Livro indisponível
INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL (1500-1889)
História e legislação
José Ricardo Pires de Almeida (trad.)
Antonio Chizzotti (trad.)
Maria do Carmo Guedes (ed. crítica)
Originalmente escrita em francês, esta obra traz um amplo panorama da história da educação no Brasil, principalmente no período imperial. Rica em documentação e dados estatísticos, apresenta um levantamento das escolas públicas e das despesas do Estado com a educação nacional.
Livro indisponível
CANTEIRO-ESCOLA
Trabalho e educação na construção civil
Rosa Elisa Mirra Barone
Resultado da combinação de reflexão teórica com um amplo trabalho de campo, realizado junto a empresas de construção civil que, ao longo dos anos 1990, implementaram programas de educação fundamental para sua força de trabalho, este livro constitui importante referência para diferentes segmentos da sociedade envolvidos com a questão educativa.
Livro indisponível
SUBJETIVIDADE E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO EM VIGOTSKY
Susana Inês Molon
Contrariando a concepção corrente de que Vigotsky recusou estes os conceitos de sujeito e de subjetividade, a autora busca referências analíticas desses conceitos em seus escritos. O livro demonstra que é possível pensar o sujeito da ação e da significação sem negar a determinação sócio-histórica ou enaltecer a compreensão unívoca do mundo através de um só olhar.
Livro indisponível
ESPAÇO E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Visualização e interpretação
Antonio de Pádua Vilella Cavalca
A capacidade de “ver” um objeto geométrico espacial representado no plano não é inata e pode ser desenvolvida. O autor enfrenta a ideia corrente de que alguns alunos simplesmente não têm capacidade de visão espacial e demonstra que é possível desenvolver tal capacidade mesmo em alunos adultos.
Livro indisponível
INDIVIDUALIDADE
Afirmação e negação na sociedade capitalista
Isilda Campaner Palangana
Tratar do processo de individuação dentro da sociedade capitalista, por um lado levando em consideração os instrumentos materiais e simbólicos e, por outro, os aspectos econômicos, políticos, técnicos e culturais é uma tarefa árdua. Isilda Campaner Palangana abraçou o tema para elaborar sua tese de doutorado e, agora, apresenta-a nesta publicação que, sem dúvida alguma, será um marco pelas informações que traz.
Livro indisponível
TRABALHO DOCENTE
Uma incursão no imaginário social brasileiro
Angela S. Therrien
A autora analisa a desvalorização do trabalho docente implícita nos conteúdos emergentes e introjetados nas explicações relativas à “crise” do ensino público e à “nova qualidade” da população que o frequenta. Transitando entre o passado e o presente, incursiona pelo campo da psicologia socioeducacional, no âmbito dos problemas pedagógicos e na conjuntura da política educacional brasileira.
Livro indisponível
UM GOSTO AMARGO DE ESCOLA
Relações entre currículo, ensino e fracasso escolar
Maria das Mercês Ferreira Sampaio
Por que a escola pública fracassa? Por que é de sua lógica fracassar e imputar ao aluno a culpa do fracasso? Neste livro encontramos parte substantiva da resposta a essas perguntas sobre um fenômeno histórico entre nós – o fracasso escolar. E para construí-la a autora vai ao depósito onde está o que a escola expurgou: os recursos impetrados pelos alunos (ou seus pais) que reagiram à reprovação imposta pela escola.