Catálogo


Livro indisponível 

ESTUDOS DO SERVIÇO SOCIAL BRASIL E PORTUGAL II

Ursula Margarida S. Karsch (org.)

O segundo volume de Estudos do Serviço Social Brasil e Portugal, feito a partir de uma cooperação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP e do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, estuda a realidade política, social e econômica de ambos os países. Esta coletânea traz textos que dialogam com a produção portuguesa, além de textos que retomam os principais aspectos das teses de doutorado de cinco autores. É dada ênfase no processo de trabalho do serviço social no contexto das relações entre Estado, sociedade e mercado na contemporaneidade, traçando um paralelo entre as realidades dos dois países.


Impresso

GOVERNOS SUBNACIONAIS E SOCIEDADE CIVIL

Integração regional e Mercosul

Luiz Eduardo W. Wanderley (org.)
Tullo Vigevani (org.)

Neste livro, são discutidas as dimensões teórico-analíticas exploradas pelas reflexões dos autores, contemplando o processo histórico de constituição de propostas para a integração regional latino-americana, a conceituação de governo subnacional, os dilemas do federalismo, o significado da gestão pública democrática e a amplitude delimitadora de sociedade civil. São trazidos à luz certos passos concretos perseguidos por atores importantes, como uma escolha que recaiu em segmentos do empresariado e dos trabalhadores. Busca-se, assim, compreender as motivações para a integração regional, particularmente no Mercosul e para a ação internacional. Os capítulos interpretam histórica, política, teórica, econômica e sociologicamente esses processos.


Livro indisponível 

HAHNEMANN: UM MÉDICO DE SEU TEMPO

Articulação da doutrina homeopática como possibilidade da medicina do século XVIII

Silvia Irene Waisse de Priven

Neste trabalho, a vida do médico Hahnemann e o surgimento da homeopatia foram analisados na sua inserção nos ambientes geográfico, histórico, político, social e cultural em que se encontravam nos conturbados anos do século XVIII. O livro mostra, com base na vasta bibliografia consultada, a contribuição de Hahnemann para a medicina moderna, tendo ele se autoafirmado como criador original de conceitos e métodos. Além disso, a autora analisa o próprio médico, destacando a autoexperimentação que fazia com algumas substâncias. Através dos estudos de Hahnemann, é possível perceber que ele se afastou da “estrada oficial” da Medicina de seu tempo pela ressignificação dos conceitos preexistentes e a nova interpretação dos fenômenos.


Livro indisponível 

HEXÁPOLIS

Desigualdades e rupturas sociais em metrópoles contemporâneas: São Paulo, Paris, Nova Iorque, Varsóvia, Abidjan, Antananarivo

Maura Pardini Bicudo Véras (ed. e org.)

O livro é fruto da exposição de pesquisadores brasileiros e estrangeiros feita durante o Colóquio Internacional Hexapolis II. O evento, organizado por Maura Pardini Bicudo Véras em 2001, apresentou as pesquisas efetuadas nos últimos anos em cada país sobre a pobreza, exclusão social, redes sociais e familiares, saúde, alteridade em suas metrópoles. A cooperação internacional, feita através do Acordo Capes-Cofecub, possibilitou o debate comparativo dos pesquisadores sobre as seis metrópoles. Dessa forma, os textos reproduzem essa discussão em torno das desigualdades e rupturas sociais nos seis países - Brasil, França, Estados Unidos, Polônia, Costa do Marfim e Madagascar.


Impresso

JOGANDO E APRENDENDO A JOGAR

Funcionamento cognitivo de crianças com história de insucesso escolar

Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro

Neste trabalho, a autora recorre a um jogo e a um conjunto especial de procedimentos de intervenção e observação das condutas de crianças de segunda a terceira séries com queixas de aprendizagem. Além de seu imenso valor didático e clínico, a pesquisa é realizada em uma perspectiva científica, organizado em fase de pré-teste, intervenção e pós-teste.


Impresso

O DRAMA DA VIDA COTIDIANA

Karl E. Scheibe

Este livro, originalmente publicado pela Universidade de Harvard, faz uma análise da sociedade a partir da perspectiva do autor, Karl E. Scheibe, que vê o dia a dia como um drama. Ele cita Chico Buarque: “Eu hoje fiz um samba bem pra frente, dizendo o que realmente é que eu acho”. É assim que o autor encara também este livro, estabelecendo sua posição dentro desta abordagem inusitada da psicologia, oferecendo perspectivas provocantes. Scheibe analisa os mais diversos aspectos que influenciam o cotidiano, como esquizofrenia, a jogatina, sexo, indiferença, com um texto acessível, mas eficaz. Assim, ele faz com que a psicologia entre em contato com a vida complexa que a maioria das pessoas vive em silêncio.


Livro indisponível 

O EFEITO DA SUBMISSÃO A ESTRESSORES CRÔNICOS E MODERADOS

Cassia R. C. Thomas

O estudo feito nesta obra faz parte de uma área de extrema importância na psicologia: a análise das psicopatologias, realizada através de investigações com animais em laboratório. Aqui, a autora estuda o fenômeno da depressão através de um modelo experimental engenhoso, que revela como se instala a anedonia, a modificação pela qual o organismo passa e se torna incapaz de ser controlado por eventos que anteriormente mantinham seu comportamento. Através desse modelo, também é possível apresentar propostas comportamentais que, sem a utilização de medicamentos, revertem o quadro depressivo a um funcionamento bem adaptado.