conceito situações urbanas escala intervenções pesquisa arte/cidade - zona leste
x

x

Novas estratégias

 

Dada a crescente dimensão e complexidade da metrópole contemporânea e a crise do aparelho administrativo governamental _ devido a falta de recursos, inadequação do planejamento centralizado e crise de governabilidade _ novos parâmetros têm de ser encontrados para a implementação de políticas públicas, particularmente as relacionadas com grandes projetos de desenvolvimento urbano. Estratégias que se contraponham à tendência, hoje predominante, no vácuo deixado pelo Estado, de apropriação privada do espaço urbano, tanto por megaprojetos imobiliários como pelo comércio e a ocupação informais. 

Novas combinações programáticas e espaciais poderiam se contrapor à segregação organizacional? A intensificação interna da cidade oferece um modo operativo contra a exclusão e a expansão periférica descontrolada. Operações urbanas diferenciadas, visando padrões ocupacionais instáveis, a coexistência de territórios privados e públicos em configurações mais permeáveis e fluídas. Estabelecer um terreno indefinido, que acomode extensas gradações de ocupação pública e privada e indeterminações programáticas que permitam modos variáveis de ativação.

Projetos alternativos de intervenção que, em relação direta com as regiões e comunidades, possam sugerir outros modos de ocupação e uso, novas configurações para estes vazios metropolitanos, distintas daquelas ditadas pelo desenho existente da cidade e pelos interesses econômicos e políticos dominantes. Introduzir novas estratégias urbanas, baseadas na diversidade, na indeterminação e na fluidez destes espaços intersticiais.

 

Imagens:

Ben van Berkel: Diagrama como potencial instrumento organizacional para problemas urbanos complexos