Catálogo


Livro indisponível 

PESQUISA QUALITATIVA NO CONTEXTO DA FAMÍLIA E COMUNIDADE

Experiências, Desafios e Reflexões

Rosa Maria Stefanini de Macedo (org.)
Ida Kublikowski (org.)
Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré (org.)

A obra que aqui se apresenta é uma preciosidade para aqueles que trabalham com famílias e comunidades, no campo da pesquisa e da intervenção em psicologia e áreas afins. Trata-se do produto do trabalho de uma rede de pesquisadoras brasileiras, congregadas no Grupo de Trabalho denominado Família e Comunidade filiado à ANPEPP. É no entorno de ambas as palavras-chave, que compõem o título do livro, que convergem os diferentes interesses de pesquisa dos autores envolvidos, que aceitaram o desafio de refletir sobre os dilemas da produção de conhecimento na área da Psicologia e, em especial, da psicologia da família e da comunidade.

Site para compra do livro: Editora CRV


E-book gratuito

SÃO PAULO: ESCRITA-IMAGEM EM ATRAVESSAMENTO ESTÉTICO-POLÍTICO

São Paulo: The writing-image across aesthetic-political boundaries

Ana Claudia de Oliveira (ed.)
Maria Aparecida Junqueira (ed.)

O e-book busca apreender a inscrição da “cidade periférica” – Grajaú – na cidade de São Paulo, em particular nas suas territorialidades centrais, assim como nas extensas vias de transporte que cruzam esta megalópole. A partir de manifestações estéticas parietais (pixo, pichação, mural, grafite, palavra-imagem, entre tantas mais), artistas intervencionistas urbanos ressignificam centro e periferia, marcando posição e assinatura de territorialidades excluídas, e a construção de uma voz sócio-político-artístico-cultural que quer ser ouvida e se mostrar presente. São esses atravessamentos urbanos que o livro estuda, expressos nas transformações de sentido que a cidade incorpora e pauta à reflexão.


Impressão sob demanda | E-book

SILVIA LANE

Uma obra em movimento

Bader Burihan Sawaia (org.)
Gláucia Tais Purin (org.)

Silvia Lane: uma obra em movimento celebra a memória viva de Silvia Lane.Os(as) autores(as) compartilham os ensinamentos da psicologia social laneana: a inclusão do método dialético e do materialismo histórico rompendo os raciocínios lineares, dicotômicos e deterministas, afirmando a potência dos movimentos coletivos e singulares de transformação; a consideração crítica do contexto sócio-histórico de homens e mulheres; a compreensão de que o sofrimento ético-político é produzido pela desigualdade social; e principalmente que o pesquisador-produto-histórico parte de uma visão comprometida de mundo e de homem, na qual não há possibilidade de se gerar um conhecimento “neutro” nem um conhecimento do outro que não interfira na sua existência, conforme Lane, em “A psicologia social e uma nova concepção para a psicologia”.


Impresso | E-book

TERROR E TRAUMA NA LITERATURA

Do 11 de setembro às marcas na alma

João Paulo Vani (org.)

O processo de construção do texto de João Paulo Vani revela sua forma pragmática de trabalhar. Diante de uma catástrofe que atingiu drasticamente o curso da História, João Paulo enfrentou a tarefa de analisar uma obra do nível de complexidade de Extremely Loud & Incredibly Close (2005) para investigar os sentimentos mais profundos de pessoas afetadas pela tragédia ocorrida em 11 de setembro de 2001: viajou a Nova York com o objetivo de viver um 11 de setembro no local em que o World Trade Center existiu de modo glorioso.
Naquela ocasião, o silêncio total de parentes e amigos das vítimas ao redor do chamado Ground Zero fez João Paulo sentir-se diante de um universo no qual a sensação de impotência preponderava. As pessoas não falavam, apenas choravam. Cada rosto estampava uma série de questionamentos: quais os motivos dos ataques? Como entender uma ação que causou a morte de tantos inocentes?
O romance de Foer aliado à experiência do 11 de setembro em Nova York mostrou a João Paulo que sua tarefa tinha sentido. Ora, a compreensão do Outro era muito necessária, e ele estava disposto a trabalhar para seu texto produzir esse efeito de conscientização do qual o leitor poderá desfrutar na páginas desta obra.


Impresso

VIVER EM ÁREAS DE RISCO

Reflexões sobre vulnerabilidades socioambientais

Mary Jane Paris Spink

Com capítulos temáticos e estudos de caso, este livro aborda a questão das moradias em áreas de risco a partir de diversas óticas, entre elas a controvérsia sobre definições de risco e sua aplicação aos desastres ambientais, a dinâmica perversa da expansão do município de São Paulo e a contraposição entre o direito à moradia e a preservação dos mananciais. Os temas de cunho mais teórico recebem um colorido especial por meio dos estudos de caso, nos quais actantes, humanos e não humanos (como córregos, deslizamentos de terra e obras), assumem prioridade. Embora ancorado em uma abordagem psicossocial construcionista, o livro é transdisciplinar e propicia o diálogo entre pesquisadores, ativistas e cidadãos de distintas procedências teóricas e políticas.


Impresso

COLEÇÃO SAPIENTIA II

GRANDES MESTRES DA PUC-SP

Educ (org.)

Uma história se constrói com muitas histórias. Ao comemorar seus 70 anos, a PUC de São Paulo brinda seus alunos, professores, funcionários e a comunidade científica brasileira com algumas de suas muitas histórias, trazendo a lembrança de alguns de seus notáveis mestres, de memorável e plural sabedoria. A Coleção Sapientia pretende honrar grandes mestres que por aqui passaram, fazendo uma história de enfrentamento e superação dos conflitos e das contradições de seu tempo, fazendo ciência e formando novas gerações que ajudaram a transformar o país e o mundo. Foram eles que ajudaram a construir, ao longo das décadas, o perfil de nossa Universidade, envolvente, sedutora, inovadora, corajosa e profundamente envolvida com as questões do nosso tempo presente, em suas contradições e complexidades.
Na primeira caixa da coleção, lançada em 2016, foram homenageados os professores Flávio di Giorgi, Paulo Freire, Frei Gorgulho, Nadir Gouvêa Kfouri, Silva Lane, Paulo Resende e Mauricio Tragtenbeg.
Nesta segunda caixa, que ora está sendo lançada, serão homenageados os professores Cília Coelho Pereira Leite (Madre Olívia), Joel Martins, Samir Curi Meserani, Franco Montoro, Décio Pignatari, Hermínio Alberto Marques Porto e Marcello Damy de Souza Santos.


Impresso

A FORÇA DA MENTIRA

A grande farsa de Os Protocolos dos Sábios de Sião

Hadassa Bem-Itto (trad.)
Miriam Sanger (trad.)

Hadassa Ben-Itto demonstrou não apenas seu total domínio sobre o tema de Os Protocolos, como também sua habilidade em contar uma história envolvente. Apesar da narrativa basear-se nos registros dos julgamentos que deveriam ter classificado Os Protocolos como uma farsa, não há nada de monótono em seu texto. Ao contrário, ela trouxe à vida os procedimentos judiciais. Você será transportado à corte na qual o julgamento foi conduzido e se sentirá testemunhando naquele que talvez seja um dos mais fascinantes julgamentos já realizados. O fato de que esse embuste se mantenha vivo ainda nos dias de hoje não diminui a conquista de Hadassa. Ela não pode evitar sua republicação, mas faz com que essa mentira seja cada vez mais reconhecida como a farsa que é. Ela merece nossos aplausos.