conceito situações urbanas escala intervenções pesquisa arte/cidade - zona leste

 

Terra-de-ninguém

 

Robert Smithson realizaria, no final dos anos 60, diversas expedições de reconhecimento através de regiões industriais nos arredores de Nova York. As áreas percorridas nestes itinerários caracterizam-se pela extensão horizontal suburbana e industrial, desprovida de qualquer centralidade urbana. Uma paisagem em transição marcada pela monotonia e a dilapidação


Uma narrativa documental que remete às narrativas de viagem, com suas descrições factuais de antigos monumentos, mas invertendo sua sensibilidade pitoresca. Smithson faz um tour por esta paisagem para retratá-la devastada pela industrialização e o crescimento urbano. Um mundo sem passado convertido numa conformação geológica em colapso. Um mapa de desagregração e esquecimento. Nenhum dos monumentos citados por Smithson são lugares aos quais seus habitantes atribuiriam qualquer significado. Ele não faz referência à história ou à antiga configuração urbana da região. Estes canais poluídos e estacionamentos erodidos são vazios numa malha urbana sem nexo.


Um panorama ditado por desagregações arquitetônicas e indistinções urbanas. Onde se evidencia o caráter insustentável dos elementos, o dinamismo da matéria sujeita à infinitas metamorfoses, os deslizamentos, rompimentos, dilacerações e involuções. A instabilidade espacial destas áreas comprometidas, tomadas por detritos e resíduos industriais, por contínuas operações de fazer e desfazer.

Situações urbanas erodidas a tal ponto que ali só existe um vazio. Os viadutos, autopistas, estacionamentos, canteiros de obras, tubulações expostas e conjuntos residenciais populares são os monumentos das grandes extensões urbanas devastadas contemporâneas. Esses locais parecem cheios de buracos, comparados com as cidades tradicionais, mais compactas e sólidas. São lacunas monumentais que guardam os vestígios de futuros abandonados, mapas de uma infinita desintegração. Estes lugares são não-lugares, um abismo, rasgando a cidade, criando múltiplos e incompletos pontos de vista. Nesta terra-de-ninguém desaparecem os contornos, as fronteiras entre locais espalhados num continuum indiferenciado e infinito. Paisagens quebradas bem no meio da cidade, deslocando continuamente nossa percepção.


Referência

R. Smithson, A Tour of the Monuments of Passaic, New Jersey, in N. Holt ed., The Writings of Robert Smithson, NYU Press, NY, 1979.