Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Núcleo de Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Núcleo de Fé & Cultura Para Compreender o Amor Humano Pessoa & Sociedade Instituto João Paulo II
O NÚCLEO TEXTOS EVENTOS LIVROS LINKS FALE CONOSCO
BUSCA     
HOME > LIVROS > SILÊNCIO E CONTEMPLAÇÃO
ESTA PÁGINA CONTA COM O APOIO DE:
Editora e Livraria
editora.ci@terra.com.br
Tel/Fax: 11 6950-4683

Revista Beneditina
Espiritualidade monástica
Publicação do Mosteiro de Santa Cruz

Poucas vezes a síntese entre fé e cultura adquiriu feições tão belas e tão significativas quanto na experiência das comunidades monásticas beneditinas. A partir de seu lema “ora et labora” (ora, reza, e trabalha) criou-se, na Idade Média, o ambiente propício para a perpetuação da filosofia da Antiguidade, para a recuperação da agricultura e a reestruturação do tecido social europeu, depois que as invasões bárbaras destruíram o Império romano do Ocidente. Daí o cardeal Ratzinger ter escolhido o nome de Bento, fundador da ordem dos monges beneditinos e padroeiro da Europa, para sublinhar que este é também um momento de reconstrução da cultura e da sociedade ocidental, corrompida por um novo tipo de barbárie.

Mas a vida monástica não gerou apenas uma rica vida cultural e social na Idade Média. Ela atravessa a história como um dos grandes pilares de toda a Igreja, pois é na força da oração e daqueles que se dedicam incessantemente a ela que se apóia – ainda que sem se dar conta disso – toda a comunidade cristã.

Além disso, a entrega permanente à oração dos mosteiros e a vida no interior da comunidade de monges são extremamente exigentes para a pessoa. Ao contrário do que se pensa vulgarmente, ser monge e passar toda a vida num mosteiro não é uma fuga da realidade, mas a opção corajosa por uma realidade muito mais exigente que aquela que se vive normalmente. Assim, a experiência monástica criou uma riquíssima espiritualidade, que une sabedoria psicológica, amizade fraterna e profundidade de vida interior.

Por tudo isso, entrar em contato com a experiência beneditina é sempre um mergulho apaixonante no que existe de mais verdadeiro em nossa alma e em nossa psique, uma possibilidade rara de compreender o que significa realmente que o sagrado habita entre os homens. A “Revista Beneditina” é uma oportunidade acessível a todos de conhecer e aprender com essa rica experiência católica. Um passo quase obrigatório para quem quiser compreender o que significa contemplar o mistério presente entre nós.

A edição nº 20, de março/abril de 2007, trata do tema da Correção Fraterna. Retoma um tema aparentemente banal mas sempre conflitivo, a partir de sua fundamentação bíblica, da leitura dos Padres da experiência monástica – os grandes monges mestres da fé, da Regra de São Bento e da própria experiência da vida em comunidade.

Serviço
Revista Beneditina
Publicação do Mosteiro de Santa Cruz
Rua Professor Coelho e Souza, 95
CEP 36016-110, Juiz de Fora, MG
Fone (32) 3216-2814 e-mail: publicacoesmonasticas@yahoo.com.br
Assinatura anual: R$27,50
Nº avulso: R$5,50

Último textos

O imprevisto e a liberdade

Igreja em São Paulo: as razões da esperança – Parte II

O direito de viver

Tropa de Elite: há vencedores nesta guerra? Tropa de Elite: uma guerra sem saída?

Igreja em São Paulo: as razões da esperança – Parte I

O tempo perfeito

Deus habita esta cidade

Por que aprender a amar?

  
  HOME > LIVROS > SILÊNCIO E CONTEMPLAÇÃO
 
Copyright © Todos os direitos reservados - Rua Monte Alegre, 984 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP: 05014-001 - Tel.: 11 3670.8486 - email: fecultura@pucsp.br