O avanço das inúmeras tecnologias, o aumento da competitividade no mercado e a deficiente qualificação da mão de obra no Brasil, pedem que as empresas, cada vez mais, se preocupem com o aperfeiçoamento e com a retenção dos seus trabalhadores. Além disso, é imperativo problematizar: a área de Recursos Humanos, pode ser um parceiro efetivo dos negócios, saindo de um patamar passivo e meramente técnico?
Nos últimos 20 anos, a área de Recursos Humanos debate a respeito do seu papel nas empresas, sendo que, nos últimos anos, há uma busca intensa por uma atuação ‘estratégica’ que eleve esta área a um patamar diferenciado na organização. O modelo de consultoria interna refere-se a uma modalidade de trabalho em que há uma mudança na estrutura, nos processos de RH e em seus profissionais, tornando-se um Parceiro Ativo da Gestão. Este modelo pressupõe também um funcionamento integrado com as demais áreas (Tecnologia, Marketing, Qualidade, Produção, Vendas, etc).
Nesse sentido, o profissional de RH torna-se um generalista de processos de gestão de pessoas e um profundo conhecedor do negócio da organização. Os Consultores Internos de Recursos Humanos apoiam as práticas de gestão de pessoas na empresa, utilizando diagnósticos, intervenções, aconselhamentos, orientações e suporte às lideranças para tomadas de decisão.
Objetivos
Capacitar os participantes para atuarem como consultores internos de recursos humanos, além de capacitar para conhecer e aplicar instrumentos para diagnóstico das necessidades organizacionais.
Sobre o Curso
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Categoria: Extensão, Presencial
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Público-alvo:
Este curso é direcionado a alunos de diferentes cursos de graduação e profissionais que atuam nas áreas de Administração, Economia, Psicologia, Pedagogia e Ciências afins, bem como a gestores e profissionais de Recursos Humanos, e todos os interessados em geral.
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Duração: 32 horas
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Local: Vila Mariana - Educação Continuada
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INSCREVA-SEna lista de interesse
1. Entendendo o negócio
- Novos paradigmas do mundo dos negócios
- Subsistemas de RH e suas aplicações
- A consultoria interna no contexto atual
- Noções de Finanças
- Entendendo o Negócio do Usuário para Agregar Valor
- Quem é o seu cliente, quais suas expectativas e necessidades
2. O Papel do Consultor
- O papel do consultor interno x as necessidades da organização.
- Tipos de Consultoria
- Competências de Consultoria Interna
- Fases do processo de consultoria
- Alocação de tempo e gestão do tempo a ser utilizado
- Estudo de Caso
3. A gestão por competências no contexto atual
- O que são competências
- Definindo as competências essenciais do negócio
- Aplicação de competências em processos de desenvolvimento
- Seleção por competências, técnicas de entrevista por competências
- Estrutura de Feedback baseado em competências
- Gestão de Mudança e Cultura Organizacional
4. Gestão de Conflitos e Gestão de Clima Organizacional
- Gestão de Conflitos e negociação
- Gerenciamento de problemas
- Postura correta para tratar problemas
- O gerenciamento do fato negativo
- Como trabalhar o comportamento negativo do cliente/usuário
- Técnicas de negociação
- Construção de acordo Ganha–Ganha
- Gestão de Clima Organizacional
5. Design Thinking
a. Metodologia para solucionar problemas: entendendo o problema, definindo a solução, identificando o canal, informando os procedimentos
b. Criar um clima de confiança e aprendizado e construção coletiva
- Ferramentas de diagnóstico e resultados
7. Assessment e Autorreflexão
- Como estruturar um projeto de Assessment (Mapeamento de Perfil)
- Plano de ação para formação de consultor interno
- Exercícios de Autorreflexão
- Confecção de plano de ação
8. Apresentação de trabalhos
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Vila Mariana - Educação Continuada
- Procedimentos de Matrícula:: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula;
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br