Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Formação para O…
Formação para Orientadores de Carreira: escolhas e transições
Apresentação
O curso aborda a prática da orientação de carreiras em um cenário de transformações no mundo do trabalho, as quais têm impactado na gestão e no desenvolvimento das carreiras, exigindo dos profissionais novos conhecimentos, competências e capacidades. O papel do orientador de carreiras é apoiar o indivíduo, por meio de um quadro de acompanhamento, fazendo-o ir além das suas próprias dificuldades para atingir seus objetivos e aprender a fazer escolhas, considerando as mudanças, crises e rupturas presentes no percurso.
Objetivos
- Formar profissionais para a prática da orientação de carreiras.
- Refletir sobre as mudanças no mercado de trabalho e sobre o impacto nas carreiras.
- Compreender os estágios e as etapas das trajetórias profissionais.
- Identificar as variáveis que afetam o desenvolvimento das carreiras.
- Avaliar uma demanda ou situação problemática de carreira.
- Discutir sobre os momentos de ruptura e crises (desemprego, aposentadoria, saída voluntária etc.) e propor ações pertinentes.
- Compreender as movimentações de carreira (reconversões, promoções etc.).
Diferenciais
Emprego de metodologia franco-canadense, adaptada à realidade brasileira, que propõe uma concepção de carreira com foco na pessoa e na sua inserção no mercado de trabalho. Aprendizado sobre práticas de intervenção em vários cenários.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Profissionais que atuam em consultorias, empresas, consultórios, órgãos governamentais, ONG e Universidades.
- Duração: 48 horas
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SE
Profa. Dra. Ivelise Fortim de Campos
Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), mestre em Ciências Sociais (PUC-SP), graduada em Psicologia (PUC-SP). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Especialista em abordagem junguiana e orientação profissional pelo Sedes Sapientiae. Coordenadora do Janus – Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia e TIC. Atuou profissionalmente em desenvolvimento de conteúdo para Internet.
Saiba MaisProf. Dr. Gilberto de Araujo Guimarães
Doutor em Hospitalidade, mestre em Filosofia, formação em psicanálise, MBA em Administração de Empresas (FGV), graduado em Engenharia (USP). Diretor da GG Consulting. Tem experiência como executivo em empresas multinacionais como Unisys e Grupo Saint Gobain, e como CEO da Paramount. De 1996 até 2011 atuou como sócio e diretor geral (CEO) do Groupe BPI no Brasil, consultoria especializada em carreiras. É membro do conselho da Câmara de Comércio Francesa e membro do Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp. Autor dos livros Liderança positiva, Tempos de grandes mudanças – Reestruturando vidas e empresas, e Esta desabalada carreira, além da coluna Divã executivo, do jornal Valor Econômico.
Saiba MaisProfa. Dra. Laura Marques Castelhano
Doutora em Psicologia, mestre em Psicologia Social e graduada em Psicologia (PUC-SP). Realizou cursos de formação em Desenvolvimento e Gestão de Carreiras na França e no Canadá. Atuou como consultora, coordenadora e diretora em consultoria francesa especializada em gestão de carreira e em processos de reestruturação. Coordena atividades de pesquisa e desenvolvimento na ONG Amigos do Emprego. Atualmente é docente na PUC-SP e pesquisadora em cultura organizacional, gestão de pessoas e carreiras. Saiba mais.
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Coordenação
Profa. Dra. Laura Marques Castelhano
Profa. Dra. Ivelise Fortim de Campos
Professores
Prof. Dr. Gilberto de Araujo Guimaraes
Profa. Dra. Ivelise Fortim de Campos
Profa. Dra. Laura Marques Castelhano
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Temas
- Modelos, visões e práticas da carreirologia: desenvolvimento, orientação, gestão, educação.
- As primeiras escolhas e a orientação profissional.
- Os campos de intervenção em carreira e estágios da vida profissional.
- Balanço de competências: o método.
- Estruturação de um projeto de vida e carreira.
- Os domínios de intervenção da carreira.
- As reconversões de carreira.
- Os caminhos da (re)inserção e novas oportunidades.
- Diagnóstico e análise das demandas.
- Concepção de uma estratégia de acompanhamento.
- Gestão do orientador.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Valores
Investimento e Descontos
*Desconto não cumulativo.
** Consulte regras sobre o desconto para ex-alunos da graduação da PUC-SP clicando aqui ou pelo telefone (11) 3124-9600.
*** Desconto válido somente para os cursos que iniciarão no 1º semestre de 2025 (Exceto os cursos da Escola de Verão).
Valor da parcela do curso:
• Valor da parcela para matrículas até 06/01/2025
Matrícula de R$ 624,00 + 4 mensalidades de R$ 624,00 (Março a Junho)
Com o desconto de 20% até 06/01/2025:
Matrícula de R$ 499,20 + 4 mensalidades de R$ 499,20 (Março a Junho)
Com o desconto de 15% até 06/01/2025:
Matrícula de R$ 530,40 + 4 mensalidades de R$ 530,40 (Março a Junho)
Turmas e Horários
INÍCIO: 29/03/2025
TÉRMINO: 28/06/2025
DATAS: Sábado, das 8h30 às 12h30
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula:: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula;
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
On-line Síncrono
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
Matricule-se
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Profissionais que atuam em consultorias, empresas, consultórios, órgãos governamentais, ONG e Universidades.
- Duração: 48 horas
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SE