O curso aborda o conceito de letramento racial e suas implicações para se compreender linguagem, cultura e pensamento racista e antirracista.
Objetivos
- Analisar a questão da linguagem racista e antirracista.
- Investigar a invenção da ideia de raça na modernidade mundial e brasileira.
- Abordar os conceitos de negritude e de branquitude.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão, Presencial, Escola de Verão
-
Público-alvo:
Professores, estudantes, pesquisadores e ativistas Graduados e Graduandos.
-
Duração: 20h
-
Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof. Dr. Amailton Magno Azevedo
Atualmente é Professor do Programa de Estudos Pós Graduados em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Possui graduação (1988), mestrado (2000) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Possui Pós-doutorado pela Universidade do Texas em Austin-EUA (2011), com bolsa Capes. Desenvolveu pesquisa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra como Investigador convidado, em 2015, com auxílio à pesquisa da PUC-SP. Também cumpriu Estágio de Pós-doutoramento na Casa de Las Americas, em Havana, Cuba, em 2018-2019, com auxílio à pesquisa da PUC-SP.
Professor em Destaque
Profa. Dra. Rosane Borges
Profa. Dra. Rosane Borges - JJornalista e escritora, é doutora em ciências da comunicação com pósdoutorado na área, professora convidada do Diversitas (FFLCH-USP) e pesquisadora do Colabor (ECA-USP), professora PUC-SP. Tem incidência direta no mundo corporativo: atualmente, Rosane Borges também é consultora líder em raça e gênero e produtora de inteligência da Rede Globo e ministra palestras nas áreas acima arroladas; coordena a Escola Longa, uma experiência de educação online, voltada para saberes e fazeres das culturas e pensamento negros. É articulista da Revista Istoé e contribui com frequência com artigos para a seção Ilustríssima da Folha de São Paulo. É autora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Perfil biográfico de Sueli Carneiro (2009), Mídia e Racismo (2012), Esboços do tempo presente (2016) e Fragmentos do tempo presente (2021). Em sua carreira recebeu os prêmios “Destaque Acadêmico”, da Câmara Brasileira de Cultura (2018); “Presença Negra”, do Coletivo de Artistas e Intelectuais Ligados à Cultura (2016) e Homenagem do grupo “Fala Preta!”, pelo compromisso com a população negra (2006). Este ano foi premiada como Decana do Prêmio +Admirados Jornalistas da Imprensa Brasileira, uma realização do Jornalistas & CIA e receberá ao lado de Chico César o prêmio de reconhecimento pela trajetória na Balada Literária.
Aula 1 - Invenção de raça e racismo na modernidade.
Aula 2 - Letramento racial sob o prisma linguagem.
Aula 3 - Letramento racial no pensamento de Clóvis Moura.
Aula 4 - Pacto da branquitude acrítica e branquitude crítica.
Aula 5 - Visita ao museu Afro Brasil.
INÍCIO: 27/01/2025
TÉRMINO: 31/01/2025
DATAS: Segunda a Sexta-feira, das 08h30 às 12h30.
Campus Monte Alegre - Educação Continuada
- Procedimentos para Matrícula: após o preenchimento da inscrição serão gerados automaticamente:
- Comprovante de inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Caso o responsável financeiro não seja o próprio aluno, é necessário que o responsável efetivo assine o Termo de aditamento ao contrato de prestação de serviços educacionais. Esse documento deverá ser solicitado pelo e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e após preenchido, deverá ser entregue pessoalmente no Setor de Contas a receber.
- Efetivação de matrícula: a matrícula será efetivada após o pagamento da primeira parcela.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição, no Portal de Inscrições, sendo que o aluno responsabiliza-se por sua absoluta exatidão e veracidade. Para verificar se há documentos pendentes, acesse a Central do Candidato. Regras para entrega de diploma estrangeiro: os diplomas de graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.