A comunicação em inglês exigida pelo mundo contemporâneo, associada à baixa proficiência dos brasileiros, indicam a necessidade de que docentes de língua inglesa contribuam para o desenvolvimento das habilidades de seus alunos. Nesse cenário, o/a professor/a precisa, constantemente, praticar e ampliar seus conhecimentos em língua inglesa para poder promover o uso do idioma em suas aulas, bem como aprimorar seus conhecimentos sobre estratégias e recursos educacionais que possam contribuir com seu fazer docente. Para tanto, poderá beneficiar-se da articulação, em um mesmo curso, da prática de inglês e do aprimoramento docente, promovida pelo curso Speak-Create-Reflect: teachers em ação.
Objetivos
Promover o desenvolvimento docente por meio da articulação entre prática de inglês, uso de ferramentas educacionais digitais e aprimoramento da prática pedagógica a fim de preparar os professores de inglês para planejar e executar aulas que promovam o uso do idioma, aproximando-as das características da vida. O curso organiza-se em três componentes, presentes em todas as aulas e articulados entre si: o componente Prática da língua inglesa; o componente Recursos, sobre materiais e ferramentas de tecnologia digital; e o componente Estratégias, sobre prática pedagógica.
Diferenciais
O curso apresenta uma proposta diferenciada, promovendo o desenvolvimento linguístico, associado ao uso de recursos educacionais e materiais digitais, articulados a um componente estratégico, que explora a prática pedagógica e a reflexão sobre processos e produtos.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
Professores de inglês de escolas públicas e particulares, professores autônomos e de escolas de idiomas, e estudantes de Letras e de Tradução com, pelo menos, nível de inglês A2 (QECR para línguas) e acesso à Internet com câmera e microfone.
-
Duração: 30h
-
Local: On-line Síncrono
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Dra. Solange Lopes Vinagre Costa
Profa. Solange Lopes Vinagre Costa. Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP, graduada em Letras-português/inglês com habilitação Tradutor-Intérprete, atua há mais de 30 anos como docente de inglês em escola de idiomas e ministrando aulas particulares para todos os níveis e preparatórios de exames. Possui experiência com desenvolvimento de professores de inglês, como tradutora e como intérprete de conferência. É membro do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC/CNPq-PUC-SP) e integrante do projeto Ciclos de Formação de Educadores.
Saiba Mais
Professor em Destaque
Profa. Dra. Marina Borges Muriana
Professora de língua inglesa, gestora-educadora de escola de idiomas e Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP É membro do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC/CNPq-PUC-SP) e integrante do projeto Ciclos de Formação de Educadores.
Saiba Mais
Professor em Destaque
Profa. Ma. Tatiane Molini Barros
Professora de língua inglesa e gestora-educadora de escola de idiomas. Possui experiência em formação docente. Mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP. É membro do Grupo de Pesquisa GPeAHFC (CNPq-PUC-SP) e integrante do projeto Ciclos de Formação de Educadores. Currículo Lattes
Saiba Mais
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Coordenação:
Profa. Dra. Maximina Maria Freire
Professores:
Profa. Dra. Solange Lopes Vinagre Costa
Profa. Dra. Marina Borges Muriana
Profa. Ma. Tatiane Molini Barros
O curso adota uma abordagem metodológica teórico-prática, que busca articular a realização de atividades de uso da língua inglesa à reflexão, em língua portuguesa, sobre a vivência prática e sobre as estratégias e recursos digitais nela utilizados de modo a contribuir para o aprimoramento de sua prática pedagógica. Organiza-se em três componentes: Prática, Recursos, Estratégias, delineados da seguinte forma:
Componente Prática: I am who I am / My autobiography / Life experiences /My routine is tough/ Music and me / The future is certain and uncertain;
Componente Recursos: Recursos para apresentações pessoais, softwares de criação de apresentações e timelines, Creative Commons e licenças, curadoria de ferramentas educacionais, entre outros;
Componente Estratégias: diferentes estratégias em diferentes contextos, a realidade do aluno nas atividades práticas, música e jogos como estratégia pedagógica, entre outras.
INÍCIO: 26/03/2025
TÉRMINO: 28/05/2025
HORÁRIO: Quarta-feira, das 19h00 às 22h00
DATAS: 26/03 - 02, 09, 16, 23, 30/04 - 07, 14, 21, 28/05/2025
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia do Diploma de Graduação para graduados e cópia do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br