Catálogo


Livro indisponível 

O GOSTO DA GENTE, O GOSTO DAS COISAS

Abordagem semiótica

Eric Landowski (ed.)
José Luiz Fiorin (ed.)

O gosto não é uma realidade abstrata que se situa numa esfera intelectual reservada a um pequeno número de especialistas. Ao contrário, ele faz parte dos fenômenos mais óbvios da prática cotidiana. É experimentado, partilhado, discutido por todas as partes – malgrado o conhecido adágio – e dá lugar a classificações, prescrições, julgamentos, confissões e confrontações inesgotáveis, quer se trate do gosto das coisas (do sabor, “bom ou ruim”, delas) quer do gosto (“bom ou mau”) da gente, isto é, dos critérios de avaliação empregados para gostar disso ou daquilo.


Livro indisponível 

O USO DO CLICK FILTRADO EM 1000 HZ NO DIAGNÓSTICO OTONEUROLÓGICO

Alessandra Celani Ejnisman

A autora analisa casos clínicos, comprovando a eficiência e a importância da utilização do click filtrado em 1000 Hz e indica uma nova possibilidade clínica: a utilização de estímulos em frequências específicas no diagnóstico das patologias auditivas por meio dos potenciais evocados acusticamente do tronco cerebral.


Livro indisponível 

PARA QUE SERVE A ESCRITA?

Maria Inês de Almeida (org.)

Ainda assim, escrevemos. Sempre, e cada vez mais, fazendo livros, mesmo agora que os meios audiovisuais, na sua onipresença, garantem às palavras uma comunicabilidade que talvez levasse a prescindir da velha escrita sobre o papel. Mesmo para especialistas, é oportuno observar essa espécie de caleidoscópio, em que diferentes profissões, nos seus variados fazeres escriturais, oferecem uma multiplicidade de pinceladas, capazes, não de responder, mas de provocar perguntas sobre as funções da escrita.


Livro indisponível 

POLÍTICAS DE EMPREGO, POLÍTICAS DE POPULAÇÃO E DIREITOS SOCIAIS

Lucia Maria Machado Bógus (org.)
Ana Yara Paulino (org.)

Diante das propostas governamentais de reformas estruturais na sociedade brasileira, como se configuram as tendências relativas ao mercado de trabalho, emprego, migrações, população, planejamento familiar e a regulamentação/desregulamentação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras? Esta publicação vem preencher uma lacuna na literatura sociológica, jurídica e econômica que tematiza essas questões.


Livro indisponível 

PRESSÃO AFETIVA & AQUECIMENTO INTELECTUAL

Cartas de Antônio de Alcântara Machado a Prudente de Moraes, neto (1925-1932)

Cecília de Lara (org.)

Escritas, em sua maioria, entre 1926 e 1929, essas cartas testemunham anos produtivos da curta trajetória de seu autor como pessoa e como escritor, cobrindo, ainda, boa parte dos anos 1920, período de importância fundamental na definição do modernismo.


Livro indisponível 

UNIVERSIDADE E COMPROMISSO SOCIAL

A experiência da Reforma da PUC de São Paulo

José M. Nagamine

A leitura deste livro produzirá, mesmo no leitor não muito familiarizado com a trajetória da PUC-SP, uma impressão bastante viva da presença marcante dessa instituição, nas décadas de 1970 e 1980, na história da universidade brasileira.


Livro indisponível 

UTOPIA, UTOPIAS

Visitando poemas de Gonçalves Dias e Manuel Bandeira

Beatriz Berrini

Fruto de anos de pesquisa, esta obra retoma algumas utopias – o mito da Atlântida divulgado por Platão, o Éden bíblico, o Eldorado e as Amazonas, o Paititi ... – para, em seguida, analisar a “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, e “Vou-me embora pra Pasárgada”, de Manuel Bandeira.