Catálogo


Livro indisponível 

ENSINO DE ALGORITMOS EM CURSOS DE COMPUTAÇÃO

Lisbete Madsen Barbosa

A busca de novas orientações no ensino de algoritmos a partir de uma análise de como alunos de Computação reagem às representações em linguagem natural e àquelas veiculadas através de pseudocódigos ou linguagens de programação. Descrição e desenvolvimento de algoritmos através de exemplos.


Livro indisponível 

GAROTAS TRICOLORES, DEUSAS FARDADAS

As normalistas em Feira de Santana – 1925 a 1945

Ione Celeste de Sousa

Pesquisa histórica sobre o cotidiano das normalistas em uma cidade no interior da Bahia. A implantação de uma escola normal para o letramento dos sertões. A condição feminina num ambiente tido como extensão do espaço doméstico e num Brasil em que as professoras primárias eram consideradas agentes do progresso da nação.


Livro indisponível 

IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO

Investigando professores na prática da avaliação escolar

Amândia Maria de Borba

A construção da identidade do professor a partir da análise de práticas de avaliação no cotidiano da sala de aula e nas relações com os colegas. A autora trata do ensino fundamental, mas contribui para um debate mais amplo sobre as políticas públicas de avaliação nos diferentes níveis educacionais.


Livro indisponível 

O CUIDADO E A FORMAÇÃO MORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Thereza Montenegro

A autora defende a inclusão de um programa de educação moral para profissionais que trabalham em creches. Considera a educação moral como parte necessária da formação para o cuidado infantil. Debate o conceito de “cuidado”, sua função no psiquismo humano e aplicação na formação de educadoras infantis.


Livro indisponível 

PARA UMA VISÃO REFLEXIVA DA VIOLÊNCIA

Guia temático da videoteca da PUC-SP

Ana Salles Mariano (coord.)
Samir Curi Meserani (coord.)

Precioso guia de informações audiovisuais sobre o tema da violência. Resulta de um projeto voltado à produção de guias que facilitem, sobretudo àqueles que precisam de materiais para a preparação de aulas, o acesso e a localização de entrevistas, documentários, palestras, reproduções de fotos jornalísticas e outras referências sobre temas específicos.


Livro indisponível 

PROPOSTA PEDAGÓGICA LABOR

Margarida M. P. Gioielli
Sílvia Pompéia
Daniella Michel

Caixa com 7 fascículos e folheto com “Sugestões para um estudo orientado dos fascículos”
Fascículo 1 – Relação escola-comunidade
Fascículo 2 – Teoria e prática
Fascículo 3 – Pequeno projeto didático
Fascículo 4 – A escola no mundo moderno
Fascículo 5 – Atividades da vida diária
Fascículo 6 – Avaliação
Fascículo 7 – Autoestima
Resultado de proposta pedagógica testada já em escola pública em diversas regiões do país, este conjunto de sete fascículos é dirigido a professores de educação básica.
Cada fascículo, em linguagem direta e bastante ilustrado, trata de aspecto selecionado entre os mais significativos na relação do professor com o aluno, a escola, a comunidade, mas, também, com o conhecimento.


Livro indisponível 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A contribuição da análise do comportamento

Maria de Lourdes Bara Zanotto

A autora conduz o leitor, de forma clara, aos argumentos e análises de Skinner sobre o papel central do professor no desenvolvimento da educação e, com base na concepção skinneriana de ensino, lança as bases para um programa de formação de professores.