Catálogo


Livro indisponível 

VITRINAS

Acidentes estéticos na cotidianidade

Ana Claudia de Oliveira

Este livro aborda a vitrina, interessando-se prioritariamente pelo que ela instaura entre os dois sujeitos do querer – o comprador, de um lado, e o comerciante de outro. Os semioticistas visualistas, os designers e os especialistas das identidades visuais de arranjos comerciais se beneficiarão das preciosas sugestões quanto aos procedimentos de descrição para constituição de uma vitrina como texto.


Livro indisponível 

A INVENÇÃO DO EROTISMO

Tristão e Isolda e as trovas corteses

Marisa Mikahil Boccalato

Ao eleger o universo narrativo de Tristão e Isolda, sem autor, sem data, sem local precisos, para averiguar o surgimento do erotismo, a autora também elege o imaginário coletivo e anônimo de uma época limítrofe da cultura ocidental, em que diversos elementos que viriam a percorrer o curso da modernidade têm nascimento. O imaginário em questão é o da invenção desse erotismo, envolto no véu do sentimento, dentro do que ficou conhecido como o “amor cortês”.


Livro indisponível 

AÇÃO, SUSPENSE, EMOÇÃO

Literatura e cultura de massa no Brasil

Silvia Helena Simões Borelli

Relacionando livros, autores e mercado editorial, Silvia Helena Simões Borelli se propõe a refletir sobre as articulações que se estabelecem entre dimensões populares, massivas e eruditas nos campos da literatura e cultura contemporâneas, analisando folhetins, contos, crônicas, romances, peritextualidades e gêneros ficcionais. Um livro fundamental para o estudo do livro, da leitura e do mercado editorial no Brasil.


Livro indisponível 

ALGORITMOS

Dirceu Douglas Salvetti
Lisbete Madsen Barbosa

O texto deste livro é resultado das notas de aulas de Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos (PDA) ministrado nos últimos seis anos na primeira série do curso Ciência da Computação da PUC-SP.


Livro indisponível 

ANALÍTICA DO SENTIDO

Uma aproximação e interpretação do real de orientação fenomenológica

Dulce Mara Critelli

A fenomenologia, ou questionamento do ser, não nasceu como um método rigoroso com procedimentos e instrumentais definidos, mas diluída nas obras de pensadores como Husserl, Merleau-Ponty, Ricoeur, Heidgger e Arendt. Neste trabalho, a autora reúne, de forma clara e concisa, os conceitos que fundamentam o modo fenomenológico de ver, compreender e dizer, isto é, seu caminho de conhecimento. Contrapõe ainda a discussão essencial sobre a questão de ser à ótica metafísica de nossa tradição ocidental, descrevendo a diferença epistemológica inaugurada no saber humano pela fenomenologia existencial.


Livro indisponível 

AVENIDA PAULISTA

Imagens da metrópole

Maria Margarida Cavalcanti Limena

Desde sua inauguração, no século XIX, a Avenida Paulista tem sido o lugar de onde se quer ver São Paulo, o espaço que o turista quer visitar, o espelho em que a megalópole prefere mirar-se. É esse símbolo– retrato, miniatura – que a autora toma como objeto de reflexão: a história da avenida, a resistência aos projetos contraditórios de suas elites, o lugar dos grandes conflitos e das grandes esperanças.


Livro indisponível 

EUGÊNIO GUDIN

Capitalismo e neoliberalismo

Maria Angélica Borges

Ao examinar o pensamento de Eugênio Gudin sob o crivo da crítica da economia política, a autora oferece uma radiografia do liberalismo na versão cabocla. É difícil não se deixar impressionar pela atualidade de seu ideário liberal. Mas, ao mesmo tempo, é impossível não registrar a repetição dos temas e das soluções, frutos da aversão ao caráter histórico do capitalismo e à correspondente necessidade de reafirmar a cada passo o seu caráter natural.