conceito situações urbanas escala intervenções pesquisa arte/cidade - zona leste
x  

Centros Transnacionais


Como as transformações espaciais e técnicas da economia globalizada atuam nas grandes metrópoles? Qual é a distribuição das atividades no interior destas locações chaves? A concentração de atividades globalizadas constitui espaços internacionalizados no coração destas grandes áreas urbanas, na medida em que as maiores empresas produtoras de serviços desenvolvem vastas redes multinacionais contendo linkagens geográficas e institucionais especiais.

Esta mecânica engendraria uma profunda reestruturação urbana destas metrópoles. Desenvolvem-se grandes projetos de reurbanização e "reabilitação" de áreas até então decadentes ou marginais, para novos usos empresariais ou residenciais, acarretando uma reconstrução em grande escala das cidades. Um processo que intensifica as descontinuidades: disparidade entre locações, coexistência de espaços vazios e extrema densidade.

 

A constituição destes centros transnacionais só pode realizar através de processos em grande escala. O planejamento e redesenvolvimento urbanos passam a depender de fatores externos internacionais muito mais complexos, envolvendo a atração de grandes investimentos, sobre os quais - mesmo em casos como o de Berlim, onde é decisiva a participação governamental - se pode ter um controle apenas limitado.

 

Referência:
S. Sassen. The Global City. New Jersey, Princetown UP, 1991.