Trechos do artigo publicado no jornal “O São Paulo”, edição de 29 de julho de 2009.
Francisco Borba Ribeiro Neto
Francisco Borba Ribeiro Neto, sociólogo e biólogo, professor e pesquisador nas áreas de Bioética e relação Igreja e cultura, é coordenador de projetos do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP. |
O que a nova encíclica do Papa diz para a Igreja de São Paulo?
No dia 7 de julho, foi divulgada a nova encíclica de Bento XVI, totalmente voltada a temas sociais, Caritas in veritate . Como esperado, o documento fala bastante sobre a crise financeira atual,. mas seu grande tema é “o desenvolvimento integral das pessoas e dos povos.
Esse “desenvolvimento integral” deve atingir a todos – e aí a denúncia a todas as formas de marginalização e exclusão social. Mas também deve atingir integralmente a pessoa – e aí a denúncia a uma cultura que valoriza apenas os aspectos materiais, condenando o ser humano a um subdesenvolvimento social, afetivo e espiritual.
Bento XVI reafirma que a solidariedade com os mais pobres é caminho da Igreja e condição para a paz e o bem comum de todos os homens. Caritas in veritate confirma, neste aspecto, a tradição da Igreja de São Paulo, que há décadas assumiu a solidariedade com os mais pobres.
A encíclica nos faz refletir sobre as origens da solidariedade. Em nosso mundo individualista, ela não nasce mecanicamente a partir das situações de injustiça, mas precisa de um gesto de amor inicial, que congregue as pessoas e lhes mostre o caminho. Por isso, as lutas populares, a percepção da injustiça, o compromisso para com o bem comum precisam partir de alicerces sólidos, que só podem ser construídos a partir do amor.
Para Bento XVI, o amor não é só uma dimensão da vida intima pessoal, mas a força necessária para a construção da solidariedade. Em sua plena realização, o amor é um dom gratuito de si ao outro – é “caritas”, caridade. Por isso, precisamos do dom de Cristo ao mundo para descobrir a “verdade no amor” e “o amor na verdade”.
Esta síntese entre a dimensão pessoal e a dimensão social do amor e do encontro com Cristo é o grande convite que Caritas in veritate faz para os cristãos da Igreja de São Paulo... Uma retomada e um aprofundamento de uma caminhada que vem sendo feita. |