Catálogo


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INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL (1500-1889)

História e legislação

José Ricardo Pires de Almeida (trad.)
Antonio Chizzotti (trad.)
Maria do Carmo Guedes (ed. crítica)

Originalmente escrita em francês, esta obra traz um amplo panorama da história da educação no Brasil, principalmente no período imperial. Rica em documentação e dados estatísticos, apresenta um levantamento das escolas públicas e das despesas do Estado com a educação nacional.


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CANTEIRO-ESCOLA

Trabalho e educação na construção civil

Rosa Elisa Mirra Barone

Resultado da combinação de reflexão teórica com um amplo trabalho de campo, realizado junto a empresas de construção civil que, ao longo dos anos 1990, implementaram programas de educação fundamental para sua força de trabalho, este livro constitui importante referência para diferentes segmentos da sociedade envolvidos com a questão educativa.


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SUBJETIVIDADE E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO EM VIGOTSKY

Susana Inês Molon

Contrariando a concepção corrente de que Vigotsky recusou estes os conceitos de sujeito e de subjetividade, a autora busca referências analíticas desses conceitos em seus escritos. O livro demonstra que é possível pensar o sujeito da ação e da significação sem negar a determinação sócio-histórica ou enaltecer a compreensão unívoca do mundo através de um só olhar.


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ESPAÇO E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

Visualização e interpretação

Antonio de Pádua Vilella Cavalca

A capacidade de “ver” um objeto geométrico espacial representado no plano não é inata e pode ser desenvolvida. O autor enfrenta a ideia corrente de que alguns alunos simplesmente não têm capacidade de visão espacial e demonstra que é possível desenvolver tal capacidade mesmo em alunos adultos.


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INDIVIDUALIDADE

Afirmação e negação na sociedade capitalista

Isilda Campaner Palangana

Tratar do processo de individuação dentro da sociedade capitalista, por um lado levando em consideração os instrumentos materiais e simbólicos e, por outro, os aspectos econômicos, políticos, técnicos e culturais é uma tarefa árdua. Isilda Campaner Palangana abraçou o tema para elaborar sua tese de doutorado e, agora, apresenta-a nesta publicação que, sem dúvida alguma, será um marco pelas informações que traz.


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TRABALHO DOCENTE

Uma incursão no imaginário social brasileiro

Angela S. Therrien

A autora analisa a desvalorização do trabalho docente implícita nos conteúdos emergentes e introjetados nas explicações relativas à “crise” do ensino público e à “nova qualidade” da população que o frequenta. Transitando entre o passado e o presente, incursiona pelo campo da psicologia socioeducacional, no âmbito dos problemas pedagógicos e na conjuntura da política educacional brasileira.


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UM GOSTO AMARGO DE ESCOLA

Relações entre currículo, ensino e fracasso escolar

Maria das Mercês Ferreira Sampaio

Por que a escola pública fracassa? Por que é de sua lógica fracassar e imputar ao aluno a culpa do fracasso? Neste livro encontramos parte substantiva da resposta a essas perguntas sobre um fenômeno histórico entre nós – o fracasso escolar. E para construí-la a autora vai ao depósito onde está o que a escola expurgou: os recursos impetrados pelos alunos (ou seus pais) que reagiram à reprovação imposta pela escola.