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TECITURAS DAS CIDADES
História, memória e cultura
Arlete Assumpção Monteiro (org.)
Edgar da Silva Gomes (org.)
Yvone Dias Avelino (org.)
A preocupação de "Tecituras das cidades. História, memória e cultura" relaciona-se às temáticas voltadas para os estudos de cultura(s) em suas mais variadas formas de abordagem: são olhares teóricos e sínteses sobre a memória e história dos mais diversos objetos, que se tornaram, por sua relevância, cultura representativa de uma coletividade humana relativos às imagens, música, política, trabalho, polifonias e literatura.
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PALAVRAS QUE DANÇAM À BEIRA DE UM ABISMO
Mulher na dramaturgia de Hilda Hilst
Marina Costin Fuser
Palavras que dançam à beira do abismo – Mulher na dramaturgia de Hilda Hilst lança luz sobre um teatro escrito à sombra da ditadura brasileira. A dramaturgia de Hilda Hilst é um grito de protesto diante das arbitrariedades perpetradas pelos algozes do regime. Em meio aos escombros da barbárie humana, resplandece a donzela guerreira. No livro, são mapeadas as trajetórias de mulheres que buscaram caminhos de transcendência. Seu lirismo remete a possibilidades, movimentos e viradas de jogo. A mulher em Hilst não se encerra em definições fechadas; ela se desdobra tal como um leque, feito de múltiplas camadas. Hilst vislumbra o transitório, no calor dos processos metamórficos que atravessam suas personagens. Sua dramaturgia é feita de alegorias, que se entrelaçam em uma tessitura delicada, na qual poesia e teatro se encontram.
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MÍDIAS SOCIAIS NO BRASIL EMERGENTE
Juliano Spyer
Mesmo tendo menor escolaridade e menos dinheiro, os brasileiros das classes populares ajudaram a pagar por sua inclusão digital. Quando os brasileiros de baixa renda começaram a acessar redes sociais, pessoas de alto poder aquisitivo ridicularizaram o conhecimento tecnológico limitado, o gosto diferente e a baixa escolaridade desses usuários mais pobres, mas isso não os intimidou, e eles continuaram a expandir sua presença nos serviços on-line. Jovens criaram perfis para parentes mais velhos, quase analfabetos, e os ensinaram a navegar em plataformas como Facebook e WhatsApp.
Juliano Spyer procura entender por que brasileiros de baixa renda investiram tanto tempo e dinheiro para incorporar o uso das mídias sociais a seu cotidiano. Explora essa questão por uma variedade de temas, incluindo educação, relacionamentos, trabalho e política e argumenta que o uso das mídias sociais reflete valores e motivações contraditórias. Brasileiros de baixa renda abraçam as mídias sociais para exibir sua crescente escolaridade e mobilidade social, mas a mesma tecnologia também fortalece redes de apoio mútuo tradicionais que rejeitam atitudes individualistas.
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HISTÓRIA PESSOAL E SENTIDO DA VIDA
Historiobiografia
Dulce Mara Critelli
Pode-se dizer que o eixo de História pessoal e sentido de vida se encontra na noção e na prática da narrativa. Como um elo de mediação entre os dois segmentos do título, é a narrativa da história pessoal que faz emergir o sentido da vida. E é juntando “história” e “sentido” que a narrativa enreda os eventos transformando a vida em biografia. Se, na clareza da sua escrita e da sua organização, este livro nos fala das narrativas de histórias que se expressam no alinhavamento da biografia, também nos diz – não tão claramente, é certo – que as histórias são paradoxalmente “silenciosas” ou “inauditas”. Ele pode ser lido como um conto. Nele, o leitor atento saberá decifrar a história narrada e ouvir a história “em surdina”.
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HISTÓRIAS DAS EXPOSIÇÕES
Casos exemplares
Fabio Cypriano (org.)
Mirtes Marins de Oliveira (org.)
As pesquisas sobre as histórias das exposições vão além de uma análise fetichista que privilegia obras e artistas, voltam sua atenção para o peso que as instituições têm na disseminação e consagração desses objetos/ações e seus produtores. Não existe uma instituição neutra, e cada detalhe material das exposições que abriga indica possíveis matrizes conceituais e ideológicas. Histórias das exposições. Casos exemplares reúne um grupo de pesquisadores já envolvidos com essa temática, e cada um aborda questões essenciais que envolvem as histórias das exposições: dos dispositivos arquitetônicos usados ao longo do século XX a estudos de caso específicos.
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RAÇA E GÊNERO
discriminações, interseccionalidades e resistências
Silvia Pimentel (coord.)
Siméia de Mello Araújo (coord.)
Beatriz Pereira (org.)
Mônica Melo (org.)
Esta coletânea representa um diálogo profícuo e generoso, pautado nas mulheres negras e suas experiências em um contexto marcado pela desigualdade econômico-social, pelo racismo e pelo patriarcado, mas principalmente como essas mulheres encontram formas outras de existência. As mulheres negras possuem visões e concepções de mundo que podem nos ajudar a elaborar formas mais sadias de existências humanas, pois, afinal, são sobre os seus ombros que essa estrutura desigual e desumana tem se construído.