|
|
|
|
|
UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA A CIDADE
Estamos no início do terceiro milênio, e o problema do homem permanece inalterado: sua busca de significado da vida e, portanto, da felicidade, da justiça, da liberdade. A cultura, em todas as suas expressões, nasce do trabalho do homem em seu caminho para realizar sua humanidade.
João Paulo II, em seu discurso à UNESCO (1980), lembra que "o homem vive uma vida verdadeiramente humana graças à cultura" e que "este homem que se exprime e objetiva na e pela cultura é único, completo e indivisível". A fé ajuda a criar a "unidade cultural" própria de cada pessoa, unidade esta enraizada na pluralidade das culturas do meio no qual o homem vive. Por isso, o diálogo entre fé e cultura permanece como um dos desafios da Igreja Católica em todo o mundo.
O Núcleo
Para responder a este desafio, a Arquidiocese de São Paulo, através da sua Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), criou um espaço de encontro entre pessoas que se dedicam ao trabalho cultural e que, na diversidade de culturas que caracteriza o mundo de hoje, buscam um lugar de diálogo.
Trata-se do Núcleo Fé e Cultura, uma proposta de trabalho:
- interdisciplinar;
- que visa a atingir profissionais de todas as áreas do saber;
- aberta a todos que tenham interesse neste diálogo;
- ue deseja estar inserida na vida da cidade de São Paulo e da sua população.
Hoje o Núcleo Fé e Cultura conta com a colaboração de profissionais da cultura que atuam em várias instituições universitárias e da mídia em São Paulo.
Objetivos
O Núcleo Fé e Cultura tem como principais objetivos:
- Criar, no mundo acadêmico, um lugar onde aconteça um encontro pessoal, livre e gratuito entre aqueles que "procuram na cultura o homem integral, o homem todo inteiro, em toda a verdade da sua subjetividade espiritual e corporal" (João Paulo II, Discurso à UNESCO).
- Possibilitar o diálogo entre interlocutores com uma identidade definida de tal forma que neste diálogo sejam valorizadas as diferentes posturas.
- Redescobrir nas diferentes posturas os pontos comuns que já existem e que levam à formulação de propostas para enfrentar as questões do homem de hoje.
O Núcleo, o Magistério e os movimentos sociais e eclesiais
Diante dessa missão, cresceu a importância de se retornar ao Magistério da Igreja, como fonte de uma visão mais adequada da pessoa humana e princípio para o diálogo com as diversas posturas culturais presentes na sociedade. Ao mesmo tempo, o NFC vem sendo procurado cada vez mais por movimentos eclesiais e pastorais, que buscam canais de expressão e diálogo com o mundo acadêmico. Com isto, sua dimensão de órgão de extensão e prestação de serviços à comunidade também vem crescendo.
A partir daí, o NFC compreende suas atividades a partir de um integração entre:
- O Magistério da Igreja.
- O Mundo acadêmico.
- Os Movimentos sociais e eclesiais.
Com isso, as parcerias ocupam um papel importante na vida do NFC, pois representam: (1) o reconhecimento da qualidade do trabalho e da importância estratégica do Núcleo; (2) um elemento seguro de contato com a realidade, que o mantém fiel às demandas da sociedade brasileira e da Igreja; (3) uma força que impulsiona as atividades, dando-lhes novas dimensões e maior impacto sobre a realidade.
Metodologia
As ações possíveis para atingir estes objetivos são:
- promover e realizar encontros, cursos e congressos;
- promover e apoiar estudos sobre esta temática nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão;
- promover a divulgação desta reflexão na sociedade;
- estabelecer convênios e promover intercâmbio com entidades afins.
|
|
|
|
|
|
|
|
|