E-books


E-book gratuito

JOVENS LATINO-AMERICANOS

Necropolíticas, culturas políticas e urbanidades

Silvia Helena Simões Borelli (ed.)
José Manuel Valenzuela (ed.)

Uma primeira advertência deve ser feita aos leitores deste livro. Não esperem encontrar, neste livro, visões edulcoradas ou abordagens esquemáticas. Antes, é de um cenário de tensões e também de múltiplas conexões que partem nossos autores e autoras para abordar a complexa vivência de jovens na América Latina. Já de início, a proposta desta jornada de fôlego fica clara. É sob um regime necropolítico que nos vemos assentados, e a extensão dos seus impactos nefastos faz-se sentir de modo dramático e destacado por inúmeras juventudes. Existem fantasmas e cadáveres a nos espreitar, de Tijuana a Santiago do Chile, de Córdoba ao Rio de Janeiro, de Buenos Aires a São Paulo, de Bogotá à Zona da Mata mineira.


E-book gratuito

NUVENS & REDES

Fernando José de Almeida (org.)
Maria Elizabeth B. de Almeida (org.)
Maria da Graça Moreira da Silva (org.)

“Quem tece as redes? Os fios das redes não são soltos ou justapostos. Unem-se e separam-se por nós. Não necessariamente para nós. Num desenho mágico, os fios se enredam e os nós organizam o todo. Os nós definem as distâncias, os momentos das uniões, as dimensões quadráticas das zonas de escape. Definem os volumes e os pesos que suportarão seus fios”. Este livro de ensaios, nascidos de pesquisas e aulas, busca explicitar as tantas dimensões humanas que podem brotar da análise das redes, trazendo à reflexão estratégias políticas e pedagógicas para a compreensão e melhor participação no mundo enredado que estamos vivendo.


E-book gratuito

CIÊNCIAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS

objetos de pesquisa

Vera Lúcia Michalany Chaia (org.)
Lucia Maria Machado Bógus (org.)
Luís Felipe Aires Magalhães (org.)

Dividido em quatro eixos, "Ciências sociais contemporâneas..." reúne textos sobre: produção da cidade, envolvendo a produção do imaginário urbano e da memória social da cidade; imagem, (in)visibilidade, lideranças políticas e novos sujeitos sociais; questão de gênero e suas interseccionalidades, espacialmente trabalho, classe social e raça, em distintos contextos urbanos e sociais; e aspectos sagrados e religiosos a produção coletiva de arte e cultura em grupos sociais como indígenas e pessoas em situação de refúgio.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

DIÁLOGOS ENTRE PSICOLOGIA, ESPIRITUALIDADE E MEIO AMBIENTE

O Sagrado em Perspectiva

Marlise A. Bassani

A partir da abordagem do Sagrado como perspectiva condutora para diversas contribuições no campo da ciência, em especial a psicológica, a Coletânea reúne três temáticas de exploração – Espaço, Tempo e Corpo - correspondentes a eventos promovidos pelo Núcleo Configurações Contemporâneas da Clínica Psicológica, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, proporcionando um convite às possibilidades de articulação. Além da compilação dos textos, apresenta reflexões dos próprios autores a respeito das contribuições para os dias atuais, propiciando um panorama do processo científico na produção de conhecimento. Convite feito: profissionais, professores e pesquisadores em Psicologia, estudantes de graduação e pós-graduação, desta e de outras áreas do conhecimento, e público em geral, a participarem das discussões levantadas em busca de atualizações, aprofundamentos e interlocuções desafiadoras!


E-book

COMO SAIR DAS BOLHAS

(2 ed. revista e ampliada)

Pollyana Ferrari

Em Como sair das bolhas, Pollyana Ferrari mostra, dentro do contexto do jornalismo e das redes sociais falsas, que a fake news é facilitada pelo vício de as pessoas criarem personagens que às vezes nem são, pelo vício em celular e redes sociais, pela falta de tempo que dão a elas mesmas para desconectar e parar para pensar, questionar. Por isso a facilidade para a apertar o botão e compartilhar algo que nem têm certeza. Mais do que isso, a autora mostra como hoje o conceito de “viver na bolha” evoluiu para algo pior: as pessoas (de modo geral) só convivem, mesmo virtualmente, com quem pensa parecido, com quem tem a mesma opinião política e gosta dos mesmos ídolos, da mesma música, o que facilita que, ao receber algo absurdo sobre políticos, sobre um artista ou sobre um time de futebol, já compartilhe, como se fosse verdade.


Impresso | E-book

CLAMOR E DITADURAS NO CONE SUL

documentação, memória e pesquisa

Ana Célia Navarro de Andrade (org.)
Heloísa de Faria Cruz (org.)

O livro "Clamor e ditaduras no Cone Sul" é um dos resultados do trabalho arquivístico de organização, complementação, preservação e disponibilização digital da documentação do Fundo Clamor desenvolvido pelo Cedic/PUC-SP, com apoio da Fapesp. Contém textos sobre o próprio acervo e sua organização bem como sobre temas relevantes por ele suscitados reunindo reflexões de pesquisadores da PUC-SP e de diversas outras universidades que se debruçaram sobre o acervo. Aborda desde o histórico da custódia e do tratamento do acervo, passa pela discussão sobre tipos e dimensões específicas destes documentos, chegando à reflexão sobre questões como as diferentes estratégias repressivas então utilizadas pelas ditaduras de segurança nacional no continente bem como as ações de solidariedade para com as vítimas e a natureza da militância em defesa dos direitos humanos no período. Trata-se de mais uma vez tornar disponível aos pesquisadores e ao público em geral informações sobre a riqueza e potencialidades da documentação desta que é reconhecida como uma das mais importantes entidades de solidariedade com refugiados, presos e perseguidos políticos das ditaduras do Cone Sul.


Impresso | E-book

O LIVRO DAS NOITES

memória - escritura - melancolia

Mariza Werneck

Este é um livro sobre as Mil e uma noites e a arte de narrar, incluindo seus encantamentos e suas ressonâncias ao longo da história. Com uma escrita cativante e impecável, Mariza Werneck conduz o leitor para as veredas das Noites e de seus tradutores, suas interpretações e singularidades. Inspirada em autores como Walter Benjamin e Jorge Luis Borges, a autora inventaria e explica, conta e maravilha, revelando o aspecto talismânico da obra. A leitura ensina sobre culturas distantes das nossas, embora ainda se inscrevam nas memórias que atravessam o Ocidente e marcam o abundante "bazar" de orientalismos revelado com maestria pela autora.