Catálogo


Impresso

LÍNGUA PORTUGUESA E LUSOFONIA

História, cultura e sociedade

Neusa Barbosa Bastos (org.)

Preservar a língua é preservar a cultura, preservar uma polifonia, a partir das vozes das diversas instituições que falam por meio de discursos de sujeitos com os quais se passa a “conviver”; o angolano, o brasileiro, o moçambicano, o português se tornam um mosaico de vozes que interagem no mundo globalizado, buscando preservar as identidades e as diferenças, não as anulando pela imposição da cultura do mais forte.


Impresso

MAURICIO TRAGTENBERG

Autogestão social e pedagógica

Antonio José Romera Valverde
Rodolfo Machado

Mauricio Tragtenberg nasceu durante a crise mundial do capitalismo de 1929, em 4 de novembro, na cidade de Erexim/RS, e faleceu em 16 de novembro de 1998, aos 69 anos. Passados 18 anos de sua ausência-presença encantada, os legados intelectuais e afetivos permanecem: inteligência sempre demonstrada na rapidez de raciocínio lúcido e perspectivo; análises críticas profundas; ironia; irreverência diante dos fisiologismos políticos e acadêmicos e, sobretudo, perspicácia na labuta diária do milenar exercício do


Impresso

MEMÓRIAS DA IGREJA DE SÃO PAULO

Homenagem ao Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo emérito de São Paulo, no seu jubileu áureo episcopal, 1966-2016

Valeriano dos Santos Costa (org.)

Há excelentes publicações sobre a atuação de Dom Paulo Evaristo Arns nos anos de ditadura militar no Brasil. Este livro, no entanto, focaliza Dom Paulo como frei, bispo, arcebispo, cardeal e Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Os textos mostram que Dom Paulo também “alimentou-se” dos Evangelhos, mantendo sempre uma fé inabalável em Jesus Cristo. Ler Memórias da Igreja de São Paulo recupera, para muitos leitores, uma história de vida em parte conhecida e, para outros que não o conheceram, permite descobrir um homem que dedicou anos de sua vida à cidade de São Paulo, com gestos de amor pelas pessoas, em busca de viver como São Francisco viveu.


Impresso

MISERICÓRDIA E VIDA ACADÊMICA

Jarbas Vargas Nascimento (org.)

Em 11 de abril de 2015, o Papa Francisco anunciou a toda a Igreja, Comunidade de Fé, o Ano Extraordinário da Misericórdia, convocando os católicos do mundo inteiro a serem misericordiosos como o Pai. A decisão de refletir sobre a Bula papal moveu os professores, autores deste livro, a buscarem fundamentos nesse documento, que mobiliza, em seu corpo, uma série de orientações, que consideramos indicadoras das ações que podem integrar a misericórdia às atividades acadêmico-pedagógicas na Universidade. De modo prático, podemos dizer que falar de misericórdia, no espaço acadêmico, requer que se fale do caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.


Impresso

NADIR GOUVÊA KFOURI

Uma mulher à frente de seu tempo

Mariangela Belfiore Wanderley
Maria Carmelita Yazbek

A vida de Nadir Gouvêa Kfouri - a primeira mulher no mundo a ser reitora de uma universidade católica - se entrelaça à história do Serviço Social e da educação superior de nosso país. Dona Nadir, como era carinhosamente chamada por seus alunos, nasceu em Avaré em 19 de dezembro de 1913, numa família de origem libanesa de seis filhos, e faleceu com a idade de 97 anos, no dia 13 de setembro de 2011. Como educadora participou da formação de grande parte dos professores de Serviço Social que hoje ainda integra o corpo docente da PUC-SP. A grande lição que deixou a todos foi sua própria vida dotada do sentido do trabalho educativo, da justiça e da democracia. Mulher de vontade, que amou a juventude buscando entender suas aspirações.


Impresso

ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

Associações e Fundações. Constituição, funcionamento e remuneração de dirigentes

Airton Grazzioli
José Eduardo Sabo Paes
Marcelo Henrique dos Santos
José Antonio de França

A experiência profissional e acadêmica diferenciada dos autores sobre o Terceiro Setor e as Organizações da Sociedade Civil, dentre elas as Fundações e as Associações, é retratada em Associações e Fundações..., propiciando relevante material de pesquisa a todos que vivem o dia a dia das entidades que compõem a sociedade civil organizada. Fundamentado nas recentes e inovadoras leis a respeito da matéria, o texto debate questões fundamentais para o Terceiro Setor, dentre elas a forma de criação, de funcionamento, de remuneração da alta administração e aspectos contábeis das Organizações.


Impresso | E-book

PARTIDOS POLÍTICOS E DISPUTA ELEITORAL NO BRASIL

Pedro Fassoni Arruda

O livro Partidos políticos e disputa eleitoral no Brasil é o resultado de uma pesquisa que tem como objetivo reconstruir criticamente os acontecimentos políticos cruciais do final dos governos de caráter bonapartista. Para tal, refaz o percurso do coup de main da burguesia, diante das possibilidades de aprofundar um projeto de governo fundado sobre uma perspectiva nacional-desenvolvimentista com ampla participação popular. Abre a possibilidade para reflexões que vão muito além do tema da transição democrática dos governos ditatoriais para os da legalidade democrático-burguesa. Proporciona-nos refletir sobre a situação atual do movimento operário e popular, nos impasses em que vive o projeto do socialismo e nas tarefas que têm pela frente os que desejam que a transição democrática se complete na perspectiva do socialismo.