Catálogo


Livro indisponível 

A FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NO PREISSCHRIFT DE KANT

Um estudo sobre as interpretações de Parsons e Hintikka

Ernesto Maria Giusti

O autor defende, muito apropriadamente, que não há uma continuidade de teses, mas, tão-somente, de problemas entre o que diz Kant acerca da matemática em 1764 e depois de 1781, contrariando Parsons e Hintikka, que defendem que a filosofia da matemática kantiana não sofreu modificações significativas na passagem do período pré-crítico ao crítico. Ao fazê-lo, Ernesto Giusti coloca em xeque a coerência interna das próprias interpretações de Parsons e Hintikka.


Livro indisponível 

A PERDA DO SEIO

Um trabalho psicanalítico institucional com mulheres com câncer de mama

Rubia Nascimento Zucchin

Realizando um trabalho de campo em hospital com algumas mulheres por ocasião do diagnóstico de câncer de mama com indicação de mastectomia, a autora relata seu comovente trajeto. Manejando com precisão os conceitos, ouvindo pacientes e médicos, seu trabalho revela-se contribuição importante para todos os envolvidos no doloroso evento de um câncer de mama, inclusive o psicanalista, cuja atuação vem revelando papel relevante nesse terrível momento.


Livro indisponível 

AFRO-DESCENDENTE

Identidade em construção

Ricardo Franklin Ferreira

O autor sugere uma dinâmica processual própria na construção da identidade pessoal do negro, marcada por quatro estados: submissão, impacto, militância, articulação. A ficção de democracia racial, reforçada pela escola, pode instaurar no negro uma autoimagem negativa, cuja revisão virá na militância e articulação com movimentos sociais.


Livro indisponível 

CONCEITOS E FONTES DO TRATADO DA ESFERA EM FORMA DE DIÁLOGO ATRIBUÍDO A JOÃO DE CASTRO

Walmir Thomazi Cardoso

Nesta obra, o autor questiona a autoria do Tratado da esfera em forma de diálogo, um tratado de cosmografia manuscrito e anônimo, escrito em português, provavelmente entre os séculos XVI e XVII, atribuído a João de Castro. Para tanto, vale-se de cuidadosa comparação entre a obra e trabalhos contemporâneos ou anteriores, na tentativa de traçar as origens das suas principais ideias.


Livro indisponível 

CONVIVENDO COM GUIMARÃES ROSA

Grande sertão: veredas

Beatriz Berrini (org.)

Caixa com 11 fascículos, além de um fascículo de apresentação da organizadora.
Esta coletânea relata a história de múltiplos encontros e convivências com Grande sertão: veredas. Reúne artigos reveladores das paixões e dos pensamentos de jovens autores, mestrandos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, sobre essa obra de Guimarães Rosa, que tanto interesse despertou entre críticos e historiadores da literatura, incapazes de permanecer calados diante de um dos mais apaixonantes romances brasileiros.


Impressão sob demanda | E-book

CULTURA ACÚSTICA E LETRAMENTO EM MOÇAMBIQUE

Em busca de fundamentos antropológicos para uma educação intercultural

José de Sousa Miguel Lopes

As questões de escolarização e de letramento que afetam o povo de Moçambique envolvem os decisivos problemas que a modernidade impôs aos povos da periferia do mundo ocidental e cristão; portanto, a nós brasileiros também. O autor nos incita a pensar que não há uma linha reta a unir a difusão da leitura e escrita em sociedades como a moçambicana e a partilha universal dos benefícios das culturas urbanas e tecnológicas.


Livro indisponível 

DASEINSANALYSE E ESQUIZOFRENIA

Um estudo na obra de Medard Boss

Ida Elizabeth Cardinalli

Nesta obra, a autora realiza a possibilidade de aproximação com o pensamento de Medard Boss, profundamente influenciado por Martin Heidegger, assim como de sua compreensão da doença, em especial a esquizofrenia. Ida Elizabeth Cardinalli realiza este trabalho percorrendo o caminho fenomenológico, priorizando o esclarecimento da experiência do existir esquizofrênico.