Catálogo


Livro indisponível 

ENSINO DE HISTÓRIA

Revisão urgente

Conceição Cabrini
Helenice Ciampi
Maria do Pilar de Araújo Vieira
Maria do Rosário da Cunha Peixoto
Vavy Pacheco Borges

Dirigido a professores de História do ensino fundamental, este livro é um convite à reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem na área e sobre as concepções de História que aí vão incorporadas. Com base na experiência docente das autoras, há propostas e sugestões concretas, buscando recuperar o papel, o sentido e os objetivos do conhecimento histórico ensinado no primeiro e segundo graus.


Livro indisponível 

EPISTEMOLOGIA E MÉTODO NA OBRA DE C. G. JUNG

Eloisa M. D. Penna

O que nós clínicos fazíamos, de um certo modo intuitivo, na Universidade, mostrava grandes desafios. Qual é o método junguiano? Isto é, há um método junguiano? Como orientar nossos alunos em suas pesquisas sem a forma mais objetiva e descritiva de um método? Aqui está o valor deste livro e de sua autora. Eloisa Penna, há anos lecionando na PUC-SP, onde há uma equipe de professores que seguem a orientação da psicologia analítica, fornece uma base epistemológica segura para todos ao refletir sobre essas questões e extrair da obra junguiana os princípios básicos que podem guiar um trabalho acadêmico. É uma obra original e bastante elogiada internacionalmente.
Finalista no concurso ao Prêmio Jabuti 2014


Impresso

MERCOSUL A UNASUL

Avanços do processo de integração

Regina Maria A. Fonseca Gadelha (org.)

Há futuro para o pequeno bloco do Mercosul? Resistirá ao projeto mais amplo da Unasul, que corresponde a interesses de distintas ambições dos países que compõem o grande e diverso continente americano? Sobreviverá às investidas dos países centrais e em que medida esse futuro corresponde aos anseios das populações envolvidas? Bilíngue, este livro reúne contribuições interdisciplinares nas áreas das ciências sociais e humanas, distribuídas em 28 capítulos. Seus autores não apresentam respostas, mas problematizam as dimensões geopolíticas, econômicas, sociológicas e institucionais da integração, buscando contribuir ao debate de instigantes dimensões acerca das possibilidades de uma que amplie o diálogo entre países e povos da América Latina.


Impresso

POLÍTICA E DESUMANIZAÇÃO

Aproximações entre Agamben e a psicanálise

Marcus Cesar Ricci Teshainer

Política e desumanização... é um efeito pós Homo Sacer I, no Brasil, que despertou alguns pesquisadores e intelectuais brasileiros para a realização de estudos sobre a obra de Giorgio Agamben, a fim de debater com o pensador italiano a partir de seus pressupostos e suas proposições mais originais. Trabalho extenso e contínuo que a obra de um grande autor exige e que foi assumido por Marcus Teshainer como necessário. Os estudos de Teshainer no campo do direito e sobre a obra de Michel Foucault foram não só fundamentais em sua pesquisa e em suas reflexões, como lhe conferiram uma posição adiantada sobre determinados pressupostos inultrapassáveis da obra de Agamben, que um leitor competente não pode ignorar. Além disso, o autor convoca uma tradição de pensamento e práxis psicanalíticos, que restauram a posição do sujeito no campo do desejo – e não do direito, não como dever, não como injunção – e convoca a psicanálise como apoio no debate sobre o estatuto das representações em torno do sujeito (humano?) do desejo.


Impresso

A ESTÉTICA ENTRE SABERES ANTIGOS E MODERNOS NA NUOVA SCIENZA, DE GIAMBATTISTA VICO

José Expedito Passos Lima

Com altura intelectual notável, densidade teórica exemplar, fundado em atualíssima pesquisa bibliográfica, José Expedito Passos Lima estuda, no detalhe, o pensamento do filósofo italiano Giambattista Vico, em "A Estética entre os saberes antigos e modernos na 'Nuova Scienza', de Giambattista Vico". No fluxo da fina reflexão, elaborada e exposta com clareza e síntese ao longo de todo o livro, cuida de não dissociar a Estética da complexa concepção de nuova scienza, contida na obra máxima, Nuova Scienza, e, no mesmo passo, sem deixar de traçar os elos da discussão acerca desse plano da Filosofia em textos menos conhecidos do napolitano. Mas, ao adentrar com maestria o intrincado pensamento viquiano, analisa as interpretações herdadas de Benedetto Croce e de pesquisadores contemporâneos, de alguma forma ainda alinhados pelo filósofo do espírito, como Battistini, Patella, Amoroso. O resultado é o ato de dimensionar na medida correta o lugar da Estética na obra viquiana, nem como disciplina autônoma, nem como interesse central dessa verdadeira enciclopédia moderna, construída sob o arco da cultura barroca e da matematização da ciência da natureza, em curso desde o lançamento da filosofia de Descartes, e de par com as vicissitudes da vida civil apresentadas pelo cotidiano da cidade de Nápoles.


Impresso

APRENDENDO A CONVIVER

As regras na brincadeira de faz de conta

Karen Ambra

Karen Ambra nos brinda com um trabalho instigante, motivante e desafiador, que parte da concepção de desenvolvimento integral da criança, dentro de uma visão sócio-histórica, privilegiando o aluno como um ser ativo no processo de aquisição dos conhecimentos, descobrindo no jogo as possibilidades pedagógicas que podem auxiliar nessa construção. Suas observações empíricas levaram-na a realizar uma pesquisa científica na qual estudou atentamente o faz de conta, mais especificamente a brincadeira de escolinha entre crianças de seis anos, escolha feita a partir dos seus contextos. Verificou que nessa brincadeira elas aprendem diferentes papéis e com isso conseguem desenvolver comportamentos de respeito, de interação, de observação de regras e de cooperação, não apresentados durante outras situações. Ler este trabalho é ir para além do imaginário infantil; é compreender, valorizar e significar o lúdico, é perceber seu real valor no trabalho pedagógico.


Livro indisponível 

ATIVIDADE DE LINGUAGEM, TEXTOS E DISCURSOS

Por um interacionismo sociodiscursivo

Jean-Paul Bronckart
Anna Rachel Machado (trad.)
Péricles Cunha (trad.)

No quadro teórico do interacionismo social, o autor delineia os caminhos para um interacionismo sociodiscursivo a partir da análise de 120 exemplos de textos autênticos. Os textos são apresentados como produções sociais no âmbito de uma linguagem entendida como atividade entre sujeitos.