Catálogo


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HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

Pesquisa, formação e ensino

Regina Helena de Freitas Campos (org.)

Esta Coletânea resultou das atividades do Grupo de Trabalho em História da Psicologia, instituído por ocasião do VI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, realizado em Teresópolis, Rio de Janeiro, em maio de 1966. A publicação reúne os trabalhos dos primeiros participantes do Grupo, pesquisadores e professores em diversas universidades brasileiras na área da história da psicologia, e a contribuição do professor Josef Brožek, da Universidade de Lehigh, EUA, convidado especial dessa primeira reunião.


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INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE PROBABILIDADE

Uma visão frequentista

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho

A autora compara uma situação brasileira de ensino e uma francesa com o objetivo de mostrar as vantagens da utilização de uma visão frequentista para o ensino dos primeiros conceitos de probabilidade. Obra oportuna e original. Oportuna porque cresce, hoje, no Brasil, a consciência de que o letramento de um cidadão deve incluir uma espécie de “alfabetização matemática”, além da alfabetização linguística. Original porque introduz, no contexto da discussão sobre ensino da matemática, o ensino de 2º grau e o ensino não especializado.


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MAPA DA EXCLUSÃO/INCLUSÃO SOCIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO

Aldaíza de Oliveira Sposati (coord.)

Pesquisa realizada pelo núcleo de seguridade e assistência social da PUC-SP, este livro mostra índices de exclusão social por distrito e de discrepância entre distritos, considerados: autonomia, qualidade de vida, desenvolvimento humano e equidade. A coleta de dados contou com pesquisadores qualificados e agentes populares especificamente preparados.


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O DISCURSO DA VIOLÊNCIA

As marcas da oralidade no jornalismo popular

Ana Rosa Ferreira Dias

Um estudo sobre as formas como a violência é veiculada pela mídia, mais especificamente, pela imprensa; a maneira como o jornal manipula, nas palavras, a “mensagem da violência” para seus leitores e a eficiência dessa intermediação entre acontecimento e público-alvo. Estes são os temas desta obra, cuja leitura nos deixa o sentimento agradável de renovação da pesquisa linguística.


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O VALOR CLÍNICO DO DEDO EM BAIONETA

Maria Cristina Pitta Salum Fontana

Correlacionando o “dedo em baioneta” com os dados do exame clínico-neuropsiquiátrico e a avaliação psicológica, a autora visa apurar a presença de um processo encefalopático no passado remoto do paciente, que explique a sintomatologia psíquica e de conduta manifestada no momento ou desde o acontecimento clínico na primeira infância. Com rigor clínico-científico e pesquisa percuciente, constitui valiosa contribuição médico-psiquiátrica e médico-psicológica.


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PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

Uma abordagem para o ensino de língua materna

Sueli Cristina Marquesi (org.)

Não é pela quantidade de leituras e redações que o aluno chega a desenvolver habilidades textuais.
O grupo de trabalho sobre português instrumental da PUC-SP desenvolve suas pesquisas a partir do repertório verbal dos alunos, suas rotinas linguísticas, seus textos, seus comportamentos verbais, em cursos nas mais diferentes áreas do conhecimento como Ciências Contábeis e Econômicas, Engenharia, Direito, Biologia e Psicologia, assim como em cursos para empresas e cursos a distância, via BBS.
Esta coletânea traz a público resultados desse trabalho, centrado no aluno, baseado nas finalidades específicas de cursos e grupos.


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PRODUÇÃO DA ESPERANÇA EM UMA SITUAÇÃO DE OPRESSÃO

A Casa de Detenção de São Paulo, Carandiru

Maria Emília Guerra Ferreira

Em um estilo narrativo, a autora descreve e analisa a história de uma prática de trabalho, trazendo à luz o potencial de humanidade que existe e está por trás das algemas, grades e muralhas das prisões.