Catálogo


Livro indisponível 

OUTRORA AGORA

Relações dialógicas na poesia portuguesa de invenção

Maria dos Prazeres Gomes

De forma muito criativa, a autora analisa o “diálogo” entre a poesia barroca (camoniana) do século XVI e a poesia experimental da segunda metade do século XX, personificada em textos de Ana Hatherly, Herberto Helder e Melo e Castro. Passado e presente perdem a temporalidade e fazem ressaltar as analogias que os aproximam.


Livro indisponível 

RELAÇÕES MULTIDISCIPLINARES

Das negociações numa clínica de distúrbios da comunicação

Angela Maria Resende Vorcaro

Utilizando a teoria das negociações como referencial teórico e procedimento de análise buscado na microssociologia, uma psicóloga clínica coloca-se a serviço da compreensão da instituição em que atua – uma clínica de distúrbios da comunicação –, de sua história e de seu modo de funcionamento.


Livro indisponível 

TESSITURA DE DESTINOS

Mulher e educação

Maria Cândida Delgado Reis

Análise das dimensões históricas relacionadas à presença das mulheres em escolas públicas de São Paulo nas primeiras décadas da República. Utilizando a metáfora do tecer e bordar, a autora analisa as questões de educação e de gênero como parte da “tessitura” da sociedade e da cultura.


Livro indisponível 

A AGONIA DA IDADE MÉDIA

Jules Michelet
Artemis Albuquerque Coêlho (trad.)
Plínio Augusto Coêlho (trad.)

Parte da monumental “História da França”, A agonia da Idade Média é um relato do declínio da cultura medieval e do aparecimento dos sinais do Renascimento francês. Michelet faz da narrativa histórica um exercício de estilo literário.


Livro indisponível 

A RETÓRICA DA CIÊNCIA

Uma leitura de Goffman

José Roberto Malufe

Neste livro, o autor caminha na direção de uma análise retórica de escritos científicos, com base na leitura de Erving Goffman, sociólogo existencialista estudioso dos textos científicos, e de seus críticos.


Livro indisponível 

A SEMANA DE ARTE MODERNA

Desdobramentos – 1922-1992

Vera Bastazin (org.)

Esta obra é um conjunto de ensaios, a propósito dos 70 anos da Semana de 1922. Ao apreciar movimentos registrados ao longo do período, seus autores mostram que o grande evento paulistano não representou o apogeu da arte de vanguarda no Brasil, mas um ponto de partida que possibilitou desdobramentos.


Livro indisponível 

A SOCIEDADE REFLETIDA

Eric Landowski
Eduardo Brandão (trad.)

Editada inicialmente por Éditions du Seuil, Paris, esta obra traz uma abordagem sociossemiológica dos fenômenos da comunicação, publicitários, jornalísticos, jurídicos e políticos.