E-books


E-book gratuito

CIDADES BRASILEIRAS

temas e questões para debate

Lucia Maria Machado Bógus (org.)
Iracema Brandão Guimarães (org.)
Zoraide Souza Pessoa (org.)

O conjunto de textos que compõem este livro conduz a uma importante reflexão sobre os processos sociais em curso nas cidades brasileiras, apontando as contradições e os vieses políticos responsáveis pelos conflitos que marcam as relações Estado-mercado e população urbana, aumentando a vulnerabilidade da parcela de menor renda. Os problemas analisados denotam a complexidade do urbano no Brasil e as dificuldades de enfrentamento dos problemas ante a suas escalas e especificidades.


E-book gratuito

A CONTEMPORANEIDADE DO PENSAMENTO DE ABDELMALEK SAYAD

Gustavo Dias (org.)
Lucia Maria Machado Bógus (org.)
José Carlos Alves Pereira (org.)
Dulce Maria Tourinho Baptista (org.)

Esse é o primeiro livro sobre Abdelmalek Sayad publicado no Brasil. Ele é fruto do "Seminário 20 anos depois: a contemporaneidade do pensamento de Abdelmalek Sayad", realizado no Tucarena, em 2018. O seminário agregou pesquisadores nacionais e internacionais com o intuito de prestar homenagem aos 20 anos de sua morte, debater e promover o seu legado intelectual. Duas décadas depois, o pensamento de Abdelmalek Sayad continua atual e de máxima urgência para compreendermos os fenômenos migratórios dramáticos que ocorrem ao longo das fronteiras mundiais. Apesar de bastante conhecido e citado no campo dos estudos migratórios, desenvolvido no Brasil, o acesso à sua obra é um grande desafio enfrentado por pesquisadores brasileiros. Sobretudo, entre os pesquisadores nos primeiros passos da pesquisa.


E-book gratuito

CULTURA DE BORDAS

Do passado ao presente

Lucia Santaella (org.)
Sonia Montone (colab.)

A FliPUC de 2019 homenageou Jerusa Pires Ferreira. Sua morte ainda recente reclamava por uma reação que fizesse jus ao grande valor dos anos de sua passagem como pesquisadora e professora da PUC-SP. Dessa escolha decorreu o tema, entre aqueles que marcaram sua carreira – “Do popular às bordas: do passado ao presente”. Os textos desta coletânea resultam da experiência do evento e devem funcionar como reverberações necessárias para o resguardo e expansão da memória de Jerusa Pires Ferreira, uma justíssima coincidência em sintonia com uma pensadora e escritora que dedicou grande parte de sua obra precisamente às Armadilhas da memória.


Impresso | E-book

A EXPANSÃO SOCIAL DO BLOCKCHAIN

Lucia Santaella (org.)

Não pode haver qualquer sombra de dúvida de que estamos vivendo em um mundo que gira em ritmos cada vez mais vertiginosos. Entre os maiores responsáveis pela aceleração encontram-se as tecnologias, grande parte delas tecnologias da inteligência, que se multiplicam e avançam exponencialmente em conectividades complexas. Um bom exemplo disso encontra-se no Blockchain. Até 2018, esse nome se limitava a abrigar um pequeno universo de criptomoedas sob o nome de Bitcoin. Hoje, os especialistas estão seguros de que a tarefa das criptomoedas foi a de abrir as portas para o crescimento do restante da indústria voltada para uma nova forma de internet. Isso não significa que ambos, internet e Blockchain, sejam sinônimos. Portanto, o Blockchain não parece ter vindo para colocar um fim nas festanças das redes sociais, entre outras. Por enquanto, tudo parece indicar que o blockchain irá empoderar a Web 3.0, ou seja a inteligência conectiva, com o trunfo da introdução de conexões confiáveis. A par de discorrer sobre o tema de forma didática, este livro coloca em discussão a multiplicidade de facetas do Blockchain na sua expansão pelos mais diferentes setores e atividades da vida social.


E-book gratuito

DE WUHAN A PERDIZES

Trajetos educativos

Fernando José de Almeida (org.)
Maria Elizabeth B. de Almeida (org.)
Maria da Graça Moreira da Silva (org.)

Este livro é um modo muito próprio da academia, de fazer o que ela tem de mais relevante em sua tarefa: trazer o pensamento vivo, os diagnósticos das questões postas pela pandemia da covid-19, as perspectivas de enfrentamento dos desafios, o traçado de esboços de soluções. Mas, sobretudo, ele mostra o que a Educação pode fazer em sua tarefa mais humanizadora.


Impresso | E-book

HAROLDO DE CAMPOS

para sempre

Lucia Santaella

Haroldo de Campos, professor, poeta, tradutor, nasceu em 19 de agosto de 1929 e faleceu em 16 de agosto de 2003. A par das criações poéticas e tradutórias, que lhe deram fama internacional, também foi ensaísta, teórico e crítico de excelência impecável, pois, para isso, praticava a imprescindível arte do rigor com incansável obstinação. Sua mente criadora era a de um inquieto, exuberante e infatigável viajante por tempos e espaços, não apenas nos seus escritos, mas também nas inumeráveis viagens que fez a convites internacionais. Segundo Lucia Santaella, que tão brilhantemente o homenageia, se consideramos sua “enteléquia e potência criadora, então plenamente vivas, a pessoa de HdeC foi embora cedo demais, ainda mais cedo porque mantinha projetos e sonhos de continuidade que o destino, aquele que desafia quaisquer poderes, abruptamente interceptou”.


E-book

NEGROS EM GUAIANASES

Cultura e memória

Sheila Alice Gomes da Silva

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP, com o apoio da Educ – Editora da PUC-SP, apresenta Negros em Guaianases: cultura e memória, de Sheila Alice Gomes da Silva, pesquisa de mestrado concluída em 2016, no programa de estudos pós-graduados de História da PUC-SP, sob a orientação do professor Amailton Azevedo. É uma obra relevante e de interesse para a comunidade acadêmica, em especial para os estudos históricos que dão visibilidade à população negra na construção da sociedade brasileira, e, mais ainda, para os estudos urbanos, pois trata da presença negra em um território importante da cidade, Guaianases, na zona Leste de São Paulo, no período 1930-1960. Entre outras características, esta obra poderá também encorajar outros estudos a ampliarem o conhecimento da construção de nossas cidades. Desde sua participação na construção do Cecafro – Centro de Estudos Africanos e da Diáspora da PUC-SP até o início do seu doutoramento, Sheila construiu uma trajetória acadêmica consistente e de grande potencial, interrompida pelo seu falecimento precoce e inesperado. Esta publicação, sendo assim, enaltece sua memória e traz a homenagem da PUC-SP a esta jovem pesquisadora.