Catálogo


Livro indisponível 

EM BUSCA DE UMA TEORIA DO SENTIDO

Windelband, Rickert, Husserl, Lask e Heidegger

José Resende

Se o conhecimento se constituía como um dos principais problemas da filosofia moderna, a partir da virada do século XX, o sentido passa a ocupar esse lugar, colocando-se como uma das preocupações centrais da filosofia contemporânea. Neste livro, essa problematização do sentido é investigada a partir da interlocução entre a filosofia dos valores de Windelband, Rickert e Lask com a fenomenologia de Husserl.


Impresso

A ESTÉTICA ENTRE SABERES ANTIGOS E MODERNOS NA NUOVA SCIENZA, DE GIAMBATTISTA VICO

José Expedito Passos Lima

Com altura intelectual notável, densidade teórica exemplar, fundado em atualíssima pesquisa bibliográfica, José Expedito Passos Lima estuda, no detalhe, o pensamento do filósofo italiano Giambattista Vico, em "A Estética entre os saberes antigos e modernos na 'Nuova Scienza', de Giambattista Vico". No fluxo da fina reflexão, elaborada e exposta com clareza e síntese ao longo de todo o livro, cuida de não dissociar a Estética da complexa concepção de nuova scienza, contida na obra máxima, Nuova Scienza, e, no mesmo passo, sem deixar de traçar os elos da discussão acerca desse plano da Filosofia em textos menos conhecidos do napolitano. Mas, ao adentrar com maestria o intrincado pensamento viquiano, analisa as interpretações herdadas de Benedetto Croce e de pesquisadores contemporâneos, de alguma forma ainda alinhados pelo filósofo do espírito, como Battistini, Patella, Amoroso. O resultado é o ato de dimensionar na medida correta o lugar da Estética na obra viquiana, nem como disciplina autônoma, nem como interesse central dessa verdadeira enciclopédia moderna, construída sob o arco da cultura barroca e da matematização da ciência da natureza, em curso desde o lançamento da filosofia de Descartes, e de par com as vicissitudes da vida civil apresentadas pelo cotidiano da cidade de Nápoles.


Livro indisponível 

ATIVIDADE DE LINGUAGEM, TEXTOS E DISCURSOS

Por um interacionismo sociodiscursivo

Jean-Paul Bronckart
Anna Rachel Machado (trad.)
Péricles Cunha (trad.)

No quadro teórico do interacionismo social, o autor delineia os caminhos para um interacionismo sociodiscursivo a partir da análise de 120 exemplos de textos autênticos. Os textos são apresentados como produções sociais no âmbito de uma linguagem entendida como atividade entre sujeitos.


Livro indisponível 

LÍNGUA PORTUGUESA

Aspectos linguísticos, culturais e identitários

Neusa Barbosa Bastos (org.)

Os textos aqui apresentados abrangem questões de relevância para a situação atual do ensino de língua portuguesa e para a situação do português no mundo globalizado, além de serem fruto das intervenções realizadas durante o 13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 4º Congresso Internacional de Lusofonia. São reflexões feitas por pesquisadores de grande importância no cenário nacional e internacional, voltados para o binômio teoria e prática no espaço lusófono, com propostas de visões múltiplas, enfoques diversificados, possibilidades inúmeras de pesquisas no âmbito da língua portuguesa em todas as suas manifestações culturais e em todas as suas variantes linguísticas.


Impresso

O FUTEBOL EM NELSON RODRIGUES

O óbvio ululante, o Sobrenatural de Almeida e outros temas

José Carlos Marques

É difícil acreditar que o melhor cronista do maior espetáculo público brasileiro era quase cego. Parece uma lenda, sei, mas tudo indica que é a mais pura verdade. José Carlos começa o seu livro com um belo resumo das principais teorias sobre o papel dos esportes na cultura moderna. De Huizinga a DaMatta, o autor vai nos inteirando do assunto de forma concisa e indolor. Aliás, esta é uma das características mais sedutora desta obra: ela consegue lançar mão de conceitos complexos sem sobrecarregar o leitor. O futebol em Nelson Rodrigues — O óbvio ululante, o Sobrenatural de Almeida e outros temas consegue ser claro, informativo, relevante e gostoso de ler. Não é pouca coisa. Aproveite.


Impresso

O LIVRO DO RIO MÁXIMO DO PADRE JOÃO DANIEL

Henryk Siewierski (prólogo, seleção e posfácio)

O trabalho de Henryk Siewierski sobre o Padre João Daniel – cronista da Companhia de Jesus, que viveu na Amazônia no período de 1741 a 1757 – vai nos mostrar aspectos como a dimensão poética e o olhar de descoberta que nos levam à história pelo poético. Geografia e forma, detalhe e amplitude. O padre e personagem que se fez ator e autor no mundo amazônico nos situa de modo a podermos entender conquistas e impasses de nossa própria construção social e cultural ao longo de séculos.
Esta sensível antologia nos conduz e aproxima de uma linguagem que busca expressar a grandeza dos espaços que se oferecem em trópicos sem limites, e o exercício da tirania implacável que levaria à prisão e à morte o observador privilegiado, o cronista que conseguiu nos deixar um tesouro incomparável.


Impresso

POLÍTICAS DA VOZ NO CINEMA EM MEMÓRIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO

Elen Döppenschmitt

Melhor escolha não poderia ser feita. Neste livro, é trazido à cena o escritor Edmundo Desnoes, em suas Memórias do subdesenvolvimento, que tem como foco o êxodo pós-revolucionário em Cuba. A pesquisa de Elen Döppenschmitt entusiasma pelo fato de ter conseguido algo muito raro. Traduzir o autor, desenvolver uma correspondência elucidativa e ainda elaborar observações sobre a passagem desse romance ao cinema. Analisa processos, questiona possibilidades e, sobretudo, torna-se uma conhecedora do cinema cubano, tendo em foco um cineasta como Tomás Gutiérrez Alea. Transtemático, nunca eclético, apesar do cruzamento de métodos e achados, creio que a autora inicia um novo caminho comparatista, e consegue estabelecer profundas relações entre obras, autores, levando-nos a visitar os nexos mais firmes entre projetos poéticos e políticos.