E-books


Impresso | E-book

TECITURAS DAS CIDADES

História, memória e cultura

Arlete Assumpção Monteiro (org.)
Edgar da Silva Gomes (org.)
Yvone Dias Avelino (org.)

A preocupação de "Tecituras das cidades. História, memória e cultura" relaciona-se às temáticas voltadas para os estudos de cultura(s) em suas mais variadas formas de abordagem: são olhares teóricos e sínteses sobre a memória e história dos mais diversos objetos, que se tornaram, por sua relevância, cultura representativa de uma coletividade humana relativos às imagens, música, política, trabalho, polifonias e literatura.


E-book

MÍDIAS SOCIAIS NO BRASIL EMERGENTE

Juliano Spyer

Mesmo tendo menor escolaridade e menos dinheiro, os brasileiros das classes populares ajudaram a pagar por sua inclusão digital. Quando os brasileiros de baixa renda começaram a acessar redes sociais, pessoas de alto poder aquisitivo ridicularizaram o conhecimento tecnológico limitado, o gosto diferente e a baixa escolaridade desses usuários mais pobres, mas isso não os intimidou, e eles continuaram a expandir sua presença nos serviços on-line. Jovens criaram perfis para parentes mais velhos, quase analfabetos, e os ensinaram a navegar em plataformas como Facebook e WhatsApp.
Juliano Spyer procura entender por que brasileiros de baixa renda investiram tanto tempo e dinheiro para incorporar o uso das mídias sociais a seu cotidiano. Explora essa questão por uma variedade de temas, incluindo educação, relacionamentos, trabalho e política e argumenta que o uso das mídias sociais reflete valores e motivações contraditórias. Brasileiros de baixa renda abraçam as mídias sociais para exibir sua crescente escolaridade e mobilidade social, mas a mesma tecnologia também fortalece redes de apoio mútuo tradicionais que rejeitam atitudes individualistas.


Impressão sob demanda | E-book

HISTÓRIA PESSOAL E SENTIDO DA VIDA

Historiobiografia

Dulce Mara Critelli

Pode-se dizer que o eixo de História pessoal e sentido de vida se encontra na noção e na prática da narrativa. Como um elo de mediação entre os dois segmentos do título, é a narrativa da história pessoal que faz emergir o sentido da vida. E é juntando “história” e “sentido” que a narrativa enreda os eventos transformando a vida em biografia. Se, na clareza da sua escrita e da sua organização, este livro nos fala das narrativas de histórias que se expressam no alinhavamento da biografia, também nos diz – não tão claramente, é certo – que as histórias são paradoxalmente “silenciosas” ou “inauditas”. Ele pode ser lido como um conto. Nele, o leitor atento saberá decifrar a história narrada e ouvir a história “em surdina”.


Impressão sob demanda | E-book

HISTÓRIAS DAS EXPOSIÇÕES

Casos exemplares

Fabio Cypriano (org.)
Mirtes Marins de Oliveira (org.)

As pesquisas sobre as histórias das exposições vão além de uma análise fetichista que privilegia obras e artistas, voltam sua atenção para o peso que as instituições têm na disseminação e consagração desses objetos/ações e seus produtores. Não existe uma instituição neutra, e cada detalhe material das exposições que abriga indica possíveis matrizes conceituais e ideológicas. Histórias das exposições. Casos exemplares reúne um grupo de pesquisadores já envolvidos com essa temática, e cada um aborda questões essenciais que envolvem as histórias das exposições: dos dispositivos arquitetônicos usados ao longo do século XX a estudos de caso específicos.


Impresso | E-book

PSICOLOGIA

Uma (nova) introdução

Luís Claudio M. Figueiredo
Pedro L. Ribeiro de Santi

Este livro leva o leitor a refletir sobre as condições socioculturais que propiciaram o aparecimento de diferentes teorias psicológicas e, atualmente, sua difusão, sobretudo na área clínica.


Impresso | E-book

RAÇA E GÊNERO

discriminações, interseccionalidades e resistências

Silvia Pimentel (coord.)
Siméia de Mello Araújo (coord.)
Beatriz Pereira (org.)
Mônica Melo (org.)

Esta coletânea representa um diálogo profícuo e generoso, pautado nas mulheres negras e suas experiências em um contexto marcado pela desigualdade econômico-social, pelo racismo e pelo patriarcado, mas principalmente como essas mulheres encontram formas outras de existência. As mulheres negras possuem visões e concepções de mundo que podem nos ajudar a elaborar formas mais sadias de existências humanas, pois, afinal, são sobre os seus ombros que essa estrutura desigual e desumana tem se construído.


E-book gratuito

METROPOLIZAÇÃO, GOVERNANÇA E DIREITO À CIDADE

Dinâmicas, escalas e estratégias

Lucia Maria Machado Bógus (org.)
Suzana Pasternak (org.)
Luís Felipe Aires Magalhães (org.)

Metropolização, governança e direito à cidade: dinâmicas, escalas e estratégias discorre sobre questões-chave para a compreensão dos processos em curso no interior do estado de São Paulo e, particularmente, na região da Macrometrópole Paulista, com destaque para a desconcentração socioeconômica e espacial que caracterizou a região metropolitana de São Paulo, nas últimas décadas, levando à dispersão e à reconcentração espacial de atividades econômicas e de população no interior do estado. Os textos que o compõem possuem uma perspectiva interdisciplinar, e a reconstrução dos processos de estruturação territorial, demográfica, social e econômica, apresentada ao longo dos capítulos, constitui importante subsídio para a compreensão de alguns dos desafios enfrentados por estudiosos e planejadores urbanos no contexto metropolitano paulista.