Catálogo


Livro indisponível 

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Os mercantilistas, Smith, Ricardo e Marx

Paulo Henrique Sandroni

Tentativa bem-sucedida de explicar os fundamentos econômicos de forma simples, porém rigorosa, lançando mão de exemplos atuais, passagens históricas e até literatura.


Livro indisponível 

MODOS DE SUBJETIVAÇÃO NO BRASIL

E outros escritos

Luís Claudio M. Figueiredo

Apoiando-se na análise de historiadores e usando fatos recentes da nossa história, como as CPIs e o Impeachment de Collor, o autor mostra qual é e como se forma a complexa identidade brasileira, que oscila entre um personalismo exacerbado, uma massa de indivíduos anônimos e, em alguns raros momentos, uma cidadania moderna e autônoma.


Livro indisponível 

NA LUTA POR HABITAÇÃO

A construção de novos valores

João Carlos de Souza

Nesta obra, o autor lida com a cultura entendida como estruturas de sentimentos, valores, juízos, capazes de produzir modos de vida que emergem das condições de vida, da luta pela moradia na periferia de São Paulo.


Livro indisponível 

NEOMARXISMO: INDIVÍDUO E SUBJETIVIDADE

Luís Gonzaga Mattos Monteiro

Esta obra mostra, com clareza, que uma disciplina, para ser crítica, não pode se deixar prender a nenhuma ortodoxia. Mostra também que a história, realidade concreta, transforma-se através de contraste.


Livro indisponível 

NOVAS VEREDAS DA PSICOLOGIA SOCIAL

Sílvia T. Maurer Lane (org.)
Bader Burihan Sawaia (org.)

O sujeito está vivo e com ele a utopia da vida digna. Essa ideia perpassa os diferentes textos deste livro, que busca caminhos analíticos para compreender a complexidade e a contraditoriedade desse fantástico ser que se constitui unicamente através do outro, mas insiste em negar a alteridade. O criador que se deixa aprisionar pela criatura.


Livro indisponível 

O UNO E MÚLTIPLO NAS RELAÇÕES ENTRE AS ÁREAS DO SABER

Maria Lúcia Martinelli (org.)
Maria Lucia Rodrigues On (org.)
Salma Tannus Muchail (org.)

A tensão entre o encanto e desencanto, aquilo que une e o que separa e desagrega, o que reúne e o que sobra dessa (re)união, o que é cenário, representação do real, e o cotidiano fragmentário de nossas ações, constitui hoje questão que abala e desafia nossa tradição de compreender modelarmente o mundo e nossa crença nas grandes soluções para os problemas da humanidade.


Livro indisponível 

VAN HELMONT E O CONCEITO DE GÁS

Química e medicina no século XVII

Paulo Alves Porto

Ao acompanhar a trajetória de Van Helmont, médico, químico e filósofo, criador do conceito de gás, o leitor tem um panorama da ciência no século XVII. Tempo em que toda descoberta podia iniciar uma perseguição implacável da Inquisição e em que um Deus, ao mesmo tempo inspirador e ameaçador, estava sempre presente no caminho desses pesquisadores para uma ciência mais empírica, origem da ciência moderna.