O curso Arte Feita em Código: dos Pioneiros à Inteligência Artificial se propõe a apresentar uma análise crítica do momento atual de hype da Inteligência Artificial, fazer uma reflexão sobre os seus desdobramentos na sociedade e examinar a arte produzida dentro desse contexto.
Diferenciais
Prevê-se o envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem através de: aulas expositivas dialogadas, discussão dos temas apresentados visando garantir o debate, leituras de textos individualmente em preparação para as aulas e estudos de caso por meio de pesquisa de artistas e análise de suas obras.
Objetivos
Fomentar uma reflexão crítica sobre os avanços tecnológicos da Inteligência Artificial e debater a produção artística dentro desse contexto. Capacitar os alunos com conhecimento sobre as tecnologias de IA que estão em alta atualmente e as suas diferenças. Contextualizar a IA em relação às mídias digitais e à produção artística feita a partir do software. Compreender a trajetória histórica do desenvolvimento tecnológico e da arte generativa, desde o surgimento do computador nos anos 1960s até o momento atual. Examinar o trabalho de alguns artistas selecionados e criar diálogos entreO curso oferece uma visão crítica e criativa da Inteligência Artificial, fugindo dos olhares mais mercadológicos que tem se estabelecido na reflexão sobre a área.
Sobre o Curso
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Categoria: Extensão, On-line Síncrono
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Público-alvo:
Artistas, designers, arquitetos, jornalistas, publicitários, pesquisadores de pós graduação nas áreas de Artes e Comunicação
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Duração: 16 horas
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Local: Online
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INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Patricia Oakim Bandeira de Mello
Patrícia Oakim é Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP e autora do livro Arte feita em código: a linguagem de programação Processing e sua utilização por artistas-programadores – publicação da sua dissertação de mestrado pela Editora Intermeios. Tem também um Master 's pela New York University em Interactive Telecommunications Program. É artista plástica, já trabalhou com software e atualmente trabalha com pintura e desenho. Tem graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área de tecnologia há 15 anos, já tendo passado pelo Google, em São Paulo, e NBC Universal, em Nova York. Atualmente trabalha na Wellhub desenvolvendo soluções digitais com Inteligência Artificial
Saiba Mais
Aula 1:
Tema: apresentação
A primeira aula terá dois objetivos. O primeiro é apresentar o curso e explicar a estrutura e conteúdo das oito aulas, além de esclarecer como será feita a avaliação individual. O segundo é contextualizar o aluno nos principais conceitos que serão trabalhados: a arte generativa e a inteligência artificial. Para isso, serão apresentadas notícias de jornais e revistas sobre IA e temas de exposições de arte recentes no Brasil e no exterior, com o intuito de gerar um debate e intercâmbio de ideias entre os participantes.
Aula 2:
Tema: Inteligência Artificial na sociedade
O objetivo da segunda aula será oferecer ao aluno um contexto amplo da mídia digital, esclarecendo o papel do software e dos algoritmos no mundo atual. Serão também explicados conceitos importantes relativos à Inteligência Artificial e, a partir de um breve histórico do desenvolvimento tecnológico da IA, serão explicados os diferentes tipos de IA desenvolvidos até chegar na IA Generativa, que está em um momento de hype. Exemplos de produtos de IA que automatizam processos de geração de imagem, texto, música e vídeos serão apresentados.
Aula 3:
Tema: o pensamento de Flusser no livro Filosofia da caixa preta
O objetivo da terceira aula será fazer uma imersão no pensamento de Flusser no texto Filosofia da caixa preta para estabelecer alguns conceitos importantes para a compreensão das imagens produzidas pela IA. A partir da fotografia, examinaremos os conceitos de aparelho, imagens técnicas e funcionário elaborados pelo filósofo e buscaremos compreender como a IA, diferente de outros meios como a pintura, por exemplo, chega às mãos das pessoas já programada pelos seus criadores. Iremos explorar os desdobramentos disso.
Aula 4:
Tema: Arte Generativa
Na quarta aula iremos percorrer a trajetória da arte generativa desde o início da computação. A partir do trabalho de diversos artistas brasileiros e estrangeiros, iremos compreender as tendências estéticas e as formas de criar desses artistas. Iremos abordar também outras formas de arte criadas com software para oferecer um amplo horizonte artístico da arte digital: falaremos sobre live coding, vídeo arte, e instalações interativas, etc. As obras de artistas como Waldemar Cordeiro, Erthos Albino de Souza, Frieder Nake, Zach Lieberman, entre outros serão debatidas.
Aula 5:
Tema: a técnica na arte
Na quinta aula, partiremos dos conceitos de techné e ars para compreender qual é o papel da técnica na criação de arte. A partir desses conceitos, falaremos de diferentes técnicas nas artes plásticas, como o desenho e a pintura, e falaremos da técnica de programação como material artístico. Debateremos o conceito de artista-programador. Falaremos de recursos estéticos nas artes como repetição e aleatoriedade, usados tanto na arte generativa quanto na arte analógica. Debateremos a importância do suporte material nas artes plásticas: texturas, superfície, matéria e a formatação das obras digitais, com uso de telas, projeções e luz.
Aula 6:
Tema: IA na arte
Na sexta aula, iremos nos aprofundar na arte digital que utiliza IA. A obra do Harold Cohen, por muitos considerado um precursor do uso de IA na arte, será apresentada. Debateremos a obra Portrait of Edmond de Belamy do Coletivo Obvious, que foi leiloada pela Christie 's em 2018 e analisaremos o trabalho de outros artistas, como Refik Anadol. Iremos debater o que move um artista em sua busca criativa e uma possível perspectiva para entender a arte através do contexto cultural em que ela é criada, indo além do conceito de técnica.
Aula 7:
Tema: IA na arte
Seguiremos na sétima aula analisando o trabalho de outros artistas, como Anna Riddler e Monica Rizzolli. Faremos também uma imersão em ferramentas proprietárias de IA generativa para gerar imagens, Dall-e e Mid Journey, as estéticas produzidas e suas possibilidades para destravar ganho de eficiência operacional no setor privado e possibilidades criativas na arte. Buscaremos traçar paralelos entre os conceitos apresentados em aulas anteriores – como o conceito de funcionário de Vilém Flusser – e também compreender as imagens geradas por essas ferramentas do ponto de vista estético.
Aula 8:
Apresentação dos trabalhos individuais sobre artistas selecionados pelos alunos
INÍCIO: 23/04/2025
TÉRMINO: 11/06/2025
HORÁRIO: Quartas-feiras, das 19h30 às 21h30
MODALIDADE: Online-Síncrono
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1. Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
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2. Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
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3. Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada
Documentos
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br.