A leitura proficiente de textos acadêmicos em língua inglesa tem se tornado essencial para todos os que se dedicam ao desenvolvimento e/ou aprofundamento de conhecimentos especializados em qualquer área do conhecimento, bem como para os que se almejam o desenvolvimento de projetos de pesquisa no nível da pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). O acesso à literatura impressa, bem como a materiais e conteúdos disponíveis em inglês, na Internet, determinam que grande parte do público em geral e, notadamente, graduandos e pós-graduandos tenham que desenvolver sua habilidade de leitura, tornando-se leitores cada vez mais proficientes nesse idioma. Nesse sentido, a leitura de textos acadêmicos – identificada como necessidade prioritária de universitários, há décadas (desde os anos 80, por meio do Projeto Nacional de Inglês Instrumental nas Universidades Brasileiras-, ainda se mantém como finalidade específica de graduandos e pós-graduandos de diversas áreas, caracterizando o interesse daqueles que precisam e/ou dependem da compreensão escrita para a realização de suas atividades acadêmicas.
Considerando tal público, a proposta do curso, na modalidade online, se justifica e se torna prioritária, na medida em que, em um primeiro momento, visa ao desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa, instrumentalizando o aluno no uso e adequação de ferramentas que possam propiciar o reconhecimento e compreensão de gêneros textuais acadêmicos, a seleção das informações neles contidas, e a apresentação de técnicas de apoio, úteis ao e utilizáveis no exame de proficiência linguística, requisito dos Programas de Pós-Graduação, em todas as áreas. Em um segundo momento, o curso se justifica e se torna relevante, por promover o aperfeiçoamento da capacidade leitora, proporcionando as bases para uma leitura que, explorando níveis de compreensão cada vez mais detalhada, se vá tornando crítica – viés igualmente necessário nas/para as atividades acadêmicas.
Objetivos
Identificar as características de leitura como processo, reconhecer e usar adequadamente as estratégias de leitura, identificar os elementos linguísticos que fornecem suporte à compreensão textual em língua inglesa, estabelecer objetivos, níveis de leitura e níveis de compreensão escrita, conceituar gêneros textuais e reconhecer sua relevância para o desenvolvimento da capacidade leitora, distinguir alguns gêneros textuais acadêmicos e seus traços prototípicos.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
Graduandos, pós-graduandos e interessados na leitura de textos acadêmicos em língua inglesa, nas diversas áreas do conhecimento.
-
Duração: 40 horas
-
Local: EaD
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Conscientização do processo de leitura
Conscientização sobre o que é leitura, visando à transferência de conhecimentos da língua materna e de outras línguas para a leitura de textos em língua inglesa, levando o aluno a interagir com o texto a partir de seu conhecimento prévio e da observação de alguns elementos linguísticos do texto.
Estratégias de leitura I - Predição e monitoramento da leitura
Apresentação e aplicação da estratégia de leitura predição - utilização do conhecimento prévio na antecipação do possível assunto, estrutura e desenvolvimento de um texto - e monitoramento da leitura – conduzir o leitor a dialogar com ele mesmo durante a leitura, desempenhando um papel ativo em sua aprendizagem.
Níveis de compreensão em leitura
Apresentação de diferentes níveis de compreensão em leitura (geral, pontos principais, detalhado), que podem ser utilizados na leitura de textos em inglês a partir do objetivo de leitura proposto.
Estratégias de leitura II - Skimming, scanning, inferência
Apresentação e aplicação das estratégias de leitura skimming - estratégia utilizada para se obter, rapidamente, a ideia geral do assunto tratado em um texto, ou para se rever, rapidamente, um texto anteriormente lido - e scanning – estratégia utilizada na leitura rápida para localização de informações específicas no texto.
Parágrafo e sentença
Conhecer a composição de parágrafos e sentenças para melhor compreensão escrita de textos em inglês.
Entender que um texto pode ser composto por diversos parágrafos, e que um parágrafo é usualmente composto por diversas sentenças, que desempenham várias funções dentro de um parágrafo.
Afixos, vocabulário e uso de dicionários
Apresentação e prática de afixos (prefixos e sufixos) para melhor compreensão de como palavras em inglês podem ser formadas, como podem ser modificadas e/ou terem seu sentido ampliado (prefixos), como podem mudar sua categoria gramatical (sufixos), e como esse conhecimento pode auxiliar o leitor a uma melhor aquisição de vocabulário.
Apresentação de dicionários eletrônicos e tradutores automáticos.
Levar o aluno a refletir sobre como proceder em relação ao uso do dicionário, quando se depara com vocabulário desconhecido em textos em inglês, e apresentá-lo algumas opções de dicionários eletrônicos e tradutores automáticos para que possa utilizá-los como ferramentas de apoio na leitura.
Grupos nominais
Apresentação e prática de grupos nominais (palavras agrupadas a partir de um - ou diversos - substantivo em destaque, que o modificam), observando como se constituem em títulos, subtítulos, legendas e no corpo de textos, como devem ser lidos, e que função desempenham em textos jornalísticos e acadêmicos.
Revisão das aulas anteriores (vídeo)
Momento de reflexão (Fórum)
Convite à discussão sobre os temas apresentados nas aulas anteriores e o percurso dos alunos.
Tempos verbais, modalizadores e itens avaliativos
Apresentação e prática dos tempos verbais, modalizadores e itens avaliativos em textos jornalísticos e acadêmicos.
Marcadores do discurso e referentes textuais
Apresentação e prática de elementos linguísticos de coesão textuais (referentes textuais e marcadores do discurso), seu reconhecimento e função em parágrafos/sentenças, em textos jornalísticos e acadêmicos.
Familiarização com gêneros acadêmicos I – Resenha
Compreender que cada gênero textual tem a sua própria especificidade/estrutura textual, cujo reconhecimento pode auxiliar o leitor na melhor compreensão escrita de textos em inglês.
Familiarização com o gênero textual acadêmico resenha, observando sua estrutura, as partes que a compõem, e as palavras, ou expressões, que indicam ao leitor o que está sendo tratado em cada parágrafo do texto.
Familiarização com gêneros acadêmicos II – Relato de pesquisa
Familiarização com o gênero textual acadêmico relato de pesquisa, ressaltando suas divisões e traços prototípicos com base no conceito de gênero (Swales).
Note-taking
Apresentação e prática de técnicas de tomar notas de textos acadêmicos.
Resumo
Apresentação e prática de técnicas de resumo de textos acadêmicos.
Momento de reflexão (Fórum)
Convite à discussão sobre os temas apresentados nas aulas anteriores e o percurso dos alunos
Revisão do curso
Na 12a. semana do curso, os alunos terão a oportunidade de voltar ao material apresentado e aplicado (atividades) nas doze semanas online do curso para que possam se preparar melhor para a Avaliação Escrita e discutir sobre eventuais dúvidas.
As dúvidas que surgirem por parte dos alunos serão discutidas com o professor no Fórum de dúvidas.
Avaliação escrita presencial
Avaliação escrita presencial para que os alunos possam aplicar conhecimentos de leitura adquiridos ao longo das doze semanas online e concluir o curso.
Na Avaliação escrita, os alunos serão expostos a alguns textos e atividades que objetivam avaliar seu desempenho na compreensão escrita de textos acadêmicos em inglês.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.