções, intenções e consequências.