Catálogo


Livro indisponível 

A PSICOTERAPIA EM BUSCA DE DIONISO

Nietzsche visita Freud

Alfredo Naffah Neto

Este livro lança a proposta de uma psicoterapia nietzschiana e lhe dá forma, criando as suas ferramentas conceituais e estratégicas clínicas, a partir de um diálogo entre a genealogia e a psicanálise, revisitada aqui nos seus alicerces primeiros, freudianos. A obra problematiza os sentidos possíveis da saúde e da doença no mundo contemporâneo e as formas de constituição de subjetividade decorrentes das práticas terapêuticas nele vigentes.


Livro indisponível 

CANTOS PARALELOS

Oito séculos de poesia portuguesa em diálogo

Maria dos Prazeres Gomes (org.)

Originalmente um anexo de tese de doutorado (Outrora agora. Relações dialógicas na poesia portuguesa de invenção, Série Hipótese), esta pequena antologia permite ao leitor uma experiência efetiva e afetuosa com a poesia. Os textos em diálogo instigam a ler mais e melhor e permitem flagrar o que Octávio Paz chamou de “a outra voz – a do homem que está dormindo no fundo de cada homem”. Um diálogo entre textos e tempos.


Livro indisponível 

DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO

Alfredo Filellini

O mundo moderno – e as primeiras visões econômicas dele – tomou forma há alguns 500 anos. Embora tenha sido enormemente modificado desde então, reteve muitas de suas características iniciais. Assim também as ideias econômicas modernas, que nada mais são que sucessivos encadeamentos de ideias originais.


Livro indisponível 

ESCUTAR, RECORDAR, DIZER

Encontros heideggerianos com a clínica psicanalítica

Luís Claudio M. Figueiredo

O autor convida os leitores a um encontro de que podem sair renovados psicanalistas e filósofos, sem qualquer tentativa de domínio de um campo sobre o outro. Propõe o diálogo entre as meditações heideggerianas sobre a fala, a poesia, a obra de arte e a clínica psicanalítica, que tem a fala e a linguagem como questões que se impõem.


Livro indisponível 

FREUD, MARLOWE & CIA.

Franklin Goldgrub

O que teriam em comum Sigmund Freud e Philip Marlowe, o detetive dos célebres romances policiais de Raymond Chandler, além do gosto pela exumação arqueológica de recordações e cadáveres? Freud, Marlowe & Cia. considera que a psicanálise é uma espécie de arte detetivesca, tanto quanto o romance policial constitui uma investigação acerca das motivações íntimas de personagens, dissecados com o máximo realismo.


Livro indisponível 

INVENÇÃO DO PSICOLÓGICO

Quatro séculos de subjetivação (1500-1900)

Luís Claudio M. Figueiredo

Essa obra traz à tona os problemas do modo de subjetivação contemporâneo, além das inúmeras concepções, também contemporâneas, da psicologia, constituídas no momento em que o ciclo da modernidade atingiu o seu cume e, conjuntamente, proclamava sua dissolução.


Livro indisponível 

LÓGICA JURÍDICA

Uma introdução

Fábio Ulhoa Coelho

Texto introdutório que cumpre sua função didática e pedagógica, ao introduzir o leitor no intricado tema, despertando-lhe a atenção e o interesse.