Livro indisponível
O JOGO DO ALVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Um estudo de numeração
Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Relato de pesquisa de campo que analisa a produção de alunos de classes de educação infantil quanto às condições de apropriação do significado de números com dois algarismos e do valor posicional de sua escrita. A obra oferece contribuições tanto para formação de professores quanto para uso em salas de aula de pré-escola e de primeiro ano do ensino fundamental.
Livro indisponível
ESCOLA E JUVENTUDE
O aprender a aprender
Regina Magalhães de Souza
Em texto bastante provocador, apoiado em dados precisos, a autora faz, de um estudo sobre o ensino médio da escola pública brasileira, uma ampla reflexão sobre o papel da escola na sociedade contemporânea. Aborda temas muito atuais, como ética, crise da escola, comportamento juvenil, que estão na ordem do dia tanto na universidade como na mídia.
Impresso
PSICOLOGIA & EDUCAÇÃO
Revendo contribuições
Vera Maria Nigro de Souza Placco (org.)
Abigail Alvarenga Mahoney
Angel Pino
Laurinda Ramalho de Almeida
Maria Aparecida Morgado
Originalmente artigos de revista (Psicologia da Educação, nº7/8, São Paulo, EDUC, 1999), um conjunto de seis revisões de 30 anos de contribuição da Psicologia à Educação recebeu indicação para ser usado como livro-texto na área de formação inicial e continuada de professores. Isto levou a EDUC a publicá-lo também como livro, em vez de proceder a tiragens adicionais do fascículo. Como novidade em livros para a área, o fato de cada autor responder pela abordagem na qual é especialista: Wallon, Vigotski, Rogers, Freud, Piaget e Skinner.
Livro indisponível
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR CENTRADA NA ESCOLA
Uma introdução
Moacyr da Silva
Com um texto fluente e agradável, o autor nos mostra que propostas de formação continuada de professores, apresentadas hoje como inovadoras, tiveram sua concretização no Brasil na década de 1960, na realização de vários projetos de renovação educacional. Faz do Ginásio Vocacional de Americana, do qual foi orientador pedagógico na década de 1960, seu objeto de estudo para discutir uma experiência de formação continuada na escola, dando voz a diversos profissionais envolvidos no projeto.
Livro indisponível
EDUCANDO PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Sugestões de atividades em educação ambiental
Maria Cornélia Mergulhão
Beatriz Nascimento Gomes Vasaki
Este livro relata a riqueza de experiências pioneiras em educação ambiental não-formal realizadas no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros – o zôo de Sorocaba. Uma obra criativa e uma grande contribuição à metodologia de educação ambiental, é um recurso importante para qualquer um que queira criar um programa de educação ambiental na comunidade.
Livro indisponível
OLHOS QUE PINTAM
A leitura da imagem e o ensino da arte
Anamelia Bueno Buoro
Livro inspirado na visão semiótica sobre a prática do ensino de arte no contexto da escola formal desde o nível fundamental até o médio. Discute a leitura da imagem no cotidiano da sala de aula e seu papel na formação do educador de arte. Inclui exemplos dos procedimentos de análise semiótica de cinco obras de arte.
Livro indisponível
A PRÁTICA DE LINGUAGEM EM SALA DE AULA
Praticando os PCNs
Roxane Helena R. Rojo (org.)
Discussão dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC para o ensino de Língua Portuguesa no nível fundamental, no que se refere à formação de professores e à elaboração de currículos, programas e projetos. Voltado especialmente para as práticas de leitura e redação em sala de aula, o livro busca traduzir e reinterpretar os parâmetros gerais em um terreno mais específico – o das práticas pedagógicas.