O curso apresenta estratégias e dinâmicas de aprendizagem – individuais e coletivas – que permitem participação ativa do aluno no processo de construção do próprio conhecimento, de modo que desenvolva sua capacidade de realizar a leitura autônoma de diferentes textos acadêmicos em língua espanhola, preparando-se, assim, para enfrentar as exigências da vida acadêmica e/ou profissional.
Objetivos
- Inserir o aluno no processo de ensino e aprendizagem de forma participativa e ativa, de modo que possa ser agente na construção de seu próprio conhecimento.
- Desenvolver no aluno a capacidade de inferir, associar, comparar, relacionar, analisar, criticar e reconhecer estruturas linguísticas básicas do espanhol.
- Levar o aluno a construir sentidos mediante avaliação do contexto de produção e situação de uso, coesão, coerência e organização textual.
Diferenciais do Curso
Com base em metodologias ativas, estimula-se a participação do aluno mediante ações e reflexões sobre língua, texto e discurso, o que torna a aprendizagem mais colaborativa e efetiva. Por meio da tecnologia, pretende-se inseri-lo em meios autênticos de produção da língua, observando-se os contextos socio-históricos e culturais de sua produção concreta, possibilitando, assim, um aprendizado alinhado às práticas sociais contemporâneas do universo digital e acadêmico.
Sobre o Curso
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Categoria: Extensão, On-line Síncrono
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Público-alvo:
Alunos de pós-graduação e de graduação, interessados em aprender a ler em espanhol para a realização de exames de proficiência em leitura ou para alcançar maior autonomia de leitura em língua espanhola.
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Duração: 40 horas
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Local: On-line Síncrono
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INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Dra. Eliane Gonçalves
Doutora em Letras, na Área de Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, Mestre na mesma área e instituição, Bacharelada em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Licenciada em Letras: Habilitação Espanhol pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora Assistente Doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, instituição na qual também atua como coordenadora de cursos de extensão na área de línguas e de tecnologias emergentes aplicadas à educação. Lecionou a disciplina de Metodologia do Ensino de Espanhol na Faculdade de Educação da USP, como Professora Contratada de nível III (MS3). Fez cursos de aperfeiçoamento na área de Língua e Cultura pela Universidade de Salamanca, Espanha, e de tradução pela Universidade de São Paulo. Desenvolve trabalhos de tradução livre há vários anos para empresas e, sobretudo, traduções acadêmico-científicas para profissionais de várias áreas, como Direito, Letras, Pedagogia, Psicologia e Odontologia, entre outras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino e aprendizagem de línguas, metodologias de ensino e formação de professores, ensino de línguas para fins específicos, e atua, principalmente, nos seguintes temas: linguística aplicada, ensino e aprendizagem de língua espanhola e portuguesa, literatura e cultura de língua espanhola, ensino de línguas, tradução e tecnologia educacional. Sua atuação na área de ensino de línguas e tecnologia aplicada à educação abriu espaço para estudos da linguagem na área da robótica educacional e, em 2009, ajudou a fundar o TJR -Torneio Juvenil de Robótica, em 2016, o ITR -Intenacional League of Robots e, em 2020, a Roboleague, eventos com os quais colabora na organização, além da coordenação do Seminário de Tecnologias e Currículo
Saiba Mais
Semana 1 - Apresentação geral do curso; Análise de Conhecimentos e Necessidades; Estratégias de sensibilização de leitura; Estratégias para ativar conhecimentos; Estratégias de Predição e Dedução.
Semana 2 - Estratégias de Skimming e Scanning; o conceito de gênero textual; associar e completar documentos.
Semana 3 - Estratégias de sensibilização: Inferência, análise das relações entre os elementos linguísticos da língua e as orações; o uso de artigos e pronomes.
Semana 4 - Estratégias de sensibilização: Análise das relações entre os elementos linguísticos da língua e as orações; concordância nominal e verbal; tempos e modos verbais.
Semana 5 - Leitura intensiva; Interpretação textual; identificação das ideias principais e secundárias.
Semana 6 - Estratégia de sensibilização: Unir e reorganizar frases, orações e ideias (coesão e coerência textual; marcadores textuais).
Semana 7 - Função, organização textual e tematização: Discriminar os fatos, as opiniões e as intenções do autor; identificar expressões idiomáticas e variedades linguísticas.
Semana 8 - Comparação, transposição e solução de problemas: Reconhecer cognatos, figuras de linguagem (ironia, humor, metáfora) e elementos da argumentação (persuasão).
Semana 9 - Forma e conteúdo dos gêneros acadêmicos: Características específicas de sua estrutura e linguagem; Elaboração de Esquemas e Resumos; Compreensão de Artigos Acadêmico-científicos.
Semana 10 - Atividade final de leitura e compreensão de textos acadêmicos.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br