Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Avaliação CAPES: Mestrado/Doutorado quadriênio 2017-2020, conceito 5
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

Missão: O LAEL tem como missão promover a inovação, a internacionalização e a ciência aberta. Essa missão deriva do pioneirismo histórico do Programa. Ao longo de seus 50 anos, esse pioneirismo teve características distintas, que marcaram a história do Programa e da Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem no país e no exterior. Como o primeiro programa de pós-graduação na Linguística Aplicada, teve como missão inicial introduzir a área no Brasil. Em seguida, sua missão foi consolidar a área, formando pesquisadores que viriam a atuar no ensino e pesquisa no país. Seu pioneirismo o conduziu a articular a relação entre a Linguística Aplicada e os Estudos da Linguagem, reforçando seu caráter interdisciplinar e orientando-o na direção de expandir e inovar o campo da Linguística Aplicada e dos Estudos da Linguagem. O LAEL concebe a Linguística Aplicada contemporânea como área transdisciplinar de caráter aplicado e implicado, que tem na linguagem o seu lugar de estudo e de possibilidade de atuação. Ao mesmo tempo, compreende os Estudos da Linguagem como campo de pesquisa nas suas múltiplas modalidades, escrita, falada, visual, háptica e sinalizada, bem como nos seus cruzamentos, incluindo a verbo-visualidade e a gestualidade. O LAEL se distingue no cenário nacional e internacional pela articulação dessas duas vertentes, propiciada pelas tecnologias de linguagem, emprestando ao Programa uma feição única, que neste momento converge para a ciência aberta e para a internacionalização. Essa vocação contemporânea se traduz no projeto institucional ‘Portal multimodal/multilíngue para o avanço da ciência aberta nas Humanidades’, apoiado pelo CNPq, e pelos dois periódicos internacionais do Programa que aderiram à Ciência Aberta.

O LAEL forma mestres e doutores e acolhe pós-doutores que escolham o Programa para desenvolver atividades de pós-doutorado na área de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.

O LAEL dispõe de um website destinado exclusivamente aos alunos, com informações sobre planejamento acadêmico, produção discente, bolsas, pós-doutorado, representação discente, qualificação, entre outros.

O LAEL oferece bolsas de estudo integrais para mestrado e doutorado mediante concurso, as quais podem ser solicitadas no momento da inscrição para o processo seletivo. O concurso de bolsas de mestrado e doutorado inclui cotas étnico-raciais. O Programa ainda oferece bolsas ‘sanduíche’ para doutorandos bem como bolsas CAPES PNPD para o estágio gratuito pós-doutoral.

Linhas de Pesquisa

As Linhas de Pesquisa do Programa concentram, hoje, quatro âmbitos principais de investigação e atuação, conforme sugerem suas designações:
  • Linguagem e Educação;
  • Linguagem e Trabalho;
  • Linguagem e Patologias de Linguagem;
  • Linguagem e Tecnologia.

Essas linhas, já consolidadas, desenvolvem-se em termos de pesquisa e de docência, como se pode observar nas disciplinas que constituem a grade curricular, nas dissertações e teses defendidas e em andamento, nos projetos, nos intercâmbios nacionais e internacionais, na produção discente e docente.