Livro indisponível
EMPREGABILIDADE E EDUCAÇÃO
Novos caminhos no mundo do trabalho
Alípio Casali (org.)
Iaci Rios (org.)
José Emídio Teixeira (org.)
Mario Sergio Cortella (org.)
Este livro registra um debate internacional de ideias e experiências relacionadas às implicações da relação educação/trabalho. Trata-se de uma referência importante para o mundo empresarial, sindical, escolar, acadêmico e governamental, ao propor uma elucidação das reflexões sobre as transformações hoje em processo no mundo do trabalho e das novas exigências educacionais, apontando possibilidades de respostas aos desafios econômicos, tecnológicos e gerenciais.
Livro indisponível
IDENTIDADE E TRANSFORMAÇÃO
O professor na universidade brasileira
Marisa Todescan Dias da Silva Baptista
Contribuindo para resgatar o papel do sujeito professor no processo educacional de que faz parte, a presente obra é bastante oportuna. É, também, inovadora – ao investigar o processo identificatório em história de vida de docentes universitários e ao tomar como pano de fundo histórico-social a USP e a PUC-SP, duas universidades que se têm destacado, no panorama universitário brasileiro, como paradigmas das qualidades, problemas e limites da universidade pública e do ensino superior privado.
Livro indisponível
JOEL MARTINS...
Um seminário avançado em fenomenologia
Maria Aparecida Viggiani Bicudo (org.)
Vitória Helena Cunha Espósito (org.)
Fruto de esforço coletivo, nasceu Joel Martins... um seminário avançado em fenomenologia. Na primeira parte, notas de aulas, organizadas e comentadas por Maria Alice Castro Rocha e Ozeneide Venâncio de Mello Machado. Na segunda, textos de Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Vitória Helena Cunha Espósito e Carmen Sylvia G. Aranha concluem o último curso de Joel Martins.
Livro indisponível
UNIVERSIDADE E COMPROMISSO SOCIAL
A experiência da Reforma da PUC de São Paulo
José M. Nagamine
A leitura deste livro produzirá, mesmo no leitor não muito familiarizado com a trajetória da PUC-SP, uma impressão bastante viva da presença marcante dessa instituição, nas décadas de 1970 e 1980, na história da universidade brasileira.
Livro indisponível
INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE PROBABILIDADE
Uma visão frequentista
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
A autora compara uma situação brasileira de ensino e uma francesa com o objetivo de mostrar as vantagens da utilização de uma visão frequentista para o ensino dos primeiros conceitos de probabilidade. Obra oportuna e original. Oportuna porque cresce, hoje, no Brasil, a consciência de que o letramento de um cidadão deve incluir uma espécie de “alfabetização matemática”, além da alfabetização linguística. Original porque introduz, no contexto da discussão sobre ensino da matemática, o ensino de 2º grau e o ensino não especializado.
Livro indisponível
TESSITURA DE DESTINOS
Mulher e educação
Maria Cândida Delgado Reis
Análise das dimensões históricas relacionadas à presença das mulheres em escolas públicas de São Paulo nas primeiras décadas da República. Utilizando a metáfora do tecer e bordar, a autora analisa as questões de educação e de gênero como parte da “tessitura” da sociedade e da cultura.
Livro indisponível
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
O otimismo dialético em educação
Lúcia Aranha
Percorrendo as ideias dos principais teóricos da chamada “pedagogia histórico-crítica”, bem como as de alguns de seus críticos, a autora detecta nestes e naqueles insuficiências/lacunas e/ou equívocos que se vinculam à desatualização de seus quadros conceituais, de onde partem suas noções de objetividade, universalidade, etc., e à falta de uma abordagem, entre outras, das relações entre linguagem e cultura.