Catálogo


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A IMPLANTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL DO SÉCULO XVI

Um percurso historiográfico

Nancy dos Santos Casagrande

Tendo como base as abordagens da historiografia Linguística, a autora mostra a implementação do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, no século XVI, buscando determinar a política linguística da metrópole em relação à colônia. A análise revela o desenvolvimento de um método próprio para o ensino da Língua Portuguesa, diferente daquele utilizado na metrópole. Este estudo foi feito a partir de fontes primárias, como as gramáticas de Fernão de Oliveira e João de Barros, e as cartas dos padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Dessa forma, a autora desenvolve uma pesquisa de doutorado destinada à reconstrução de nosso passado intelectual, através da trajetória da implantação de nossa língua.


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AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM DEBATE

Experiências no Brasil e na França

Fernando José de Almeida (org.)

Este livro expõe as discussões realizadas no I Colóquio Brasil-França de Avaliação sobre os diversos experimentos educacionais feitos em ambos os países. Os debates propostos abordam, por um lado, a avaliação feita pelo governo francês, e também sua contribuição para a Comunidade Europeia. Por outro lado, analisam as experiências brasileiras nas práticas escolares, refletindo sobre os avanços e as necessidades dessa área. Os autores expõem em seus textos as ideias e os resultados das práticas em diferentes áreas da avaliação, englobando o sistema educacional francês, os modelos de avaliação nas universidades brasileiras, as avaliações de projetos pedagógicos e ambientes virtuais, entre outros.


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DISCURSOS GEOPOLÍTICOS DA MÍDIA

Jornalismo e imaginário internacional na América Latina

Margarethe Born Steinberger-Elias

É estratégico o papel das mídias jornalísticas na formação de um imaginário social-popular capaz de reconhecer qual é o lugar da América Latina hoje no espaço internacional. Em pleno século XXI, nosso subcontinente ainda constrói práticas socioinformativas a partir de um imaginário colonialista. Este livro trata dessa relação, entre mídia e geopolítica, aceitando o desafio de refletir sobre como os discursos jornalísticos interferem na produção social dos imaginários geopolíticos na América Latina.


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EÇA & MACHADO

Beatriz Berrini (org.)

O livro é resultado do I Simpósio Internacional Eça & Machado, realizado em 2003 pela PUC-SP e Unicamp. A aproximação entre esses dois grandes ficcionistas da língua portuguesa teve início quando Eça de Queiroz publicou seus primeiros romances, sobre os quais Machado de Assis redigiu uma crítica. A partir desse acontecimento, o autor português tenta aproximar-se do romancista brasileiro. O simpósio celebrou os dois autores em conjunto, e também abriu espaço para análises de temas menos trabalhados de Eça de Queiroz e Machado de Assis: os textos jornalísticos, crônicas, ficção face à história, a batalha do Realismo, entre outros. Também fez parte deste evento uma homenagem ao Prof. Antonio Candido, cujas palavras compõem a Apresentação do livro.


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EDUCAÇÃO E MÍDIAS INTERATIVAS

Formando professores

Marina Graziela Feldmann (org.)

Esta obra traz ao público o resultado de um programa elaborado e desenvolvido pela PUC-SP juntamente com a USP, UNESP e Secretaria do Estado da Educação. Este programa, inspirado em um projeto inovador de formação de professores primários, organizou ambientes de aprendizagem através de tecnologias inovadoras. Contemplando professores com atividades que combinam ações presenciais e a distância, o PEC (Programa de Educação Continuada) procura fornecer formação superior para os docentes inscritos, abrangendo áreas de gestão, informática e conteúdos específicos de diferentes disciplinas.


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ENTRE O MAR E A MATA: A MEMÓRIA AFRO-BRASILEIRA

São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba

Márcia Merlo

Este livro trata da contribuição afro-brasileira ao universo caiçara de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, sendo produto da tese de doutorado da autora. É um trabalho inédito, pois o caiçara foi pensado na maioria das vezes como uma categoria que foi influenciada somente pelas populações indígenas e se reconhece como descendentes de europeus. A autora saiu à procura dos afrodescendentes em Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Mais do que encontrar o lado negro do caiçara, encontrou remanescentes de comunidades de quilombos: Caçandoca e Camburi. No momento em que as terras destes afrodescendentes estão colocadas em jogo, inclusive com a necessidade da presença do Estado para a manutenção da terra dessa gente, esta obra deverá ser lida por todos que se interessam pelas questões referentes às populações afrodescendentes; pela especulação imobiliária pela posse da terra; pela relação complicada entre a política ambientalista, a indústria do turismo, a pesca como uma atividade de subsistência e a pesca industrial-predatória.


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ESP IN BRAZIL

25 years of evolution and reflection

Maria Antonieta Alba Celani
A. T. Deyes
J. L. Holmes
M. R. Scott

Este livro olha retrospectivamente para o período 1980-1989 e reflete sobre o que caracteriza o projeto nacional brasileiro, tentando entender qual é o legado do projeto para o desenvolvimento do ensino de ESP e da língua inglesa em geral.